Estamos na reta final de preparação do Lean Summit, que acontecerá nos dias 15 e 16 de maio. O evento contará com a participação de alguns dos maiores "experts" mundiais e proporcionará o compartilhamento de experiências de um número significativo de empresas de diversos setores. Pelo interesse demonstrado até agora, deveremos ter um evento maior do que o anterior.
Logo após o encerramento do Summit de 2004, começamos a pensar no evento deste ano. Embora estivéssemos satisfeitos com a avaliação dos participantes, ficara uma frustração: por que nenhuma empresa havia alcançado níveis de desempenho semelhantes aos da Toyota? Por que, mesmo as empresas mais maduras na implementação, tinham tantas dificuldades em manter e expandir o sistema?
Desde então, temos feito esforços para entender as dificuldades de sustentação nas empresas maduras e identificar o quê deve ser feito para levá-las a um nível superior de desempenho. O desafio da sustentação será o objeto específico da sessão Sustentando a Transformação e as etapas e dificuldades de cada fase na implementação serão tratadas na sessão sobre o Ciclo de Vida da Implementação.
Uma das necessidades mais prementes que temos encontrado tem sido o Desenvolvimento de Pessoas para trabalhar no novo ambiente. Por isso, teremos uma apresentação de John Shook na plenária de abertura e uma sessão interativa (Cultura e Pessoas), dedicadas ao tema.
Todavia, ainda falta muito conhecimento técnico para as empresas. Assim, temas relevantes para este ano são Logística Lean (inbound e outbound) e Armazenagem Lean, que serão abordados por Robert Martichenko. Notamos que um número crescente de empresas que, após concluírem a implementação das ferramentas básicas na fábrica, sentem necessidade de melhorar o abastecimento das linhas e processos, aperfeiçoar a gestão dos almoxarifados e melhorar a conexão com os clientes.
Outros elementos da Gestão Lean, como o Planejamento com A3, Trabalho Padronizado, Solução de Problemas e Kaizen, em combinação com as ferramentas para completar a implementação no chão da fábrica, como Jidoka/Qualidade, Meio Ambiente e Segurança, Soluções para Manutenção, Estabilidade Básica, são temas essenciais e serão tratados.
Além disso, continuamos os esforços para complementar o Sistema de Negócios com as sessões sobre Relações com Fornecedores, Desenvolvimento de Produtos e Processos, Nivelamento das Vendas, Indicadores Financeiros, Processos Administrativos e Consumo Lean.
Ao mesmo tempo, buscamos sempre descobrir novos casos, cujas trajetórias compartilharemos. Organizamos as sessões de casos de um modo diferente. Teremos sessões estruturadas a partir do estágio de implementação (Iniciantes I e II, Avançadas e Maduras) e da natureza de setores específicos, como Construção Civil, Serviços, Bens de Consumo, Ambiente sob Encomenda e Indústrias de Processo. Sobre este último tema, haverá ainda uma sessão interativa com uma Simulação. Algumas das empresas que apresentarão seus casos poderão ser visitadas durante as atividades Pós-Summit (Roteiros 1, 2, 3 e 4), no dia 17.
Teremos ainda a apresentação dos conceitos presentes no novo livro Soluções Enxutas ("Lean Solutions"), de James Womack e Daniel Jones, recém lançado em português pela Editora Campus Elsevier, na plenária final.
Para aqueles que estão dando os passos iniciais, sugerimos o Pré-Summit (dia 14). Haverá ainda a oportunidade de aprofundamento em determinados assuntos nos cursos internacionais, também oferecidos como atividades Pós-Summit.
Acreditamos que tais temas ajudarão as empresas a darem os próximos passos em suas jornadas lean.
Será um dos maiores eventos sobre Lean já realizados no mundo.
Espero vê-lo lá.
José Roberto Ferro
Presidente
Lean Institute Brasil
PS. A programação detalhada encontra-se no nosso site.