ESTRATÉGIA E GESTÃO

Custo

Na filosofia lean, um dos objetivos a ser alcançado é a redução de custo pela eliminação dos desperdícios. Neste artigo enfocaremos  a importância que todos os envolvidos na  empresa devem dar atenção ao custo e tomar uma posição e atitude com relação a ele para reduzi-lo. Mas o que é esse custo? O que ele significa para nós? Qual a sua importância no que estamos tentando explicar?

De um modo geral, em ambientes de livre competição, quem  for mais capacitado e competente leva vantagem no seu empreendimento e na obtenção do lucro. Nesse cenário   o custo tem um papel fundamental. O  lucro é o que os acionistas mais buscam e ele é tanto maior quanto menor for o custo.

Na nossa jornada lean, sempre destacamos a grande importância do cliente, inclusive proclamando que ele é rei e razão do negócio. Por outro lado, não devemos  esquecer dos empreendedores ou seja dos capitalistas que aplicam os recursos para gerar lucros e dividendos para o seu capital investido. É aqui que entra em cena a importância do custo.

Consideremos a equação :  P = L + C  equação convencional onde P é o preço , L  o lucro e  C o custo.

Em um mercado de livre competição, nós não temos controle sobre o Preço. Quem o determina e estabelece é o próprio mercado através do mecanismo da oferta e procura.
O Lucro deve ser positivo e o maior possível, esse é o desejo do investidor. Falta explicar o Custo , na equação o  + Custo (mais custo).

Consideremos agora a equação : L = P - C , expressa de uma outra maneira onde o valor algébrico não se altera. Esta é a equação usada pela Toyota.

Mesmas considerações anteriores são válidas para o P e L ; só que agora temos o   - C (menos custo) contra pondo ao  + C (mais custo).  É isto que queremos na mentalidade enxuta ; o enfoque no  -C (menos custo).

Então o que é esse custo?
É um fator fundamental que impacta diretamente no lucro. É o consumir de recursos tais como materiais, utilidades, máquinas , mão de obras e outros componentes  que não agregam nenhum valor ao produto ou serviços  realizados.  É o fator que todos os envolvidos no empreendimento devem saber e dominar  para buscar a sua redução.

Existem diversas maneiras de se organizar e fazer os empreendimentos tanto na área de  manufatura, serviços como em outras atividades.

Obviamente todos buscam uma maneira mais racional em busca de uma lucratividade maior. Na minha jornada de apoio nas empresas, tenho observado que uma parcela razoável de pessoas ligadas a liderança nas empresas não tem o conhecimento sobre quanto custa a sua operação pela  falta de uma visão sistêmica de suas atividades. Me impressiona  também a quantidade enorme de líderes que desconhecem ou não sabem nos detalhes quanto a sua atividade custa!!!

Para buscar redução de custo, os líderes  envolvidos  no sistema devem conhecer e dominar nos detalhes a composição do custo do que está se fazendo. O custo fixo, o custo variável e o impacto deles na saúde financeira da empresa.

Com certeza, existem os fatores estratégicos que não devem ser divulgados, nesses casos os elementos do custo devem ser levados às  lideranças de uma maneira educacional objetivando redução de desperdícios.

Por exemplo, ao adentrar em um ambiente da fábrica ter a percepção da iluminação sem necessidade; ao andar pelo chão de fábrica perceber quantos EPI´s em condição de uso estão descartados, quanto de peças estão armazenadas como estoque ocupando áreas nobres da fábrica, o gerenciamento detalhado de tempo das horas produtivas dos colaboradores, etc.

No chão de fábrica,  assim como a Segurança dos colaboradores, a Qualidade do produto, a Manutenção das máquinas, a Produtividade , o Custo deve fazer parte dos itens  prioritários de controle dos gestores em todos os níveis.

Na Toyota,  esse controle é uma realidade, pois todos são envolvidos e conscientizados da importância de se controlar o custo nos mínimos detalhes e mais ainda, buscar a sua redução através de eliminação de desperdícios.

E a atitude dirigida para reduzir os custos faz uma grande diferença no dia a dia de uma empresa.

Publicado em 25/08/2009

Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal