Lean Supply Chain e Logística

O cenário competitivo das empresas exige logística integrada e alinhada ao longo de toda a cadeia de suprimentos para alcance pleno de mercados locais, nacionais e internacionais. Neste ambiente complexo, a logística lean exerce o papel de fornecer soluções integradas, conectando e sincronizando fluxos de informações, espaços digitais, recursos materiais e pessoas. Tornou-se modelo indissociável das empresas que buscam excelência na gestão das operações, pois proporciona maior giro dos estoques, menores lead times, mais eficácia na utilização dos recursos, melhor nível de serviço e menores custo totais.

>Lean na Logística e na Cadeia de suprimentos

Conheça exemplos e casos de sucesso

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Conheça exemplos e casos de sucesso

Soluções orientadas

Nossa atuação na área de logística possui três enfoques fundamentais

Estratégia e inovação

Cria e consolida vantagens competitivas
de longo prazo.

Desempenho operacional

Melhora fluxos logísticos, operacionais
e administrativos de suporte.

Gestão e liderança

Aperfeiçoa a cultura organizacional
e o trabalho de gestores.

Estratégia e inovação

  • Cadeia completa: lean e supply chain

    Cadeia completa: lean supply chain


    Mapeamento detalhado do fluxo de informações e materiais entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos, promovendo ações de alinhamento que conduzem a empresa para novos patamares de integração sistêmica com fornecedores e canais de distribuição. Excelência no atingimento de prazos, maior giro dos estoques e eficiência na utilização da infraestrutura da cadeia estendida.

  • Logística lean digital

    Logística lean digital: antes, durante e depois da tecnologia


    A transformação digital e novos modelos de negócio têm exigido aumentarmos a agilidade dos canais de comercialização e entrega. Identificação precisa das conexões físico-digitais da cadeia de suprimentos e estruturação dos processos para que novas tecnologias e times de trabalho operem em ciclos rápidos de experimentação e aprendizagem. Maior eficiência e agilidade para vendas multicanais ou omnichannel.

  • Gestão de fornecedores

    Desenvolvimento e gestão de fornecedores


    A seleção, gestão e controle do desempenho de fornecedores é um dos aspectos centrais na competitividade moderna. A abordagem lean integra fornecedores através da especificação precisa de acordos de níveis de serviços (SLAs) integrados a sistemas puxados de ressuprimento, aperfeiçoando a performance operacional e criando as bases para o relacionamento de longo prazo com a base de fornecedores. Redução dos estoques e custos na operação com fornecedores e parceiros, melhoria no nível de atendimento e bases gerenciais para aperfeiçoar o relacionamento ao longo do tempo.

Cadeia completa: lean e supply chain

Cadeia completa: lean supply chain

Mapeamento detalhado do fluxo de informações e materiais entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos, promovendo ações de alinhamento que conduzem a empresa para novos patamares de integração sistêmica com fornecedores e canais de distribuição. Excelência no atingimento de prazos, maior giro dos estoques e eficiência na utilização da infraestrutura da cadeia estendida.

Logística lean digital

Logística lean digital: antes, durante e depois da tecnologia

A transformação digital e novos modelos de negócio têm exigido aumentarmos a agilidade dos canais de comercialização e entrega. Identificação precisa das conexões físico-digitais da cadeia de suprimentos e estruturação dos processos para que novas tecnologias e times de trabalho operem em ciclos rápidos de experimentação e aprendizagem. Maior eficiência e agilidade para vendas multicanais ou omnichannel.

Gestão de fornecedores

Desenvolvimento e gestão de fornecedores

A seleção, gestão e controle do desempenho de fornecedores é um dos aspectos centrais na competitividade moderna. A abordagem lean integra fornecedores através da especificação precisa de acordos de níveis de serviços (SLAs) integrados a sistemas puxados de ressuprimento, aperfeiçoando a performance operacional e criando as bases para o relacionamento de longo prazo com a base de fornecedores. Redução dos estoques e custos na operação com fornecedores e parceiros, melhoria no nível de atendimento e bases gerenciais para aperfeiçoar o relacionamento ao longo do tempo.

Desempenho operacional

  • E-Commerce e Last Mile

    Eficiência nas operações de E-Commerce e Last Mile


    Abordagem focada na entrega de valor para o cliente, com redução de desperdícios ao longo das etapas do fluxo logístico. Permite diminuir o lead time nos processos de captura dos pedidos, separação e distribuição. Solução logística que combina fluxos de materiais e informações, físicos e digitais. Proporciona maior agilidade para o cliente e assegura a otimização dos recursos operacionais e maior eficácia no last-mile.

  • Centros de distribuição e armazéns

    Gestão lean em centros de distribuição e armazéns


    Planejamento, organização e controle das operações que ocorrem no interior de unidades de armazenamento e distribuição: depósitos, armazéns, entrepostos, terminais de carga e similares. Melhora a gestão do inventário e aumenta desempenho operacional dos recursos disponíveis. Redesenha processos de picking, armazenagem, abastecimento, despacho, transferência e distribuição de produtos, peças de reposição, insumos e materiais em geral.

  • Gestão de estoques

    Gestão de estoques: implementando o sistema puxado – da matéria prima ao produto acabado


    A maneira de lean de fazer a gestão dos estoques garante abastecimento pleno com níveis mínimos. Sistemas puxados precisamente dimensionados e gerenciados permitem que tenhamos materiais e produtos certos, na quantidade certa, somente quando necessário. A complexidade das operações de supply chain exige perfeita assimilação das informações de demanda e oferta, cuidadosamente alinhadas com o gerenciamento de cada categorias de produtos e fornecedores. A lógica do “puxar”, adaptada a diferentes negócios, estabelece respostas mais ágeis para clientes e expressivas reduções na necessidade de capital de giro.

  • Otimização de rotas de transportes

    Otimização de rotas de transportes


    Define melhores rotas para entrega de pedidos (outbound) e retirada de insumos e matérias primas (inbound). A capilaridade de uma operação logística é um dos fatores centrais na busca por excelência (“Perfect Order”). Por outro lado, custos de transporte precisam manterem-se competitivos. A abordagem lean aumenta o desempenho da roteirização, com ou sem a utilização de softwares. Combinação exclusiva de técnicas para alinhamento e nivelamento dos recursos, permitindo definição de rotas com menores percursos, maior densidade de carga, agilidade na entrega e custos reduzidos.

  • Gestão de transportes

    Gestão de transportes


    A seleção e a gestão de parceiros de transporte é um dos temas mais centrais para cadeias de suprimentos com alguma complexidade. Via de regra, são diversas categorias envolvidas: embarcadores, transportadores, operadores logísticos, pontos de consumo, modais, tipos de veículos, motoristas, pontos de abastecimento, praças de manobra. Há uma diversidade que precisa ser gerenciada com indicadores de performance apropriados. A abordagem lean possui instrumentos desenhados para perfeito alinhamento entre parceiros e instalações envolvidas com transporte, proporcionando maior agilidade, pontualidade e produtividade para as operações logísticas.

E-Commerce e Last Mile

Eficiência nas operações de E-Commerce e Last Mile

Abordagem focada na entrega de valor para o cliente, com redução de desperdícios ao longo das etapas do fluxo logístico. Permite diminuir o lead time nos processos de captura dos pedidos, separação e distribuição. Solução logística que combina fluxos de materiais e informações, físicos e digitais. Proporciona maior agilidade para o cliente e assegura a otimização dos recursos operacionais e maior eficácia no last-mile.

Centros de distribuição e armazéns

Gestão lean em centros de distribuição e armazéns

Planejamento, organização e controle das operações que ocorrem no interior de unidades de armazenamento e distribuição: depósitos, armazéns, entrepostos, terminais de carga e similares. Melhora a gestão do inventário e aumenta desempenho operacional dos recursos disponíveis. Redesenha processos de picking, armazenagem, abastecimento, despacho, transferência e distribuição de produtos, peças de reposição, insumos e materiais em geral.

Gestão de estoques

Gestão de estoques: implementando o sistema puxado – da matéria prima ao produto acabado

A maneira de lean de fazer a gestão dos estoques garante abastecimento pleno com níveis mínimos. Sistemas puxados precisamente dimensionados e gerenciados permitem que tenhamos materiais e produtos certos, na quantidade certa, somente quando necessário. A complexidade das operações de supply chain exige perfeita assimilação das informações de demanda e oferta, cuidadosamente alinhadas com o gerenciamento de cada categorias de produtos e fornecedores. A lógica do “puxar”, adaptada a diferentes negócios, estabelece respostas mais ágeis para clientes e expressivas reduções na necessidade de capital de giro.

Otimização de rotas de transportes

Otimização de rotas de transportes

Define melhores rotas para entrega de pedidos (outbound) e retirada de insumos e matérias primas (inbound). A capilaridade de uma operação logística é um dos fatores centrais na busca por excelência (“Perfect Order”). Por outro lado, custos de transporte precisam manterem-se competitivos. A abordagem lean aumenta o desempenho da roteirização, com ou sem a utilização de softwares. Combinação exclusiva de técnicas para alinhamento e nivelamento dos recursos, permitindo definição de rotas com menores percursos, maior densidade de carga, agilidade na entrega e custos reduzidos.

Gestão de transportes

Gestão de transportes

A seleção e a gestão de parceiros de transporte é um dos temas mais centrais para cadeias de suprimentos com alguma complexidade. Via de regra, são diversas categorias envolvidas: embarcadores, transportadores, operadores logísticos, pontos de consumo, modais, tipos de veículos, motoristas, pontos de abastecimento, praças de manobra. Há uma diversidade que precisa ser gerenciada com indicadores de performance apropriados. A abordagem lean possui instrumentos desenhados para perfeito alinhamento entre parceiros e instalações envolvidas com transporte, proporcionando maior agilidade, pontualidade e produtividade para as operações logísticas.

Gestão e liderança

  • Desempenho operacional

    Desempenho operacional


    Diferentes unidades operacionais participam do fluxo de transporte na cadeia de suprimentos: fábricas, depósitos, entrepostos, centros de distribuição, armazéns, terminais e similares. Todos têm o desafio de receber e despachar ampla gama de veículos, em espaços geralmente limitados, lidando com longas filas e consideráveis esperas. Em situações como essas, torna-se premente atuarmos diretamente para melhorar a gestão dos pátios de carga/descarga. Instrumentos específicos de diagnóstico e redesenho dos fluxos de trabalho melhoram o desempenho, proporcionam economia de espaço e contribuem para a pontualidade dos envios e recebimentos.

  • Gestão lean do pedido

    Gestão lean do pedido


    A experiência do cliente está diretamente associada à maneira como ele realiza seus pedidos, acompanha as etapas do processo e recebe os seus produtos. Abordagem que permite atuação direta na gestão do fluxo de pedidos, com integração entre diferentes funções e atividades, usualmente executadas e monitoradas separadamente. Recomendada para empresas que buscam novos patamares de performance no atendimento a clientes (NPS, OTD e OTIF).

  • Construindo a gestão lean

    Construindo o sistema lean de gestão


    Cria as bases para resolução efetiva de problemas nos diversos níveis da organização. Através de mecanismos e rotinas gerenciais inteligentes, é possível otimizar o tempo dos gestores e aumentar dramaticamente a participação de todos na exposição e solução de problemas. Permite conectar os projetos de melhoria com a orientação estratégica, evitando esforços desnecessários ou não alinhados às reais necessidades do negócio.

  • Desenvolvendo a liderança lean

    Desenvolvendo a liderança lean


    Existe um estilo de liderar que está diretamente associado à maneira lean de desenvolver pessoas, gerenciar e resolver problemas. É necessário repensar a maneira como lideramos, pois é na prática da liderança fundamentada em princípios sólidos no dia a dia que se consegue a regularidade de propósito que a sustentação dos esforços de transformação lean na rede logística e supply chain.

  • Sustentação da jornada lean

    Sustentação e expansão da jornada de transformação


    Acompanhamos a ampliação do modelo a partir de projetos-piloto e expandimos para outros sites e parceiros, alinhados com os propósitos estratégicos da corporação. Sustentação das melhorias e das metas atingidas com método de gestão diária e integrada em toda organização da cadeia de suprimentos.

Desempenho operacional

Desempenho operacional

Diferentes unidades operacionais participam do fluxo de transporte na cadeia de suprimentos: fábricas, depósitos, entrepostos, centros de distribuição, armazéns, terminais e similares. Todos têm o desafio de receber e despachar ampla gama de veículos, em espaços geralmente limitados, lidando com longas filas e consideráveis esperas. Em situações como essas, torna-se premente atuarmos diretamente para melhorar a gestão dos pátios de carga/descarga. Instrumentos específicos de diagnóstico e redesenho dos fluxos de trabalho melhoram o desempenho, proporcionam economia de espaço e contribuem para a pontualidade dos envios e recebimentos.

Gestão lean do pedido

Gestão lean do pedido

A experiência do cliente está diretamente associada à maneira como ele realiza seus pedidos, acompanha as etapas do processo e recebe os seus produtos. Abordagem que permite atuação direta na gestão do fluxo de pedidos, com integração entre diferentes funções e atividades, usualmente executadas e monitoradas separadamente. Recomendada para empresas que buscam novos patamares de performance no atendimento a clientes (NPS, OTD e OTIF).

Construindo a gestão lean

Construindo o sistema lean de gestão

Cria as bases para resolução efetiva de problemas nos diversos níveis da organização. Através de mecanismos e rotinas gerenciais inteligentes, é possível otimizar o tempo dos gestores e aumentar dramaticamente a participação de todos na exposição e solução de problemas. Permite conectar os projetos de melhoria com a orientação estratégica, evitando esforços desnecessários ou não alinhados às reais necessidades do negócio.

Desenvolvendo a liderança lean

Desenvolvendo a liderança lean

Existe um estilo de liderar que está diretamente associado à maneira lean de desenvolver pessoas, gerenciar e resolver problemas. É necessário repensar a maneira como lideramos, pois é na prática da liderança fundamentada em princípios sólidos no dia a dia que se consegue a regularidade de propósito que a sustentação dos esforços de transformação lean na rede logística e supply chain.

Sustentação da jornada lean

Sustentação e expansão da jornada de transformação

Acompanhamos a ampliação do modelo a partir de projetos-piloto e expandimos para outros sites e parceiros, alinhados com os propósitos estratégicos da corporação. Sustentação das melhorias e das metas atingidas com método de gestão diária e integrada em toda organização da cadeia de suprimentos.

Nossa abordagem

Lean Transformation Framework

Atuamos de forma situacional com base no framework de transformação lean (LTF) para acelerar ganhos, ao mesmo tempo em que desenvolvemos pessoas e construímos bases sólidas para uma transformação sustentável.

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Sustentação

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Alvair Silveira

Alvair Silveira

Head de Supply Chain e Logística do Lean Institute Brasil.

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