GERAL

Em 2024, invista num "círculo virtuoso" na empresa

Flávio Augusto Picchi
Em 2024, invista num "círculo virtuoso" na empresa
Sistema lean consegue fazer as duas coisas de maneira absolutamente integrada: desenvolver os colaboradores ao mesmo tempo em que se melhora os processos
São diversas e por vezes muitos distintas as abordagens que as empresas podem usar para tentar melhorar a gestão. E é claro que não há uma única maneira de se fazer isso. No entanto, há diferenças fundamentais que podem render mais ou menos resultados. Nesse objetivo de implementar algum novo conceito de gestão, algumas companhias optam como caminho quase que exclusivo o de investir pesadamente em desenvolvimento das pessoas, por meio de cursos, workshops e treinamentos. A ideia é que os colaboradores aprendam métodos e técnicas importantes e funcionais, voltem para dentro da organização e tentem aplicar isso no cotidiano da empresa. Sem dúvida, desenvolver indivíduos é a base de competitividade de qualquer companhia. O que falta, por vezes, é uma maior conexão do desenvolvimento das pessoas com a ação. Quando isso acontece, os colaboradores conhecem ideias novas e se entusiasmam com elas. Porém, sem mudanças coordenadas nos processos de gestão da empresa, não conseguem, por meio de ações isoladas, implementar as transformações. Outra abordagem é buscar a mudança direta nos processos. Por exemplo, trazendo consultorias que desenhem novas rotinas, alteram sistemas, etc. No entanto, sem o devido envolvimento e desenvolvimento das pessoas que vão realizar o trabalho dessa nova forma, não ocorre o entendimento adequado. E, muitas vezes, o processo tão bem desenhado na teoria não acontece na prática. Em boa parte das vezes, essas duas estratégias caminham de maneiras separadas. Ou seja, quando o modelo mental adotado assume que uma coisa é desenvolver as pessoas, e outra é melhorar os processos. E é aí que está um dos problemas desse tipo de abordagem. Não deveria e nem precisaria ser assim. No sistema lean, isso efetivamente não ocorre dessa maneira. É que esse modelo de gestão consegue fazer as duas coisas de maneira absolutamente integrada: desenvolver os colaboradores ao mesmo tempo em que se melhora os processos. É que um dos princípios básicos do lean é fazer com que todos os indivíduos da empresa tenham uma visão diferente da ótica tradicional sobre o trabalho que fazem. Elas precisam olhar suas tarefas cotidianas e os processos nos quais estão envolvidos de maneira crítica, melhorando e aprendendo diariamente. Ou seja, tentando entender quais são os problemas e como resolvê-los. Onde estão os desperdícios e de que maneira é possível eliminá-los. E como se pode melhorar e aumentar a agregação de valor gerada para os clientes. Isso a todo momento, todos os dias, em tudo o que se faz. A experiência mostra que quando as pessoas conseguem efetivamente colocar em prática esse tipo mentalidade e atitude, elas passam a ter um cotidiano rico, diversificado e multidisciplinar de aprendizados, pois inevitavelmente precisarão, o tempo todo, aprender coisas novas no dia a dia para melhorar o que fazem. Assim, será inevitável a evolução pessoal e profissional. Ou seja, elas se desenvolvem no cotidiano da organização, através da prática de realizar o trabalho e melhorá-lo continuamente. E é óbvio que, se isso realmente acontecer, como consequência, as pessoas acabam gerando, uma série de melhorias nos processos, feitas por elas mesmas, todos os dias. Com isso, pode-se criar um fenômeno típico de jornadas lean bem implementadas: um círculo virtuoso, no qual os indivíduos se desenvolvem ao mesmo tempo em que melhoram os processos. E aprendem mais com isso, desenvolvem-se ainda mais, melhoram ainda mais seus trabalhos... E isso vai evoluindo de maneira contínua, uma coisa levando a outra... E não acaba nunca. Essa é a maneira mais eficaz de melhorar a gestão. Trata-se de uma boa reflexão para se fazer nesse final de ano. E é uma boa meta para se ter em 2024. Como implementar essa “roda” no seu próprio trabalho e na sua organização. Então, aproveito a oportunidade para desejar a todos um Ano Novo sem desperdícios, com muita resolução de problemas, farta agregação de valor em um círculo virtuoso sem fim. A coluna entra em recesso e volta em fevereiro de 2024.
Fonte: Época Negócios
Publicado em 19/12/2023

Autor

Flávio Augusto Picchi
Senior Advisor do Lean Institute Brasil