Apresentação



O Programa Prático de Formação Lean (PPFL) foi pensado para organizações da saúde que buscam iniciar a jornada lean ou aprofundar seu conhecimento por meio da capacitação de seus colaboradores. Além disso, traz uma oportunidade interessante aos profissionais que estão em busca de uma formação prática concreta.

Este programa assemelha‐se aos de outros Institutos da Lean Global Network (LGN) e possui comprovada eficácia; contribuindo, assim, para alavancar o desempenho das organizações no Brasil e em diversos países da Europa.

Programa


Capacitação

O Programa conta com duas vertentes de treinamento: workshops práticos e treinamentos em sala. Os workshops práticos estão fundamentados no método “aprender fazendo” e são realizados dentro de organizações da saúde parceiras do LIB. O objetivo é promover ao participante um contato com o conceito proposto, além da aplicação ou esboço de um plano de ação para uma organização real, proporcionando assim uma vivência fora de seu ambiente de trabalho com a possibilidade de explorar novas ideias e soluções para os problemas levantados. Demais treinamentos são realizados nas instalações do Lean Institute Brasil em São Paulo.

Projeto de conclusão

A partir do terceiro mês, haverá um encontro mensal para discussões e orientações para o desenvolvimento do projeto de conclusão de curso. Este projeto deverá contemplar o estudo de um caso real relevante e trazer resultados significativos para a organização que o participante representa. O desenvolvimento de um projeto real é condição básica para a participação neste programa.

Conteúdo

O conteúdo proposto tem o objetivo de estruturar o pensamento lean base , para que os participantes possam avançar na experimentação e aplicação prática com foco específico para a Área da Saúde.

 
WORKSHOP PRÁTICO CARGA (H)
Introdução ao Lean Thinking 8
Mapeamento do Fluxo de Valor na Saúde 16
Fluxo Contínuo e Trabalho Padronizado Saúde 16
Subtotal 40
TREINAMENTO
Gerenciamento Diário 16
Processo A3 16
Introdução ao Hoshin Kanri 4
Liderança Lean 8
Subtotal 44
Orientação e Apresentação do Projeto 36
Total 120
 


Consultoria/Mentoria (opcional*)

O módulo de consultoria/mentoria poderá ser contratado separadamente desta formação, seu caráter é opcional. A proposta desta consultoria é acompanhar o projeto junto à organização, ou seja, será designado um consultor do LIB que irá atuar como facilitador do entendimento e promover o alinhamento da gestão com os objetivos do projeto de conclusão. A orientação in loco propicia uma maior compreensão das necessidades da organização e promove consenso dos objetivos da empresa do participante.

Neste caso, o projeto escolhido deverá contar ainda com o compromisso e colaboração ativa do “sponsor” ‐ representante da alta administração da organização, em geral um Diretor ou Gerente ao qual o participante se reporta.

(*) Contratação mínima de 3 visitas de 8 horas cada.

Visita 1 

Definição do escopo do projeto envolvendo o participante e seu mentor.

Visitas 2 e 3

Orientação do participante na execução do projeto.

Público Alvo



Perfil

Profissionais responsáveis por melhoria contínua, gestão, engenharia de processos, qualidade e desenvolvimento de pessoas que estejam envolvidos em projetos de transformação lean. Profissionais interessados em se capacitar para desempenhar o papel de coordenador/multiplicador lean na empresa.

Pré-requisitos

O participante deverá estar vinculado a uma empresa interessada em implementar (ou que esteja implementando) lean e que esteja disposta a dar o suporte necessário para o bom andamento do programa.

Características desejáveis

  • Pelo menos 1 ano de experiência na empresa.
  • Habilidades técnicas básicas (planilhas, gráficos, dados).
  • Visão do negócio e compreensão das necessidades da empresa;
  • Capacidade de pensar sistemicamente (fluxos de processos, interação entre etapas).
  • Atitude “mão na massa” e disposição de estar presente na operação.
  • Gostar de ler e aprender.
  • Habilidades de liderança e bom relacionamento interpessoal.
  • Boa capacidade de comunicação.
  • Estar aberto para novas ideias e maneira de pensar e agir.