As origens do sistema repousam sobre a necessidade de atender a uma crescente demanda por variedade de produtos, ao mesmo tempo em que se mantêm elevados níveis de produtividade e qualidade.
Essa foi a constatação da Toyota nos anos 50 sobre a necessidade de revolucionar o seu sistema de gestão para poder competir com as empresas então muito maiores, como a GM e Ford.
De lá para cá só se intensificaram as demandas por maior variedade nos mais diferentes mercados, ao mesmo tempo em que os clientes esperam cada vez mais em termos de tecnologia, inovação e qualidade e estão dispostos a pagar cada vez menos.
Esse foi o desafio da produção lean que conseguiu fazer lotes cada vez menores a custos decrescentes e qualidade crescente e também a mudança requerida no desenvolvimento do produto que passa a diminuir os lead times de desenvolvimento e também pressionando os custos para baixo e a qualidade para cima.
Porém, essa maior variedade de produtos para mercados cada vez mais fragmentados pressiona tremendamente os sistemas logísticos com complexidades crescentes e custos aumentando exponencialmente.
Como fazer isso reduzindo os custos e minimizando a necessidade de investimentos parece um desafio intransponível. Muitos ainda continuam com a mentalidade tradicional de que precisamos de sistemas mais complexos e mais investimentos e, como consequência, maiores custos de logística. A maior variedade traria então um custo adicional a se pagar a partir dessa abordagem.
Os ciclos de vida de produtos mais curtos, a maior variedade de produtos, a explosão do e-commerce (que exige o atendimento um a um) e a globalização requerem uma logística mais forte e robusta ao mesmo tempo em que ágil, simples e de baixo custo.
Mas, reconhecendo que estoques, transporte e movimentação são desperdícios a serem eliminados ou reduzidos, felizmente, hoje temos várias ferramentas e técnicas disponíveis e conhecidas que nos ensinam como implementar a logística lean.
Assim, cada vez mais empresas estão aprendendo as lições da manufatura lean e descobrindo a logística lean. Com ela, conseguem eliminar desperdícios e custos que antes estavam ‘escondidos’ ou eram considerados inevitáveis, aumentar a eficiência de entregas, se tornam mais competitivas ao fortalecer suas cadeias de suprimentos e as empresas que as compõem, podendo até transformar assim a logística em um diferencial competitivo estratégico muito importante.
E os casos de sucesso se multiplicam em vários tipos de negócios.
Vamos mostrar dois casos de empresas de setores muito distintos, a Nike e a 3M,que serão apresentados no 2º Seminário de Logística Lean em Abril.
Distribuição lean da Nike na Europa.
Conhecida empresa de material esportivo, a Nike terceirizou suas atividades de manufatura e concentrou-se no design, imagem e marketing. Porém, a conexão entre a produção e os clientes, a distribuição, ficou em suas mãos. Em uma indústria fortemente influenciada pela moda e intensamente globalizada, entregar os produtos nas mãos dos clientes no menor espaço possível de tempo a custos competitivos é essencial.
A empresa pensou, há cerca de três anos, que, na Europa, haveria a necessidade de pelo menos 20 novos “centros de distribuição”, para, assim, conseguir alocar, com eficiência e rapidez, suas encomendas na Europa, África e Oriente Médio.
Afinal, a empresa tinha 90% de sua produção na Ásia – e distribuir seus produtos para seus mercados crescentemente pulverizados nessas amplas regiões colocava desafios enormes graças às crescentes compras via internet e a uma variedade de itens em crescimento exponencial.
O investimento multimilionário parecia fazer sentido. Porém, naquele momento, a empresa decidiu implementar o sistema lean na distribuição. Com alguma experiência de sucesso na melhoria do desempenho de seus fornecedores, ensinando-os a operar um sistema lean de produção, a empresa decidiu por expandir lean para a distribuição.
Ao implementar o Nike Logistics System, a companhia redesenhou todos os seus processos de logística sob a ótica da filosofia lean. Os conceitos aplicados foram, por exemplo, a separação “homem-máquina”, a automação na medida certa, o nivelamento do trabalho por meio de um quadro visual, a implementação do andon e a flexibilização e multiqualificação do trabalho.
A empresa redefiniu ainda o papel da liderança e estabeleceu um processo de coaching entre os colaboradores. Os supervisores passaram a ter mais capacidade de resolver problemas e menos responsabilidades pelo controle dos colaboradores e a relação supervisor-colaborador passou de 1:42 para 1:5 permitindo um suporte mais intenso aos operadores diretos.
Os resultados finais foram extraordinários. A empresa conseguiu dobrar a capacidade de “receber e entregar”, diminuiu em 25% a área de inventário, reduziu o lead time em 65% e o inventário em processo em 92%. Houve uma enorme redução de desperdícios de movimentação, aumento de produtividade e melhoria na entrega de produtos, entre outros resultados. E, assim, foi possível diminuir o investimento em infraestrutura de logística / distribuição em cerca de US$ 200 milhões.
Foi criada em 2012 a segunda planta modelo, parte do complexo belga de quatro plantas, e o investimento na infraestrutura foi realizado com US$ 5 milhões – em vez de US$ 75 milhões utilizados anteriormente em um Centro de Distribuição sem a aplicação do Nike Logistics System.
Com a distribuição lean, a Nike continua com a estratégia de inventário centralizado e foi evitada a necessidade de criar novos centros de distribuição na Europa. Assim, ela consegue atender o mercado digital e também seus grandes clientes sem precisar “pulverizar” a distribuição e realizar investimentos elevadíssimos.
Gerenciando 13 mil produtos diferentes na 3M do Brasil.
Reconhecida por sua capacidade de inovar e lançar novos produtos com grande frequência para múltiplos mercados, a 3M é outro exemplo de utilização da logística lean para lidar com grande variedade e complexidade, mantendo bom nível de serviços com baixos custos.
A empresa tem sete fábricas no Brasil, sendo cinco no estado de São Paulo, uma em Manaus e uma no Rio Grande do Sul. Seu faturamento em 2012 foi de cerca de R$ 3 bilhões.
Talvez você conheça alguns de seus produtos, como fitas adesivas, post-its, projetores, esponjas, curativos etc. Mas essa é apenas a face visível, pois os produtos da 3M se espalham nos mais diferentes e diversos setores da economia e da sociedade.
A empresa divide seus mercados em seis grandes segmentos, a saber, indústria e transportes, serviços de segurança e proteção, elétricos e comunicações, consumo e escritórios, cuidados de saúde e display gráficos.
Essa capacidade de desenvolvimento e lançamento de novos e inovadores produtos é louvada, reconhecida e invejada por muitas empresas. Mas imaginem o desafio de operar um fluxo logístico com essa complexidade e magnitude.
Ou seja, para lidar com uma quantidade crescente de itens sem onerar os custos, a empresa tem feito um esforço de melhoria da logística utilizando os conceitos lean. A experiência com a implementação lean na fábrica iniciada há vários anos tem ajudado a empresa a transformar o seu sistema logístico.
A maior fábrica brasileira da empresa – em Sumaré, no interior de São Paulo, responsável por 60% do faturamento da empresa no Brasil e que reúne cinco grandes plantas manufatureiras e vinte e três pontos de entregas e coletas, responsáveis pela produção de 13 mil produtos diferentes – vem transformando a logística de abastecimento interno e a armazenagem.
Focalizando no ciclo total do pedido, a empresa tem procurado definir claramente os processos correntes e seus problemas para projetar e implementar novos fluxos mais enxutos. Além disso, tem procurado estabelecer o trabalho padrão nas rotas de abastecimento, da busca pela estabilidade nos processos de separação e rotas sincronizadas, maior envolvimento dos colaboradores na solução de problemas, entre outros conceitos e ferramentas lean.
Desse modo, a empresa conseguiu aumentar de 40% para 97% o Índice de Atendimento, indicador que mede a capacidade para atender pedidos internos dentro do prazo estabelecido. Diminuiu, ainda, o prazo médio de entrega de 2,5 horas para 1,3 horas.
A simplicidade da filosofia e das técnicas lean tornou o processo logístico total muito mais simples e fácil de ser gerenciado com custos menores e melhor nível de serviços.
Esses dois exemplos mostram como o desafio do aumento da complexidade e da variedade pode ser melhor enfrentado com a simplicidade e eficácia da logística lean.
José Roberto Ferro
Presidente
Lean Institute Brasil
PS1. O 2º Seminário de Logística Lean ocorrerá no dia 10 de abril em Sorocaba-SPno Flextronics Institute of Technology, dentro da fábrica da Flextronics. Além de discutir os casos Nike (com vídeo de 14 minutos mostrando em detalhes as operações) e 3M, haverá apresentação sobre o Desenvolvimento de Fornecedores na Mercedes-Benz, para apoiar a logística lean inbound implementada e reduzir custos, e da Flextronics, que terá ainda uma visita orientada para conhecer os detalhes de sua logística interna.
PS2. Nosso grupo de discussões do Linkedin está com pelo menos duas boas discussões sobre logística lean: uma sobre “Lean e movimentação interna de materiais”, que questiona por que na maioria das empresas a movimentação interna de materiais geralmente não se integra ou tem dificuldades de se integrar à filosofia lean (http://goo.gl/qrDoz), e outra, mais recente, sobre “Logística Lean e economia de recursos”, discutindo o case internacional da Nike. Participe.
PS3. Neste primeiro semestre, ofereceremos novos treinamentos, como “Logística Inbound e Outbound”, “Como fazer as perguntas certas para o aprendizado” e “Gerenciamento Diário”.
PS4. O caso Nike foi descrito na Revista Exame do dia 20/02.
PS5. Tem despertado grande interesse o Encontro Lean Sorocaba a ser realizado no dia 14 de Março de 2013. Já há um número significativo de inscritos mas ainda há vagas. Os casos apresentados visam prover conhecimento para apoiar as empresas e praticantes de diferentes setores e em diversos estágios da jornada lean. Venha conhecer os exemplos da Case New Holland, Eaton, Pepsico e Alcoa. Inscrições pelo site: http://lean.org.br/historico/encontro-lean-sorocaba-2013.