RECURSOS HUMANOS

Cresce Demanda por Talento Lean em vez de Seis Sigma

O desejo das empresas por um foco mais “próximo e prático” pode alimentar a tendência, diz autor do estudo.

A demanda pelo talento de melhoria contínua se mantém crescendo, possivelmente alimentada por uma recuperação da economia, com o desejo de habilidades lean que facilmente ultrapassam o conhecimento seis sigma.

Essas foram duas descobertas básicas no oitavo estudo de talento anual Avery Point Group, que é baseado na análise de aproximadamente 7.100 postagens recentes de empregos na internet.

A demanda combinada por talentos lean e seis sigma cresceu mais do que 103% nos níveis de 2010 , de acordo com o estudo da pesquisa de executivos da empresa. A demanda está 6% acima do estudo do último ano.

Talvez mais interessante ainda seja a mudança e o contínuo crescimento da demanda pelo talento lean em vez do seis sigma. A demanda pelo talento lean excede o seis sigma em quase 68% no estudo atual, quase dobra os 35% da vantagem competitiva que se matinha no ano passado.

A demanda pelo talento lean sobre o talento six sigma acelerou ao máximo seu ritmo ano a ano na história do estudo, segundo o Avery Point Group.

“Estamos começando a enxergar uma clara e acelerada tendência na demanda pelas habilidades lean em vez das habilidades seis sigma, que pode também indicar uma separação de duas iniciativas em relação às necessidades de trabalho”, diz Tim Noble, diretor de gestão e parceiro do Avery Point Group.

Em 2005, a demanda pelo talento seis sigma excedeu o lean em mais de 50%, de acordo com o Avery Point Group. Em 2007, os dois ganharam paridade, observa um vídeo da empresa de recrutamento.

Por que o desejo pelo talento lean ultrapassou o seis sigma? Noble sugere que as empresas podem estar buscando uma “forma mais prática” de atingir resultados com menos recursos – e atingir tais resultados imediatamente. Para alguns, o seis sigma carrega um estigma de “paralisia da análise”, com resultados considerados mais como um esforço de longo prazo, ele diz.

Noble observou diversos outros fatores que podem estar guiando esse crescimento do lean:

  1. As empresas podem estar tentando equilibrar sua melhoria contínua, adicionando conhecimentos lean ao talento existente de seis sigma.
  2. As empresas estão buscando habilidades lean mais “puras” em suas contratações, em vez de talentos focados no seis sigma, tendo o lean como uma habilidade secundária.
  3. Momento institucional também pode ser uma razão. As empresas enxergam outras empresas buscando lean e adotam a abordagem “eu também quero”.

A pesquisa do Avery Point Group indica que os talentos em seis sigma são um requisito decrescente entre as postagens de emprego que buscam talento lean. A pesquisa de 2007 da empresa mostrou que mais de 50% das vagas postadas queriam candidatos com habilidades em seis sigma. Essa porcentagem caiu para menos de 34%.

E as vagas que buscam exclusivamente o talento em seis sigma somam apenas 20% das postagens vistas, a menor porcentagem na história desse estudo.

Noble se recusa a identificar definitivamente o desejo decrescente pelo talento seis sigma como uma separação do lean e seis sigma. Ele diz que isso “tem mais a vez com as empresas mudando suas prioridades do que onde eles sentem que podem alcançar a melhor alavancagem com suas iniciativas de melhoria contínua e buscar o talento necessário para executar essas iniciativas”.

Fonte: Industry Week - http://www.industryweek.com

Traduzido por Tamiris Masetto Manzano.

Publicado em 27/03/2012

Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal