Encontro Lean São José dos Campos 2013

Encontro Lean São José dos Campos - 24 e 25/10/2013, Hotel Nacional Inn
  Programação Palestrantes Informações   Programação em PDF
A maximização do valor
O Encontro Lean São José dos Campos visa trazer para a região
conhecimento atualizado, a fim de apoiar as empresas e praticantes
de diferentes setores e em diversos estágios da jornada lean.
MAN Embraer Parker IOV GM
 
Os participantes terão a chance de aumentar a competitividade de sua empresa por meio do conhecimento das práticas mais eficientes de gestão, estratégia e desenvolvimento.
• Atualizar os participantes quanto às últimas temáticas da gestão lean;

• Apresentar casos de sucesso de organizações avançadas;

  • Promover a interação entre as empresas de São José dos Campos e região interessadas na aplicação do sistema lean.
 
Diretores, gerentes, supervisores, especialistas, coordenadores, líderes provenientes de:

Empresas em diferentes estágios da implementação: avançadas, em estágios iniciais ou ainda aquelas que queiram apenas conhecer os conceitos e exemplos.

Profissionais dos setores de: Manufatura, Engenharia, Qualidade, Processos, RH, Logística, Supply Chain, Coordenação Lean, Melhoria Contínua.

Diversos setores da indústria e serviços.

 
 
   
07h30 - 08h30 Credenciamento

08h30 - 09h15 Gerenciamento Diário
Robson Gouveia - Gerente de Projetos do Lean Institute Brasil
Conceito de gestão para fechar a lacuna entre planejar, realizar, engajar, desenvolver pessoas e obter resultados admiráveis.

09h15 - 10h00 Trabalho Padronizado
Paulo Alexandre Lozano - Engenheiro de Processos Master da MAN
A base para a implementação do Lean Manufacturing
na MAN Latin America.
MAN

10h30 - 11h15 Jornada Lean na Saúde
Dr. Carlos Frederico Pinto - Diretor Executivo do IOV
Um dos mais relevantes “cases Lean” na saúde, o Instituto de Oncologia do Vale (IOV), de São José dos Campos, detalha a adoção do Sistema e os resultados, como aumento de 270% na capacidade hospitalar: toda a história de transformação, dificuldades e desdobramento, da alta direção às rotinas.

11h15 - 12h00 Evolução da cultura lean na GM – Experiências e aprendizados com a NUMMI
Sérgio Caracciolo - Lean Coordinator da GM América do Sul
Nos últimos anos, a GM vem transformando o seu modelo de manufatura tradicional por meio dos conceitos do GM - GMS (General Motors – Global Manufacturing System), inspirado na filosofia lean e nos aprendizados obtidos com a Joint-Venture - NUMMI. A planta da GM de São José dos Campos é uma das referências de sucesso da montadora em relação a seu modelo de gestão. Nesta palestra, serão apresentados os caminhos trilhados para a transformação da cultura e o modelo de avaliação em busca da sustentabilidade.

12h00 - 12h30 Perguntas e respostas

13h45 - 14h30 Transformação Lean na Parker - Divisão Filtração
Marcelo Lopes - Latin America Lean & Quality Manager at Parker Hannifin
José Augusto da Silva Moraes - Hydraulic Filter BU’s Production Manager
Apresentação do processo de transformação lean em sua planta de São José dos Campos com os principais resultados alcançados na gestão dos processos na manufatura, administração e desenvolvimento de líderes.

14h30 - 15h15 Jornada Lean na Embraer
Nilson Jair Santin - Diretor da Qualidade do Produto da Embraer
Marcos Yoshikazu Kawagoe - Gerente de Excelência Empresarial da Embraer
Abordagem de como a Embraer está implementando a filosofia lean em toda a sua organização através de seu programa de Excelência P3E, além de apresentar como pode ser a participação da liderança no processo de transformação para o lean.

15h45 - 16h30 O Lean Thinking aplicado ao Supply Chain
Alexandre Cardoso - Diretor do Lean Institute Brasil
Como avançar com o Lean no Supply Chain
para aumento da competitividade do negócio.


16h30 - 17h00 Perguntas e respostas

17h00 - 17h30 Encerramento
 
   
 

Visita Orientada à Embraer* (opcional) - 8h30 às 12h00

Uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, vem implantando lean em todas as áreas por meio do P3E (Programa de Excelência Empresarial Embraer) com resultados significativos. Na visita, serão apresentados kaizen em células de manufatura, no sistema de movimentação interna de materiais, melhorias em fluxos administrativos, bem como as estratégias de desenvolvimento de pessoas para o envolvimento de todos.

*Para a visita na Embraer, o participante deverá estar inscrito no evento do dia 24/10.

Endereço
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2170 – CEP 12227-901 São José dos Campos - São Paulo, Brasil


Saiba como chegar na Embraer
Embraer

   
 
     
 
Robson Gouveia - Lean Institute Brasil
Especialista Lean. Há 18 anos atua em empresas multinacionais nas áreas de Manufatura, Processos, Qualidade, Administrativas e Comerciais. Foi corresponsável pelo desenvolvimento do sistema lean na Alcoa - Div. Extrudados (ABS – Alcoa Business System) e TPM (Manutenção Produtiva Total), passando pelas áreas administrativas e gerenciais. Atuou também como consultor responsável pela expansão do lean na cadeia de valor do alumínio extrudado nos seguimentos da construção civil e indústria.
 

 
Alexandre Cardoso - Lean Institute Brasil
Diretor do LIB. Especialista em Lean Thinking com mais de 15 anos de vivência prática, gerencia projetos de implementação dos conceitos em grandes empresas dos setores de alimentos, químico, automotivo, metalúrgico, consumo e de serviços. Desenvolve materiais e ministra treinamentos relacionados ao lean nas áreas de operação, logística e vendas para empresários e gestores. Engenheiro Eletricista pela FESP, Mestre em Gestão da Produção pela Escola Politécnica da USP e Especialista em Lean Leadership pela Universidade de Kentucky EUA.
 

 
Marcos Yoshikazu Kawagoe - Embraer
Marcos Yoshikazu Kawagoe é o atual responsável pelo Programa de Excelência Empresarial Embraer (P3E), tendo participado desde o start up do mesmo em Julho de 2007. Foi o responsável por estruturar a área de Kaizen Promotion Office, onde conduziu mais de 250 projetos kaizen, envolvendo mais de 2000 pessoas, nas empresas da Embraer e em fornecedores no Brasil e no exterior (Estados Unidos, França, China, Espanha, República Tcheca e Portugal) disseminando a filosofia lean.
 

 
Nilson Jair Santin - Embraer
Diretor da Qualidade do Produto. Engenheiro Mecânico formado pela Universidade de São Paulo - São Carlos e é mestre e doutor pela Escola Politécnica da USP. Começou na Embraer em 1990, nas áreas de manufatura e qualidade até 1995. Em 2001, retornou para a Embraer atuando nas áreas de engenharia de manufatura, gerenciou a área de Planejamento de Operações e depois Suprimentos Internacionais e Indiretos.
 

 
Carlos Frederico Pinto - IOV
Diretor Executivo do Instituto de Oncologia do Vale e responsável pelo Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Vale do Paraíba (HRVP). Médico especialista em Oncologia Clínica e Administração em Saúde, certificado pela AMB. Mestre em Administração pela Ohio University
 

 
Paulo Alexandre Lozano - MAN
Engenheiro de Processos Master. Engenheiro de Produção, MBA em Gestão de Projetos, atuando há 13 anos em atividades relacionadas ao lean manufacturing. Iniciou sua carreira na Toyota do Brasil, onde passou 10 anos em diversas áreas da manufatura e qualidade, incluindo 2 anos e meio na matriz no Japão onde aprimorou seus conhecimentos. Desde 2011, faz parte da MAN LATIN America, divisão de caminhões e ônibus do grupo Volkswagen no Brasil, dedicando-se à disseminação da filosofia lean nas áreas de manufatura da organização.
 

 
Marcelo Lopes - Parker
Latin America Lean & Quality Manager. Engenheiro Industrial Mecânico formado pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos (EEI), Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela FGV e Black Belt em Seis Sigma pela Fundação Vanzolini USP. Foi coordenador de Lean Enterprise das divisões Automation e Fluid Connectors da Parker Hannifin, sendo responsável pela transformação lean destas unidades. Vasta experiência em lean e em manufatura adquirida na própria Parker e em empresas como Corning Brasil e Votorantim Celulose e Papel.
 

 
José Augusto da Silva Moraes - Parker
Hydraulic Filter BU's Production Manager Engenheiro Industrial Mecânico formado pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos (EEI). Foi responsável pelas áreas de Engenharia de Qualidade e Engenharia de Processos e Lean Manufacturing da Divisão Filtration da Parker Hannifin das plantas de São José dos Campos e Arujá. Vasta experiência em Lean, e em manufatura adquirida na própria Parker.
 

 
Sérgio Caracciolo - GM
Lean Coordinator da GM America do Sul. Formado em Química pela Universidade Mackenzie e Pós-graduado em Manufacturing Management pela Engineering and Management Institute – Flint USA. Atua ha 41 anos na área de Manufatura. Trabalhou na NUMMI (Toyota+GM) e GM Argentina como Gerente de Produção.
 

 
 

Local do Evento: Hotel Nacional Inn
Av. Deputado Benedito Matarazzo, 9009, Jd. Oswaldo Cruz - São José dos Campos/SP
Fone: (12) 3947-0000

Hospedagem
Para usufruir da tarifa promocional no Hotel Nacional Inn, no ato de sua reserva, informe ser participante do Encontro Lean São José dos Campos.
Valores de diárias compreendem o período de 23 a 25 de outubro, podendo sofre alteração para outras datas.


Single Double Conheça o Hotel
R$ 188 R$ 228 www.nacionalinn.com.br


Fale com o Lean Institute Brasil:
(11) 5571-0804 ou [email protected]

Saiba como chegar
Hotel Nacional Inn
 
APOIO REALIZAÇÃO