Com as condições macroeconômicas melhorando, nossos olhos podem passar novamente a mirar cada vez mais no futuro, buscando repensar produtos, mercados, investimentos etc.
Mesmo a Toyota, que sofreu tremendamente com a recessão mundial, após fazer uma reflexão sobre os erros cometidos recentemente, concluiu que eles estavam vinculados ao abandono dos princípios básicos, como a estratégia de investimento, a perda de foco nos clientes e a negligência no desenvolvimento de pessoas. Atualmente, a Toyota, após passar por mudanças profundas, inclusive pela substituição do CEO, faz um enorme esforço de volta ao básico (“back to basics”).
A crise reforçou a transformação lean em diversas empresas, muito embora tenha sido dada, em inúmeros casos, ênfase excessiva a reduções imediatas de custos. Agora, passada a turbulência, há condições para um salto na transformação lean da sua empresa.
Mas que salto seria esse? Como ir para frente na jornada lean neste novo cenário? A mensagem principal é não esquecer os fundamentos. Observamos que muitas empresas continuam empregando ferramentas lean escolhidas sem critérios claros, sem vínculo com as necessidades do negócio e, muitas vezes, sem que o básico e fundamental esteja adequadamente compreendido e disseminado.
Avaliar a demanda e a capacidade para evitar desperdícios e sobrecarga é sempre um dos maiores desafios de qualquer organização. Após a grande turbulência que sofremos, este é um bom momento para refletir sobre alguns destes elementos básicos.
A começar, conhecer bem a demanda real e definir a capacidade, objetivando torná-las o mais próximas possível. Sempre que a capacidade estiver acima da demanda, haverá desperdício. Por outro lado, sempre que a demanda for superior à capacidade, haverá sobrecarga, conforme mostra a figura abaixo.
Compatibilizar demanda e capacidade

A melhora nas condições econômicas pode nos levar a concentrar nos desafios do crescimento e, assim, nos fazer esquecer, tanto da necessidade de continuamente melhorar o desempenho atual, como também buscar desenvolver e lançar novos produtos e alcançar novos mercados de forma lean.
Nossa mais recente publicação, o livro “Kaizen Express - fundamentos para sua jornada lean” de Toshiko Narusawa e John Shook (já disponível) chegou na hora certa para refrescar nossas mentes, ajudando-nos a fazer uma revisão dos conceitos básicos.
Aproveite a oportunidade. Porém, leia o livro com um enfoque diferente. Não se limite a dizer “ah, isso eu já sei!” mas, ao contrário, aproveite a oportunidade para perguntar ”isso eu já faço?” e verificar “como faço”.
Você pode usar o livro para fazer uma reflexão e uma auto-avaliação da sua jornada lean pessoal e a da empresa. O “Kaizen Express” mostra como o lean é simples, mesmo sabendo que sua implementação é difícil.
Essa é uma boa oportunidade para você aprender mais sobre, por exemplo, a “administração genryo”, a estratégia de investimento linear em máquinas e pessoas para se preparar para incertezas futuras.
Um pequeno conto escrito em 1916, intitulado “Óbvio Adams”, ilustra o sucesso de uma administração simples e objetiva, com foco no gemba, nos clientes e nos processos, como a chave da capacidade competitiva. Esse texto nos mostra como, há quase um século, já havia a preocupação com a busca de soluções simples, evitando complexidades desnecessárias, com a necessidade de harmonização e motivação das pessoas, tanto na perspectiva dos clientes, quanto dos colaboradores, com a utilização de conceitos simples e visuais, com o foco no local onde as coisas acontecem (mais detalhes ver artigo “Óbvio Adams: lições de simplicidade”).
Este pode ser o salto na transformação lean. Relembrar os fundamentos e mudar o sistema de gestão e o estilo de liderança irão, efetivamente, contribuir para fortalecer a posição competitiva de sua empresa e ajudar a prosperar no futuro.