Dos sete desperdícios clássicos definidos por Taiichi Ohno, quatro deles (movimentação, espera, estoque e transporte) estão associados ao que comumente é chamado de logística, a administração dos estoques, da movimentação de materiais e do processamento das informações.
Esses tipos de desperdícios podem ser eliminados ou minimizados se os conceitos lean forem adequadamente implementados dentro dos fluxos de valor porta-a-porta. Dentro da fábrica, isso ocorre como conseqüência natural do esforço de criação de fluxo contínuo, da introdução de sistemas puxados e do nivelamento da produção. A conquista da estabilidade e o trabalho padronizado de acordo com o tempo takt consolidam estes esforços, focalizados nas atividades e ações que agregam valor ao cliente final.
Assim, é possível a introdução de um sistema lean de movimentação de materiais dentro da fábrica, conforme sugerido em nosso manual "Fazendo Fluir os Materiais" de Harris, Harris e Wilson. Este nos ensina a fazer com que os materiais cheguem na hora e quantidade certas até os processos produtivos através do Plano Para Cada Peça e das rotas padronizadas. Com freqüência, vemos empresas implementando sofisticados sistemas de logística sem terem feito este esforço prévio de simplificação e estabilização dentro das fábricas.
A continuidade da implementação acaba atingindo as pontas do fluxo de valor na fábrica, ou seja, os almoxarifados de materiais comprados e de produtos acabados, quando for o caso. Do mesmo modo, os almoxarifados podem ser gerenciados com base nos mesmos conceitos de fluxo, puxar, trabalho padronizado, gestão visual enfatizando mais as pessoas do que os equipamentos automatizados ou tecnologias de informação. Isto permite melhor atendimento aos clientes, a redução dos lead times e dos estoques e o aumento da produtividade e qualidade.
Em seguida, há oportunidades de se trabalhar a logística inbound e outbound, procurando eliminar não só os desperdícios (muda) como também mura (inconsistência ou variação) e muri (sobrecarga).
A logística outbound cuida de atender os clientes com presteza utilizando o menor nível possível de estoques. Para o seu sucesso, é necessário um planejamento cuidadoso e consenso pela empresa toda (vendas-produção-compras), trabalhando próximo dos clientes a fim de criar previsões precisas e corretas e demandas menos erráticas e instáveis, reconhecendo que as condições mudam e a demanda raramente se comporta de acordo com o previsto. E implementar sistemas puxados que programarão a produção a partir do consumo real, permitindo suavizar os impactos da variação da demanda fluxo acima, ao mesmo tempo em que garantirão o atendimento aos clientes.
A logística inbound trata de garantir que os materiais cheguem dos fornecedores da forma mais suave, estável e nivelada possível, puxados de forma ritmada, pelo consumo real dos processos de produção, com qualidade garantida, para não interromper os fluxos produtivos. A implementação de sistemas puxados com fornecedores e os sistemas de coleta programada (milk run), com recolhimentos freqüentes e pequenos lotes, ao mesmo tempo em que se racionaliza os fretes, é um exemplo disso.
Ao implementar a logística lean, uma premissa fundamental precisa ser destacada, ou seja, a necessidade de considerar os custos totais, envolvendo transporte e movimentação além da estocagem, perdas de vendas ou penalidades pelo não cumprimento de prazos de entrega e outros custos "invisíveis".
Visitamos recentemente uma empresa que está iniciando a implementação da logística lean. A primeira constatação foi a existência de uma enorme sobrecarga com a chegada do material da Argentina, concentrada em uma entrega semanal às segundas feiras. Isto gerava um enorme stress no almoxarifado que, no mesmo horário, precisava enviar os pedidos aos clientes usando muitos recursos compartilhados (pessoas, docas etc). Uma primeira alteração da freqüência de entregas, que passou a ser diária, reduziu o stress, diminuiu os custos e melhorou a qualidade. Com esta iniciativa, foi possível reduzir a sobrecarga das pessoas e ativos, permitindo nivelar o trabalho. A implementação da logística lean, apoiando uma fábrica lean, permitirá melhorar o atendimento aos clientes com menores estoques e menores custos.
A implementação da Logística Lean (movimentação interna, almoxarifados, inbound e outbound) segue os mesmos princípios lean e surge como o próximo passo após a empresa ter conseguido criar fluxo e puxar de forma suave e compassada, de acordo com o tempo takt. Mas não se deve pular diretamente para a implementação da logística lean sem antes ter certeza que as suas operações internas, inclusive a movimentação de materiais, estejam estáveis, trabalhando de acordo com o takt e que você possua métodos de soluções de problemas que consigam colocar a operação sob controle quando problemas surgirem.
A Logística Lean surge como um elemento fundamental na jornada lean após a empresa expandir a implementação além de um projeto piloto na transformação da fábrica.
José Roberto Ferro
Presidente
Lean Institute Brasil
PS:
1. Em 2007 ofereceremos um workshop aberto focalizado em Logística Lean - Warehouse que pode também ser apresentado "in company". Ver artigo de "Logistica Lean para a eliminação do warehouse" de Takeuchi.
2. Introduzimos um novo modelo de artigo em nosso site ("Benefícios da implementação do Trabalho Padronizado na ThyssenKrupp") de autoria de Kishida, Guerra e Silva que relata a experiência da empresa com uma ferramenta fundamental, o Trabalho Padronizado. Esperamos que outras empresas compartilhem suas experiências. Agradecemos a gentileza da TKMCL (ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo) por permitir a divulgação deste artigo.