Consultoria lean na saúde

Instituições de saúde, públicas e privadas, enfrentam enormes desafios para entregar serviços de qualidade, seguros e com agilidade. Além disso, são crescentes as pressões para redução de custos, aumento de produtividade e melhor utilização da capacidade operacional. Lean tem sido aliado fundamental das organizações de saúde que estão buscando seriamente superar tais desafios.

Conheça exemplos e casos de sucesso

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A equipe do IOV repassa todos os dias os principais casos de seus pacientes e suas ações imediatas por meio do gerenciamento diário.

Conheça exemplos e casos de sucesso

Soluções orientadas

Nossa atuação na área da saúde possui três enfoques fundamentais

Estratégia e inovação

Cria e consolida vantagens
de longo prazo

Desempenho operacional

Melhora fluxos assistenciais,
administrativos e de suporte.

Gestão e liderança

Aperfeiçoa a cultura organizacional
e o trabalho dos gestores

Estratégia e inovação

  • Gestão da estratégia a maneira lean

    Gestão da estratégia (hoshin kanri): Formulação, desdobramento e ação


    Promove alinhamento entre propósitos, processos e pessoas através de esforço integrado, capitaneado pela alta administração, mas especialmente estruturado para envolver ativamente diferentes níveis da organização. Contempla etapas de formulação, desdobramento e execução da estratégia para hospitais e instituições de saúde. Canaliza energia de mudança da organização, garantindo que indivíduos e equipes priorizem esforços de melhoria alinhados à estratégia da organização.

  • Co-design da jornada lean

    Lean no co-design da jornada de pacientes


    Traz os clientes para o centro do processo decisório. Apresenta técnicas inovadoras sobre como envolver pacientes e familiares na melhoria da jornada, trabalhando a empatia e construindo conjuntamente novos caminhos. A partir das necessidades e da vivência real de pacientes e familiares, são desenvolvidos processos e mecanismos gerenciais para garantir que toda experiência esteja baseada nessa nova perspectiva. Permite saltos de desempenho e inovação que criam bases para a vantagem competitiva de longo prazo.

  • Novos processos e instalações

    Desenvolvimento lean: novos processos e instalações


    Aplicação das técnicas e conceitos lean na criação de novos processos, design e construção de novas instalações. Reduz tempo e custos ao longo das etapas de desenvolvimento, além de ampliar a capacidade de inovação na entrega de valor para os pacientes e familiares. Isso pode mudar drasticamente os resultados do hospital, pois novas instalações permitem minimizar deslocamentos, aproximar etapas críticas e garantir fluxos cada vez mais rentáveis para a organização.

Gestão da estratégia a maneira lean

Gestão da estratégia (hoshin kanri): Formulação, desdobramento e ação

Promove alinhamento entre propósitos, processos e pessoas através de esforço integrado, capitaneado pela alta administração, mas especialmente estruturado para envolver ativamente diferentes níveis da organização. Contempla etapas de formulação, desdobramento e execução da estratégia para hospitais e instituições de saúde. Canaliza energia de mudança da organização, garantindo que indivíduos e equipes priorizem esforços de melhoria alinhados à estratégia da organização.

Co-design da jornada lean

Lean no co-design da jornada de pacientes

Traz os clientes para o centro do processo decisório. Apresenta técnicas inovadoras sobre como envolver pacientes e familiares na melhoria da jornada, trabalhando a empatia e construindo conjuntamente novos caminhos. A partir das necessidades e da vivência real de pacientes e familiares, são desenvolvidos processos e mecanismos gerenciais para garantir que toda experiência esteja baseada nessa nova perspectiva. Permite saltos de desempenho e inovação que criam bases para a vantagem competitiva de longo prazo.

Novos processos e instalações

Desenvolvimento lean: novos processos e instalações

Aplicação das técnicas e conceitos lean na criação de novos processos, design e construção de novas instalações. Reduz tempo e custos ao longo das etapas de desenvolvimento, além de ampliar a capacidade de inovação na entrega de valor para os pacientes e familiares. Isso pode mudar drasticamente os resultados do hospital, pois novas instalações permitem minimizar deslocamentos, aproximar etapas críticas e garantir fluxos cada vez mais rentáveis para a organização.

Desempenho operacional

Fluxos assistenciais
  • Pronto atendimento

    Pronto atendimento


    Aumenta capacidade de atendimento, reduz filas e tempos de espera. Melhora experiência do paciente, pois permite que o tempo total de atendimento seja minimizado. Gera maior oportunidade de acesso, aumenta segurança e qualidade do cuidado nos serviços de urgência e emergência. Segregando complexidade e dedicando recursos para atendimentos específicos é possível estabelecer um fluxo mais contínuo de pacientes, o que torna a experiência mais rápida, segura e efetiva.

  • Centro cirúrgico

    Centro cirúrgico


    Aumenta disponibilidade operacional e alavanca receitas através da melhor utilização das salas e equipamentos cirúrgicos, reduz cancelamentos e atrasos para início das cirurgias, garantindo segurança e agilidade. Foco na integração horizontal das etapas do processo, desde o agendamento até a alta dos pacientes, incluindo autorizações, internações, gestão de materiais, nivelamento de equipes, setup de salas cirúrgicas e gerenciamento de leitos.

  • Fluxo do paciente e giro de leitos

    Fluxo do paciente e giro de leitos


    Aumenta disponibilidade de leitos e agiliza alta dos pacientes, garantindo cuidados específicos e orientações necessárias. Conecta processos de enfermagem, corpo clínico, exames, medicações e limpeza dos leitos, de modo que todos estejam precisamente informados e preparados para realizar suas atividades na hora certa e da maneira apropriada, oferecendo a melhor experiência para pacientes e familiares.

  • SADT

    SADT


    Reduz tempos de espera, desde o agendamento dos exames até o recebimento dos laudos, passando por todas as etapas do fluxo de pacientes, amostras e informações. Proporciona incremento de receitas decorrente da melhor utilização da capacidade operacional de equipes, equipamentos e instalações disponíveis. Aumenta precisão, melhora segurança e garante agilidade na realização de serviços de apoio ao diagnóstico terapêutico ao longo de todas as etapas da jornada do paciente.

  • Medicação e farmácia

    Medicação e farmácia


    Revisão detalhada de todas as etapas envolvidas no fluxo de medicações, desde a prescrição médica até administração da droga junto ao paciente. Reduz tempos de espera e minimiza riscos associados a erros de medicação. Busca assegurar que o medicamento certo será entregue ao paciente certo na hora certa. Contempla integração das atividades da linha de frente, fluxos nas farmácias e logística interna associada a medicações e materiais críticos.

  • Oncologia - radio e quimioterapia

    Oncologia - radio e quimioterapia


    Aumenta a capacidade operacional, reduz tempos de espera e melhora experiência de pacientes e familiares. Segregando complexidade e dedicando recursos para atendimentos específicos é possível agilizar consideravelmente o tempo total de atendimento. Contempla revisão detalhada das atividades da linha de frente, fluxos nas farmácias e logística interna associada a medicações e materiais. Aperfeiçoa etapas críticas para coordenação do cuidado e permite a revisão de atividades suporte, como compras e gestão de estoques.

Fluxos assistenciais

Pronto atendimento

Pronto atendimento

Aumenta capacidade de atendimento, reduz filas e tempos de espera. Melhora experiência do paciente, pois permite que o tempo total de atendimento seja minimizado. Gera maior oportunidade de acesso, aumenta segurança e qualidade do cuidado nos serviços de urgência e emergência. Segregando complexidade e dedicando recursos para atendimentos específicos é possível estabelecer um fluxo mais contínuo de pacientes, o que torna a experiência mais rápida, segura e efetiva.

Centro cirúrgico

Centro cirúrgico

Aumenta disponibilidade operacional e alavanca receitas através da melhor utilização das salas e equipamentos cirúrgicos, reduz cancelamentos e atrasos para início das cirurgias, garantindo segurança e agilidade. Foco na integração horizontal das etapas do processo, desde o agendamento até a alta dos pacientes, incluindo autorizações, internações, gestão de materiais, nivelamento de equipes, setup de salas cirúrgicas e gerenciamento de leitos.

Fluxo do paciente e giro de leitos

Fluxo do paciente e giro de leitos

Aumenta disponibilidade de leitos e agiliza alta dos pacientes, garantindo cuidados específicos e orientações necessárias. Conecta processos de enfermagem, corpo clínico, exames, medicações e limpeza dos leitos, de modo que todos estejam precisamente informados e preparados para realizar suas atividades na hora certa e da maneira apropriada, oferecendo a melhor experiência para pacientes e familiares.

SADT

SADT

Reduz tempos de espera, desde o agendamento dos exames até o recebimento dos laudos, passando por todas as etapas do fluxo de pacientes, amostras e informações. Proporciona incremento de receitas decorrente da melhor utilização da capacidade operacional de equipes, equipamentos e instalações disponíveis. Aumenta precisão, melhora segurança e garante agilidade na realização de serviços de apoio ao diagnóstico terapêutico ao longo de todas as etapas da jornada do paciente.

Medicação e farmácia

Medicação e farmácia

Revisão detalhada de todas as etapas envolvidas no fluxo de medicações, desde a prescrição médica até administração da droga junto ao paciente. Reduz tempos de espera e minimiza riscos associados a erros de medicação. Busca assegurar que o medicamento certo será entregue ao paciente certo na hora certa. Contempla integração das atividades da linha de frente, fluxos nas farmácias e logística interna associada a medicações e materiais críticos.

Oncologia - radio e quimioterapia

Oncologia - radio e quimioterapia

Aumenta a capacidade operacional, reduz tempos de espera e melhora experiência de pacientes e familiares. Segregando complexidade e dedicando recursos para atendimentos específicos é possível agilizar consideravelmente o tempo total de atendimento. Contempla revisão detalhada das atividades da linha de frente, fluxos nas farmácias e logística interna associada a medicações e materiais. Aperfeiçoa etapas críticas para coordenação do cuidado e permite a revisão de atividades suporte, como compras e gestão de estoques.
Processos administrativos e suporte
  • Agendamento e autorizações

    Agendamento e autorizações


    Traz agilidade e precisão para as etapas de agendamento e autorizações, etapas administrativas que impactam diretamente na experiência do cliente e no faturamento da organização. Promove organização de agendas, padronização de atividades e redesenho dos fluxos de trabalho para redução de cancelamentos, “buracos” na agenda e consequente perda de faturamento. Contempla redesenho de todas as etapas envolvidas nos fluxos, desde o primeiro contato do cliente para agendamento até a conclusão da autorização.

  • Faturamento e ciclo de receita

    Faturamento e ciclo de receita


    Revisão detalhada de todas as etapas envolvidas no fechamento da conta do paciente, desde o agendamento dos procedimentos até o recebimento do dinheiro em caixa. Melhora prazos, reduz glosas e minimiza faturamento perdido devido a imprecisões ou inexistência de lançamentos específicos. Contempla revisão detalhada das atividades da linha de frente e do trabalho administrativo necessário para fechamento correto e completo do ciclo da receita.

  • Logística e supply chain

    Logística e supply chain


    Reduz estoques e melhora a disponibilização de materiais e medicamentos para todas as áreas do hospital. Redesenho da cadeia de suprimentos, dos fluxos de materiais e de informações. Dimensionamento de inventário ao longo das diferentes etapas dos fluxos assistenciais, definição de pontos de pedidos, conexão com áreas de compras e gestão de fornecedores, rotas de abastecimento e elementos de conexão entre etapas da logística interna.

  • Gestão da manutenção

    Gestão da manutenção


    Aumenta disponibilidade operacional dos equipamentos e instalações hospitalares, reduz cancelamentos e atrasos para início do cuidado, garantindo segurança e agilidade. Revitaliza a gestão da manutenção (própria ou terceirizada), desenvolvendo habilidade e deslocando gradativamente esforços de intervenções corretivas para preventivas (ou preditiva). Traz para o trabalho de manutenção uma perspectiva mais profissional e conectada às reais necessidades do negócio.

Processos administrativos e suporte

Agendamento e autorizações

Agendamento e autorizações

Traz agilidade e precisão para as etapas de agendamento e autorizações, etapas administrativas que impactam diretamente na experiência do cliente e no faturamento da organização. Promove organização de agendas, padronização de atividades e redesenho dos fluxos de trabalho para redução de cancelamentos, “buracos” na agenda e consequente perda de faturamento. Contempla redesenho de todas as etapas envolvidas nos fluxos, desde o primeiro contato do cliente para agendamento até a conclusão da autorização.

Faturamento e ciclo de receita

Faturamento e ciclo de receita

Revisão detalhada de todas as etapas envolvidas no fechamento da conta do paciente, desde o agendamento dos procedimentos até o recebimento do dinheiro em caixa. Melhora prazos, reduz glosas e minimiza faturamento perdido devido a imprecisões ou inexistência de lançamentos específicos. Contempla revisão detalhada das atividades da linha de frente e do trabalho administrativo necessário para fechamento correto e completo do ciclo da receita.

Logística e supply chain

Logística e supply chain

Reduz estoques e melhora a disponibilização de materiais e medicamentos para todas as áreas do hospital. Redesenho da cadeia de suprimentos, dos fluxos de materiais e de informações. Dimensionamento de inventário ao longo das diferentes etapas dos fluxos assistenciais, definição de pontos de pedidos, conexão com áreas de compras e gestão de fornecedores, rotas de abastecimento e elementos de conexão entre etapas da logística interna.

Gestão da manutenção

Gestão da manutenção

Aumenta disponibilidade operacional dos equipamentos e instalações hospitalares, reduz cancelamentos e atrasos para início do cuidado, garantindo segurança e agilidade. Revitaliza a gestão da manutenção (própria ou terceirizada), desenvolvendo habilidade e deslocando gradativamente esforços de intervenções corretivas para preventivas (ou preditiva). Traz para o trabalho de manutenção uma perspectiva mais profissional e conectada às reais necessidades do negócio.

Gestão e liderança

  • Criando um sistema lean de gestão

    Criando um sistema lean de gestão


    Cria as bases para resolução efetiva de problemas nos diversos níveis das organizações de saúde. Através de mecanismos e rotinas gerenciais inteligentes, é possível otimizar o tempo dos gestores e aumentar dramaticamente a participação de todos na exposição e solução de problemas. Permite conectar os projetos de melhoria com a orientação estratégica, evitando esforços desnecessários ou não alinhados às reais necessidades do negócio.

  • Desenvolvendo a liderança lean

    Desenvolvendo a liderança lean


    Existe um estilo de liderar que está diretamente associado à maneira lean de desenvolver pessoas, gerenciar e resolver problemas. É necessário repensar a maneira como lideramos, pois é na prática da liderança fundamentada em princípios sólidos no dia a dia que se consegue a regularidade de propósito que a sustentação dos esforços de transformação lean na saúde exigem.

  • Sustentação da jornada lean

    Sustentação da jornada lean


    Para hospitais em rápido crescimento ou que estejam buscando expandir a cultura lean para outras áreas (ou unidades) e queiram fazer este movimento de maneira estruturada. Soluções específicas que facilitam esta transição, permitindo que o conhecimento e a cultura lean não se diluam e que novas áreas e processos aprendam mais rapidamente e alcancem resultados plenos. Construção conjunta de “road map” monitorado que permite maior agilidade e consistência de propósito ao longo da jornada. Cria estrutura de governança e rotinas que permitem manter e expandir a cultura lean de maneira sustentável.

Criando um sistema lean de gestão

Criando um sistema lean de gestão

Cria as bases para resolução efetiva de problemas nos diversos níveis das organizações de saúde. Através de mecanismos e rotinas gerenciais inteligentes, é possível otimizar o tempo dos gestores e aumentar dramaticamente a participação de todos na exposição e solução de problemas. Permite conectar os projetos de melhoria com a orientação estratégica, evitando esforços desnecessários ou não alinhados às reais necessidades do negócio.

Desenvolvendo liderança com propósito

Desenvolvendo a liderança lean

Existe um estilo de liderar que está diretamente associado à maneira lean de desenvolver pessoas, gerenciar e resolver problemas. É necessário repensar a maneira como lideramos, pois é na prática da liderança fundamentada em princípios sólidos no dia a dia que se consegue a regularidade de propósito que a sustentação dos esforços de transformação lean na saúde exigem.

Sustentação da jornada lean

Sustentação da jornada lean

Para hospitais em rápido crescimento ou que estejam buscando expandir a cultura lean para outras áreas (ou unidades) e queiram fazer este movimento de maneira estruturada. Soluções específicas que facilitam esta transição, permitindo que o conhecimento e a cultura lean não se diluam e que novas áreas e processos aprendam mais rapidamente e alcancem resultados plenos. Construção conjunta de “road map” monitorado que permite maior agilidade e consistência de propósito ao longo da jornada. Cria estrutura de governança e rotinas que permitem manter e expandir a cultura lean de maneira sustentável.

Nossa abordagem

Lean Transformation Framework

Atuamos de forma situacional com base no framework de transformação lean (LTF) para aceleramos ganhos, ao mesmo tempo que desenvolvemos pessoas e construímos bases sólidas para uma transformação sustentável.

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Paloma Rubinato

Paloma Rubinato

Head Lean Saúde do
Lean Institute Brasil.

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