O processo de desenvolvimento de produtos é central para a competitividade das empresas. Ele se conecta a outros processos essenciais como a produção, compras, vendas, marketing etc. Na medida em que um número crescente de empresas avança com os conceitos lean na manufatura, evidencia-se que muitos dos desperdícios mais difíceis de serem eliminados originam-se de projetos inadequados de produtos e processos.
O desenvolvimento de produtos gera um conjunto de informações de projetos que, em princípio, seriam capazes de agregar valor para os clientes. Resume uma análise que deve ser feita sobre as expectativas futuras do processo de consumo e das possibilidades tecnológicas existentes. Compõe-se da criação de um conceito de produto, um projeto funcional e estrutural do produto e, finalmente, o projeto do processo de produção. Cada uma dessas etapas consiste em ciclos de projeto, criação de protótipos, testes, análises e solução de problemas.
Assim, o desenvolvimento de produtos organiza o fluxo de informações, imaginando o processo futuro de consumo e as expectativas de comportamentos e desejos dos consumidores e suas expectativas de valor. As novas informações geradas são circuladas, de modo disciplinado, entre os vários setores ou funções da empresa envolvidos, tais como manufatura, compras, vendas etc.
Esse processo pode ser mensurado por três indicadores básicos: 1) financeiro, envolvendo os custos de desenvolvimento, faturamento e lucros resultantes da viabilização comercial; 2) timing cobrindo o cumprimento de prazos, o tempo total de desenvolvimento e 3) qualidade que envolve tanto os produtos finais (informações geradas) como do próprio processo de desenvolvimento em si.
A conexão central desse processo é com o processo de produção, o qual recebe as informações geradas pelo desenvolvimento de produtos e, com isso, é capaz de trabalhar em materiais com pessoas, máquinas e equipamentos, em várias etapas, até gerar o produto desejado e esperado.
Alguns processos suporte são vitais, tais como o de compras - que permite a obtenção de materiais - assim como o de vendas e marketing - que pode se conectar ao fluxo do desenvolvimento de produtos no início (na concepção) e no final (entrega e feedback).
Várias empresas envolvidas na jornada lean estão experimentando novos conceitos e ferramentas em seu processo de desenvolvimento, muitas delas já implementadas com sucesso na manufatura. A criação de um processo padronizado que integre as várias áreas e funções envolvidas, de modo a tornar explícito o fluxo de informações, juntamente com a definição de padrões de desempenho (saídas esperadas X recursos alocados) com base nos indicadores sugeridos talvez seja um dos primeiros passos.
Além disso, a constituição de novas formas organizacionais, tais como líderes de projetos “fortes” com responsabilidades sistêmicas capazes de superar as barreiras funcionais e departamentais, com a autoridade baseada nas necessidades e no conhecimento e com estilos de liderança e de gestão capazes de mobilizar e engajar as pessoas de áreas funcionais será um dos fatores-chave.
O estabelecimento de formas de gestão visual e transparente de projetos de desenvolvimento por meio de obeyas, nos quais os vários A3 são dispostos e acompanhados, assim como a definição de ritmos para dar mais fluxos e acompanhar mais de perto os prazos e ainda como tornar o processo mais eficiente por meio da identificação e eliminação de desperdícios, permitindo a melhor alocação possível dos recursos, principalmente humanos, são algumas das técnicas e ferramentas essenciais.
Conforme abordado no Leanmail anterior (Inovação na empresa lean), a filosofia lean estimula o processo de inovação, muitas vezes fundamental no processo de desenvolvimento de produtos por trabalhar com situações em que se deve imaginar e antecipar comportamentos e desejos futuros dos consumidores.
O desenvolvimento de produtos é essencial para o crescimento das empresas nos mais diversos setores. Pensar lean nesse processo lhes trará grandes ganhos de desempenho.
Esse será um dos maiores desafios para toda a comunidade lean nos próximos anos.
PS1. Temos oferecido workshops in company focalizados no desenvolvimento de produtos. O workshop “Sistema Lean de Desenvolvimento” mostra como projetar um sistema integrado de desenvolvimento de produtos e processos, muito inspirado no livro “Sistema Lean de Desenvolvimento de Produtos e Processos”, de Allan Ward, a ser lançado brevemente em Português. E também o workshop Desenvolvimento de Processos Lean (3P) apresenta uma ferramenta simples e muito poderosa que pode economizar milhões em investimentos, evitando a alocação de recursos em processos caros e desnecessários.
PS2. Dois artigos novos, um de Marcelo Lima e outro de Robson Gouveia, abordam a gestão lean de pessoas e sua importância para a perpetuação da filosofia lean e a criação de uma nova cultura na empresa.
PS3. Os artigos da coluna de John Shook oferecem uma visão interessante da comunidade lean nos próximos anos, a saber, como consolidar e aprofundar o enfoque nos fundamentos e também como ampliar sua disseminação abrindo novas fronteiras.