| Datas | Local | Cidade | Instrutor | |
Pré-requisitos
O Workshop assume que você esteja familiarizado com os termos e conceitos básicos apresentados nos livros “A Mentalidade Enxuta nas Empresas”de James Womack e Daniel Jones, “Aprendendo a Enxergar” de Mike Rother e John Shook.
Você terá o máximo de benefícios se tiver alguma experiência na implementação de mudanças lean em alguma empresa. Se você ainda não tiver experimentado aqueles desafios em primeira mão, a leitura do livro “A Mina de Ouro” de Freddy Ballé e Michael Ballé lhe dará algumas percepções dos fatores humanos e assuntos de liderança na implementação o lean.
Descrição
A natureza da implementação do lean está mudando, antes o foco era na implementação das ferramentas lean e práticas no fluxo de valor de manufatura ou numa pequena parte dele. Atualmente as empresas estão tentando criar sistemas integrados de operações lean e a implementar lean em toda empresa.
Duas novas funções estão surgindo em resposta a essas mudanças. A primeira é aquela do gerente ou especialista com experiências em manufatura lean que agora é esperado ser líder ou agente de mudança para implementação lean por toda companhia. A segunda é a pessoa que tenha feito alguma implementação lean na manufatura ou que tenha feito trabalho de melhoria no processo, sem experiência em lean, e que lhe é atribuído o papel de agente de mudança lean na área administrativa.
A demanda dos profissionais nessas duas funções é enorme. São dados as eles a responsabilidade de realizar e sustentar mudança nas organizações sem o cargo e poder para isso. Eles têm que liderar outros para mudança lean através da implementação das atividades pela persuasão, influência, demonstração, negociação e ensinamentos. E enquanto muitos têm, ou podem conseguir os conhecimentos dos aspectos técnicos do lean, poucos estão preparados a assumir efetivamente a liderança a nível organizacional.
Benefícios
O workshop Formação de Coordenadores Lean está estruturado para introduzir habilidades e práticas em quatro áreas críticas onde os Coordenadores Lean devem ser efetivos:
- Criar case de negócios persuasivos para implementações e mudanças;
- Obter acordo, comprometimento, cooperação e apoio;
- Influenciar sem o poder e cargo;
- Responder produtivamente às resistências.
As ferramentas e técnicas para as duas primeiras áreas estão baseadas nos processos e
melhores práticas para administração de mudança desenvolvidas na Toyota. As habilidades para influência pessoal e resposta à resistência estão baseadas nas melhores práticas usadas pelos líderes e agentes de mudança de sucesso na América do Norte e no Brasil. Ênfase do workshop está na apresentação de poucos procedimentos e comportamentos fundamentais para cada conjunto de habilidades e provendo inúmeras oportunidades para exploração e práticas com mão na massa.
Programa
Através de instrução, discussão, atividades em pequenos grupos e exercícios, você aprenderá a criar casos persuasivos de negócio aplicando:
-
O ciclo PDCA como um modo de focar os esforços de implementações
-
O pensamento PDCA e o método científico como técnica para propor iniciativas lean e melhorias como experimentos.
- Processo de “nemawashi” - ferramenta efetiva para administração da mudança porque prepara a organização para a mudança alinhada com o sistema.
-
Relatório A3 - como apresentar um caso lógico de negócio para mudanças propostas, decisões, contra-medidas e melhorias.
-
A natureza básica da influência incluindo três maneiras que tipicamente utilizamos para apelar aos outros,
-
Os estilos pessoais que comumente empregamos em nossos esforços para conseguir aquilo que necessitamos ou queremos dos outros.
-
Técnicas para reconhecer seus estilos preferidos de influência e maneiras para adaptar suas tentativas às preferências dos outros, de maneira que você se torne um líder mais efetivo.
-
Três maneiras de responder à resistência produtivamente e como usá-las para evitar que a resistência caminhe para conflito.
-
Seis princípios comprovados de influência pessoal e quando e como usá-los apropriadamente para liderança.
Público alvo
Aqueles que beneficiariam atendendo este workshop inclui:
- Engenheiros, gerentes, supervisores, e agentes de mudanças.
- Qualquer empresa que deseja facilitar mudanças sistêmicas lean
- Líderes da empresas a qualquer nível da jornada lean
Objetivo da aprendizagem
No final do workshop você estará apto a:
- Entender como PDCA é um bloco de construção fundamental para criar, gerenciar e sustentar mudanças em sua empresa.
- Usar o ciclo PDCA de aprendizado para apresentar e engajar outros em melhorias propostas e mudanças como experiências.
- Criar casos efetivos de negócio para projetos lean ou iniciativas em geral usando estória PDCA e formato de proposta A3.
- Entender como o “nemawashi” trabalha como uma ferramenta efetiva para administração da mudança e usar uma tentativa similar para criar alinhamento e acordo para sua proposta de melhorias.
- Entender que a influência é um resultado de interação humana de duas mãos e não uma ferramenta que o agente de mudança possa possuir e manejar.
- Usar conscientemente os seus estilos preferidos de influência e a habilidade para reconhecer as preferências dos outros para adaptar sua tentativa baseada nas reações deles.
- Praticar as três técnicas para responder produtivamente à resistência e saber como usá-las para evitar que se transforme em conflito.
- Aplicar os seis princípios de influência que ambas a pesquisa e experiência tem demonstrados são geralmente efetivas e reconhecer a diferença entre usar e fazer o uso indevido dos seis princípios.
Carga horária
8 horas ministradas em 1 dia.
Incluído
Material didático, alimentação e estacionamento.
Descontos especiais para grupos
| Nº de Participantes | Desconto |
| 02 a 05 | 10% |
|
A partir de 06 | 15% |
Valores definidos para estimular a partcipação de grupos, visando mais sucesso na implementação.
Obs.: os descontos só serão válidos para inscritos que sejam da mesma empresa ou CNPJ.
Próximas Datas
| Datas | Valor (R$) | Local | Cidade | Instrutor | |
Nenhuma data encontrada.
Avisa-me:
Sugestão de leitura para este workshop
- A Máquina que Mudou o Mundo
- A Mentalidade Enxuta nas Empresas
- O Sistema Toyota de Produção