AGRONEGÓCIO

Utilizando o lean para levar a agricultura ao próximo nível na Dinamarca

Por Susanne Pejstrup

Muitos agricultores já utilizam o benchmarking e trabalham com indicadores-chave de desempenho (KPIs) para aperfeiçoar e melhorar continuamente seus processos agrícolas. Então o que o lean pode fazer por esses agricultores que já possuem um elevado desempenho? Ele pode levar as operações agrícolas ao próximo nível. Para mim, o lean funciona como uma engrenagem extra.

Quando você pensar que alcançou um alto desempenho, o lean o ajuda a encontrar desperdícios inesperados e removê-los de seus processos. Isso o auxilia a achar um caminho mais inteligente e abre novas possibilidades. O truque é lembrar que é tudo sobre fazer pequenas melhorias para seu cliente. Mas qual é o “valor” para o “cliente” na agricultura?

O agricultor pensa no cliente como sendo a pessoa que compra comida no mercado. Ele acha que a indústria alimentícia tem contato direto com o cliente. A inovação (pelo menos na agricultura) vem quando o agricultor começa a dividir os processos produtivos em pequenos pedaços e enxergar que ele é o cliente e o produtor/criador de bens e serviços de seu próprio negócio. Então faz sentido fazer melhorias para o cliente. Por exemplo, recentemente, fui mentora lean e coordenadora líder de um produtor de leite em seu processo de produção de novilhas. Eles estavam comemorando um tremendo resultado: uma taxa de mortalidade de 0% para os bezerros. Eles estavam céticos quando começamos a fazer um mapa do fluxo de valor porque estavam convencidos de que não havia como fazer melhorias, não havia necessidade de melhorias.

Quando pedi a eles para definirem valor para o cliente, eles olharam melhor para o peso dos bezerros. Eles enxergaram que o cliente (a linha de “produção de vitela”) exigia que os bezerros crescessem até os 100 kg com oito semanas de idade. Mas eles nunca os pesavam. Eles estavam focando apenas na taxa de mortalidade. Então, olhar para o processo do ponto de vista do cliente foi um abridor de olhos.

Eles descobriram, também, que o processo de produção de vitela não precisava de tantos bezerros. Eles estavam empurrando todos os bezerros da produção de leite porque estavam acostumados a fazê-lo. Eles estavam acostumados a fazer a “produção empurrada” por tradição, mas estão, agora, fazendo a “produção puxada” ao triar os bezerros cedo na linha de produção e com um planejamento mais cuidadoso.

Esse foi, com certeza, um momento excelente da mentoria para mim, mas e os outros desperdícios da fazenda? Desperdício é fácil de enxergar quando há mofo na silagem ou sementes de milho germinadas em um campo após a colheita. Quando isso acontece, o agricultor normalmente pensa que seus colaboradores estão fazendo um mal trabalho e apenas os pede para fazerem um trabalho melhor. Como se fosse tão fácil.

Uma vez falei com um grupo de agricultores sobre desperdício. Uma pessoa falou sobre como outra pessoa havia quebrado um portão com o trator. Normalmente, isso instigaria risos e chacotas, mas o que aconteceu foi interessante – essa história iniciou uma conversa sobre como esse evento aconteceu, em primeiro lugar, e como eles podiam melhorar seu trabalho. Em poucos minutos, os rapazes começaram a discutir uma grande quantidade de contramedidas: listras no chão da área, mais seções de treinamento, consertar um buraco etc. Após uma consideração mais cuidadosa e olhando de verdade a causa raiz do problema, decidiram começar a melhorar as condições gerais para uma direção mais rápida e segura.

Quando você começa a pensar e trabalhar sistematicamente com lean (em vez de apenas improvisar), procurar por desperdício torna-se divertido. Você enxerga oportunidades para melhorias em todos os lugares. Isso se torna um tipo de caça ao tesouro, e ninguém aponta os dedos aos colaboradores ou uns aos outros. De repente, as pessoas começam a trabalhar juntas para levar seu trabalho ao próximo nível.

São essas pequenas mudanças em abordagem e perspectiva que têm sido mais úteis para mim, no lean. Trabalhar com os princípios e ferramentas lean motiva as pessoas a serem melhores e cria um novo nível de engajamento. A reunião em frente ao quadro branco (sim, até para agricultores!) ou reunião de kaizen é um exemplo disso. Em primeiro lugar, notei que agricultores não enxergavam o objetivo de tais reuniões e sentiam-se mal em frente do quadro branco. Agora, com minha equipe, todos aparecem procurando resolver problemas e pensam sobre novas possibilidades.

Estou começando a colecionar histórias de agricultura lean em meu blog http://www.leanfarming.eu. Eu adoraria ouvir suas opiniões.

Publicado em 29/04/2014

Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal