ESTRATÉGIA E GESTÃO

Desafio: Além da Manufatura e do Negócio

Toyota Kata apresenta padrões de comportamento nas organizações no nível da psicologia humana. Apesar das rotinas serem reconhecidas por meio de pesquisa no cenário da produção, elas são universais e aplicáveis em muitas organizações diferentes, velhas ou novas, de manufatura ou qualquer outra. Isso tem a ver com uma forma diferente de gerenciar a nós mesmos.

O kata de melhoria é uma rotina de pensamento e ação que aproveita nossa capacidade para melhorar e resolver problemas e, assim, tem um potencial além do mundo do negócio. Isso nos mostra cientificamente uma forma sistemática e construtiva de lidar com problemas, incerteza e mudança, em outras palavras, como podemos trabalhar juntos para chegarmos além do que podemos enxergar.

O kata de melhoria é um meio para os humanos encontrarem um terreno comum e superar desafios.

Considere alguns dos conceitos gerenciais do século XX, propondo que gerentes e líderes deveriam buscar e respeitar ideias de todos na organização. Bom conceito, mas testemunhei dezenas de organizações que tentaram empregar esse conselho e chegaram a lugar nenhum com ele, ou pior. Em um ambiente autodirigido e não gerenciado, o escopo de ideias sobre o que fazer e como fazer é geralmente tão amplo e conflituoso que frustra o processo. Considere isso quando você ler as notícias.

Pelo contrário, quando as pessoas definem uma condição-alvo e têm uma boa rotina para trabalhar rumo a ela, elas são trazidas a um canal que foca seu pensamento e batem sua capacidade. Não apenas isso se torna mais prático de buscar e respeitar as ideias das outras pessoas, mas também se torna mais natural.

O que podemos fazer? / O que precisamos fazer?

Talvez, mais importante ainda é quando dominamos um kata de como proceder através de territórios confusos que não temos que temer os obstáculos, as mudanças e o desconhecido que encontraremos. Em vez de tentar se manter com um senso de certeza baseado em nossa visão do momento, podemos ganhar confiança a partir do kata de melhoria, porque ele nos ajuda a trabalhar na incerteza. As pessoas no negócio, educação, política e convivência diárias podem aprender e se beneficiar dos hábitos apresentados no “Toyota Kata”.

Eu o convido a considerar esse desafio. Eu o convido a aceitá-lo!

Qual é seu kata de melhoria?

Kata de Melhoria
Publicado em 28/08/2012

Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal