Lean na Construção


A construção enxuta, ou lean construction, se destaca por possibilitar resultados expressivos na diminuição de desperdícios, prazos e custos e no aumento da produtividade e da qualidade.

Consultoria Lean na Construção

Lean está redefinindo a maneira como se projetam e executam obras: prazos e orçamentos menores, maior produtividade e alta qualidade. Iniciativas como 5S, eventos kaizen e gestão visual já são utilizadas por empresas do setor com resultados expressivos. Por outro lado, vemos que, sem um embasamento metodológico estruturado, muitas vezes os resultados não são sustentados no longo prazo.

Uma transformação lean sustentável baseia-se em uma cultura de resolução de problemas e melhoria contínua, que, por sua vez, se inicia pela análise do estado atual e pela criação de estabilidade básica nos processos. A partir do mapeamento dos fluxos de valor, é possibilitada a identificação e a análise das causas-raízes para problemas recorrentes, como retrabalhos, equipes ociosas ou sobrecarregadas, variabilidade indesejada e outros desvios ligados aos 4 Ms da produção (mão-de-obra, materiais, máquinas e métodos). A aplicação de contramedidas, como gerenciamento semanal e diário, trabalho padronizado, fluxo de abastecimento puxado, etc., permite maior segurança e confiabilidade nos processos e promove as fundações para novas melhorias.

Sobre essas bases, é possível criar fluxos contínuos de processos e fluxos ininterruptos de frentes de serviço. O planejamento por meio de linhas de balanço, atrelado ao balanceamento de mão de obra e à retirada de restrições, reduz o trabalho em processo e potencializa a produtividade das equipes de trabalho. O resultado é um planejamento mais realista e organizado com menos desperdícios e maior valor criado para o cliente.


Esse setor ainda apresenta como uma de suas mais marcantes características a fragmentação. Isso suscita o importante desafio da construção enxuta: integrar os diversos participantes, como contratantes, arquitetos, construtores e fornecedores, no ciclo construtivo. Lean sugere que o empreendimento seja gerenciado através de seus fluxos de valor, não através de partes isoladas, departamentos ou áreas funcionais. A integração dos diversos agentes envolvidos em prol do objetivo de produzir o melhor produto para o cliente é um dos caminhos para a excelência operacional.

Ao longo dos últimos anos, o Lean Institute Brasil tem se especializado no suporte à transformação lean na construção. Nossa experiência é consolidada através de diversos projetos desenvolvidos junto a médias e grandes empresas nos ramos de edificações e infraestrutura. Os conceitos, técnicas e ferramentas, que por muito tempo inspiraram organizações de diversos outros setores, hoje se encontram metodologicamente adaptados para esse desafiador ambiente que é a construção.



Quer saber mais informações sobre lean aplicado na construção? Veja o artigo de John Bouthillon!

Alguns conceitos e ferramentas lean usados na Casa 24 horas*

O desafio de montar uma casa com tamanho e custo compatíveis com um empreendimento Minha Casa Minha Vida em 24 horas de trabalho, durante a Feicon Batimat 2019, exigiu melhorias de produto, processo e gestão.


Veja a seguir exemplos de como alguns conceitos lean foram aplicados neste caso, propiciando elevada produtividade e aderência da realização conforme o planejado. Estes e outros conceitos lean podem ser usados em todo tipo de obra. Depende de você tomar a inciativa.

1 Otimização do projeto do produto e do processo de construção
  • Simplificações de produto e técnicas construtivas considerando a otimização do processo de montagem e maximizando produção off-site.
  • Estudos de construtibilidade utilizando protótipos físicos e virtuais – uso de BIM e da ferramenta lean 3P – Preparação do Processo de Produção.
Otimização do Projeto
2 Planejamento em fluxo
  • Estudo da sequência de serviços e balanceamento de equipes para propiciar o fluxo contínuo – avanço sem interrupções com máxima produtividade.
  • Utilização de Linha de Balanço para visualização e melhoria do caminhamento das equipes nos diversos locais, a cada momento.
Planejamento em Fluxo
3 Melhorias (kaizens) nas atividades de montagem
  • Ciclos de planejamento, execução, observação e melhorias com a participação das equipes.
  • Melhorias de processo visando melhor construtibilidade.
  • Eliminação de desperdícios – esperas, ociosidades e movimentos desnecessários.
Melhorias
4 Padronização do trabalho
  • Otimização e sincronia das tarefas dos trabalhadores.
  • Definição detalhada do trabalho de cada funcionário – documentação do Trabalho Padronizado.
  • Eliminação de retrabalhos e tempos de espera.
  • Treinamento de equipes para execução padronizada.
Trabalho Padronizado
5 Logística de abastecimento
  • Identificação e quantificação dos materiais e equipamentos necessários para cada etapa, conforme o trabalho padronizado.
  • Ajuste do layout e planejamento de fluxo de materiais visando maximizar a produtividade e a segurança.
  • Organização do estoque pela ordem de montagem.
Logística de Abastecimento
Logística de Abastecimento
(*) A Casa 24h foi um projeto coordenado pela Inovatech Engenharia, com a participação de diversos parceiros , dentre os quais o Lean Institute Brasil.

Solicite nossa consultoria:
lean@lean.org.br
(11) 5571-0804 ramal: 206.


  Conheça as demais áreas onde atuamos

Manufatura

Aplicação do lean na manufatura traz ganhos expressivos e permanentes em custos, produtividade, qualidade e atendimento a clientes.

O modelo de transformação que utilizamos na manufatura permite que as empresas alcancem resultados rapidamente, incorporem aprendizados e expandam iniciativas.

Saiba +

Saúde

Lean tem sido aplicado na área da saúde, com excelentes resultados para pacientes, profissionais e instituições provedoras.

Desenvolvemos abordagem específica para transformação na saúde, com métodos dedicados e dinâmica de implementação alinhada às necessidades do setor.

Saiba +

Office e Serviços

A maneira como organizamos o trabalho nos escritórios e no setor de serviços pode ser completamente transformada com lean.

Processos administrativos estão repletos de desperdícios "invisíveis". Para enxergá-los, são necessários métodos específicos de avaliação, análise e design.

Saiba +

Logística

Logística lean permite operar com estoques reduzidos e elevado nível de serviço, otimizando custos com movimentação e armazenagem.

Para alcançar benefícios plenos da logística lean, é necessário integrá-la a um sistema de gestão coerente, capaz de sustentar as mudanças e promover melhorias.

Saiba +

Tecnologia da Informação (TI)

Lean pode transformar a maneira como praticamos a gestão em TI, melhorando a qualidade das entregas, reduzindo custos e prazos.

Lidar com TI é desafio para maioria das organizações. O modelo de transformação que utilizamos para TI envolve melhoria em processos e mecanismos gerenciais.

Saiba +

Desenvolvimento de Produto

Desenvolver produtos é competência decisiva para muitas empresas. Lean pode melhorar a performance, reduzindo prazos e custos.

O modelo de transformação que utilizamos para desenvolvimento de produtos incorpora os fundamentos da gestão lean, criando bases para sustentação e evolução.

Saiba +

Serviço Público

A aplicação do lean thinking no serviço público ou na administração pública quebra paradigmas ao otimizar processos e potencializar resultados.

Com objetivo de prover maior valor para a população e maior zelo pelo bem público, lean fomenta a cultura de resolução de problemas e de melhoria contínua.

Saiba +
Eventos
    12 SET
Lean Digital Summit                           
CUBO
São Paulo - SP
Publicações
 
– Robert O. Martichenko
Lançamento