Solução de Problemas – da contenção reativa à inovação criativa


O cerne do Lean é a resolução de problemas. Quem embarca nesta jornada rapidamente reconhece que há quatro desafios cruciais que toda gestão enfrenta: 1- contenção, 2 - desvio do padrão, 3 - condição-alvo e 4 - inovação.

Estes quatro desafios podem ser categorizados em duas frentes distintas: problemas causados, que exigem soluções reativas e rápidas (tipos 1 e 2); e problemas criados, que requerem abordagens proativas e ponderadas (tipos 3 e 4).

Em nosso workshop, não apenas desvendaremos a natureza destes 4 tipos de problemas, mas também forneceremos ferramentas e métodos eficazes para enfrentá-los. Ao compreender a essência e a abordagem certa para cada desafio, é possível conectar os diferentes níveis de melhoria que sua organização necessita.

Nosso objetivo é capacitar você para lidar com problemas de qualquer magnitude, agindo com a precisão, agilidade e eficiência que o cenário atual requer. Esta experiência interativa combina conceitos teóricos, exercícios práticos e apresentação de melhores práticas. Equipado com estratégias para cada tipo de desafio, você se tornará um catalisador para fortalecer a mentalidade de solução de problemas em sua empresa.


BENEFÍCIOS PARA VOCÊ E SUA EMPRESA

Mestre da transformação: Compreenda como uma abordagem científica focada nos quatro tipos de problemas pode ser o catalisador para transformações profundas em empresas de qualquer setor. Ao desenvolver suas habilidades, você estará fortalecendo e qualificando seu time para serem solucionadores de problemas de elite, prontos para lidar tanto com desafios imediatos quanto com inovações disruptivas.

Visão estratégica: Aprenda a discernir, dentro de suas atividades diárias, situações específicas que caracterizam cada um dos quatro tipos de problemas. Este discernimento permitirá uma ação mais assertiva e direcionada, beneficiando os processos da empresa.

Arquiteto de soluções: Desenvolva a capacidade de analisar e refinar os métodos que sua empresa utiliza, garantindo uma abordagem adequada para cada desafio e preparando a equipe para atuar com eficácia e coesão.

Pilar de estabilidade: Torne-se um agente de estabilidade na empresa, contribuindo para a construção de uma base sólida que permita atingir os objetivos propostos com consistência e previsibilidade.

Agente de resposta rápida: Domine técnicas e práticas que permitem uma reação ágil e efetiva frente a problemas cotidianos, reduzindo tempos de resposta e maximizando a eficiência operacional.

Inovador destacado: Alavanque sua habilidade de promover saltos de melhoria e inovação, diferenciando sua empresa no mercado e assegurando que ela esteja sempre na vanguarda, entregando valor incomparável aos clientes.

FORMATO - Workshop virtual (ao vivo), que permitirá a interação em tempo real com o instrutor e realização de dinâmicas com os participantes. Todo conteúdo será gravado e estará disponível aos participantes por 20 dias.

CARGA HORÁRIA - 16 horas (4 módulos de 4 horas, das 8:30h às 12:30h)

Dia 1 
  • Fundamentos lean que norteiam a solução de problemas.
  • Compreendendo o Lean Transformation Framework (LTF).
  • O que são problemas tipo 1 e formas de contenção.
  • Conhecendo e praticando o “pensamento 4C”.
  • Exercício prático: Como reagir para atuação em problemas que exigem contramedidas emergenciais.
Dia 2
  • O que são problemas tipo 2 – Desvio do padrão.
  • Como atuar para compreender as causas que levam ao desvio de um padrão esperado.
  • 7 etapas básicas para a descrição e entendimento de um problema causado.
  • Exercício prático: Como descrever, entender as causas e enfrentar problemas a partir da “dor” gerada nos problemas tipo 2.
Dia 3
  • O que são problemas tipo 3 – Condição alvo (kaizen)
  • Como a melhoria contínua e a prática do kaizen impulsiona a organização.
  • Exercício prático: Como criar condições alvo para alavancar resultados.
Dia 4
  • Problema tipo 4 – Inovação
  • Técnicas que combinam lean e design thinking, conceitos de lean startup para a inovação.
  • Exercício prático: Como criar mecanismos para a criatividade e soluções disruptivas.
  • Diretores, gerentes e supervisores responsáveis pela transformação lean de empresas de qualquer setor, lideranças interessadas em compreender as oportunidades e impactos da transformação lean, para a solução de problemas.
Apostila do treinamento (PDF)
Investimento

Sob consulta.

Formas de Pagamento
  • Boleto bancário;
  • Depósito bancário;
  • Cartões de crédito Visa ou Master (até 6x sem juros).
Data final para inscrição: Dois dias antes da realização do workshop, até às 17 horas ou até esgotarem as vagas.
Descontos para o mesmo ou para treinamentos diferentes
15% A partir de 4 inscrições
6X SEM
JUROS
Para todas as compras
    Não há instrutores para este treinamento.


TREINAMENTOS EXCLUSIVOS - ONLINE E PRESENCIAL
Solicite este treinamento para sua empresa