CONSTRUÇÃO

Pontos chaves destacados pela construção pesada no Lean Summit 2023 podem melhorar a competitividade das construtoras

Renato Mariz e Vinicius Coral

A construção pesada marcou presença no Lean Summit 2023, o principal e maior encontro presencial da comunidade lean do Brasil e do mundo que reuniu mais de 1.500 pessoas e 70 empresas como palestrantes, em São Paulo, no final de junho. Em comparação à última edição, realizada em 2018, o evento teve o dobro de participantes da indústria da construção civil.

O setor possui um cenário atual de alta competividade e de bastante dificuldade na contratação de mão de obra qualificada, o que, segundo os participantes, foram fatores que levaram os decisores a participarem do Summit. Os representantes destas empresas vieram em busca de conhecer os casos e a jornada lean de outras construtoras e fazer networking com a comunidade.

As empresas palestrantes destacaram pontos fundamentais relacionados a aplicação lean na construção, tais como:

  1. Estabeleça uma governança sólida para sustentação e disseminação do lean com foco em melhorar os resultados da empresa:

As construtoras que apresentaram seus casos destacaram a importância de estabelecer uma governança lean por meio da definição e padronização de responsabilidades, processos e ferramentas para estruturar o sistema de gestão da empresa, partindo de um foco inicial nas obras e depois escalando para setores de apoio e estratégia da empresa. Elas definiram como um fator de suma importância, o suporte da alta liderança como envolvidos, patrocinadores e participantes da implantação e disseminação do lean, como forma de fortalecer as iniciativas e potencializar a aderência das equipes das obras.

  1. As pessoas são a chave para a mudança, vá aonde elas estão:

Ir ao “gemba” (local onde o valor é gerado), em uma obra pode significar “ir ao campo” foi uma mensagem que algumas construtoras relataram como um diferencial para a busca de uma melhor eficiência operacional. Elas evidenciaram que as lideranças precisam ir ao “gemba”, pois acabam se prendendo com as demandas “burocráticas” e acabam deixando de lado o principal “cliente interno” que é a produção. O propósito é de verificar os desperdícios e suas causas raízes, porém o que algumas empresas destacaram que no campo é a melhor forma de desenvolver as pessoas, sempre lembrando da máxima “Vá ver, pergunte por que e demonstre respeito”.

  1. Pense lean, seja ágil e use tecnologia® :

Construtoras destacaram que avançaram na solução de problemas estratégicos entendendo bem as causas de seus desperdícios e propondo o uso de tecnologias orientadas a um propósito claro. Algumas destacaram o uso do BIM para resolver problemas de planejamento e logística do canteiro de obras por meio do uso de funcionalidades, como: visualização 3D, planejamento 4D, extração de quantitativos e detecções de conflitos. Outras destacaram aplicativos utilizados pontualmente para resolver problemas de qualidade, versões de projetos em campos e segurança do trabalho. O lean construction 4.0 é uma tendência, pois ao ter um claro entendimento dos problemas e suas causas originárias, o desenvolvimento ou a busca por tecnologias com propósito claro se torna mais assertiva para soluções ágeis.

  1. Lean pode tornar a construção mais green:

Uma das empresas palestrantes buscou destacar as iniciativas do lean conectadas as iniciativas de sustentabilidade. Entre os excelentes resultados obtidos com o aumento de produtividade na atividade de terraplenagem e redes de infraestrutura, a redução no prazo de execução da atividade de infraestrutura em 2 meses e, principalmente, a economia de diesel que resultou em uma redução de emissão de 38,6 ton de CO2. Para esta empresa é “impossível” dissociar a implantação do lean com aspectos de sustentabilidade, pois ao atacar e eliminar desperdícios na fonte, consequentemente resultados ambientais são obtidos.

Primeiros passos para o lean na construção sair da “era das ferramentas” para a “era da gestão”

As construtoras começam a dar os primeiros passos para sair da visão do lean como caixa de ferramentas para entender como um verdadeiro modelo de gestão de transformação do negócio. São passos ainda tímidos, mas que vislumbram um futuro promissor. Ao encerrar o Lean Summit 2023, torna-se evidente que a aplicação dos princípios lean representa um farol orientador para as construtoras que buscam aprimorar sua competitividade e resiliência da construção pesada. O compromisso com uma governança sólida, a imersão na filosofia do gemba, a sinergia entre pensamento enxuto, agilidade e tecnologia, bem como a conexão intrínseca entre práticas lean e sustentabilidade, todos convergem para uma visão promissora do futuro da construção. À medida que as empresas trilham o caminho para uma gestão mais enxuta, estão posicionadas não apenas para atingir patamares mais elevados de eficiência, mas também para moldar uma indústria da construção mais ágil, responsável e próspera em escala global.

Publicado em 18/12/2023

Autores

Renato Mariz
Gerente de Projetos do Lean Institute Brasil
Vinicius Coral
Especialista do Lean Institute Brasil
Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal