GERAL

Na liderança lean, “como” é o que faz a diferença

Flávio Augusto Picchi
Na liderança lean, “como” é o que faz a diferença
O sistema lean exige mudanças em todos os níveis, e uma das principais está na forma como a liderança exerce seu papel. É preciso entender quais maneiras de liderar vão trazer maiores e melhores resultados.

Toda empresa empenhada na transformação lean percebe rapidamente que boa parte do sucesso ou do fracasso de uma real e sustentável mudança de gestão depende da maneira com que a companhia estrutura, cultiva e evolui o modelo de liderança.

E cada vez mais executivos se interessam em desenvolver as capacidades de liderar, pois já entenderam que ela pode fazer toda a diferença, tanto para os resultados da organização, quanto para suas próprias carreiras.

Então, o que muda, quando falamos das competências dos líderes envolvidos na transformação lean de uma empresa?

“O quê” o líder faz não muda tanto, seja numa companhia lean ou não. Diversos livros, cursos e MBAs executivos enfatizam vários papéis das lideranças. Por exemplo, estabelecer objetivos, engajar e motivar as pessoas, desenvolver o ambiente necessário e garantir que todos estejam trabalhando na mesma direção, rumo aos resultados esperados.

Claro que um líder lean busca todas essas coisas e mais algumas, mas a maior diferença está em “como” ele exerce a liderança.

É o que chamamos de “Liderar com Respeito”, uma série de conceitos e práticas lean que, em resumo, tem por objetivo construir uma relação entre líderes e liderados que faça com que todos estejam alinhados, visando maior agregação possível de valor para os clientes em tudo que se faz. Ao mesmo tempo, na revelação e eliminação de desperdícios em cada processo e na resolução cotidiana de problemas, com a participação de todos.

Por exemplo, no alinhamento e desdobramento de metas estratégicas. No sistema lean, metas são sempre acompanhadas de uma ampla discussão sobre como elas serão atingidas. E tanto os objetivos como as formas de alcançá-los são desdobrados até os locais de trabalho através da conexão dos objetivos estratégicos com o Gerenciamento Diário (GD).

A promoção desse alinhamento ocorre de maneira bem diferente no sistema lean. Os líderes se relacionam com as equipes no gemba (onde as coisas acontecem), integrando rotinas de gestão com rotinas diárias da operação – e não somente em salas de escritórios ou reuniões.

A inserção da visão do cliente nos objetivos de todos os níveis, através de indicadores de satisfação, qualidade e outros, e a busca implacável pela melhoria nesses aspectos, por meio do exemplo, também são características de como o líder lean atua.

Outro aspecto é como o líder estimula a melhoria permanente dos processos. Ele precisa conhecer a natureza do trabalho e como esse é realizado pelos funcionários, para identificar os obstáculos que a gerência precisa eliminar para chegar ao bom desempenho.

Seu papel é estimular as pessoas a identificar desperdícios, problemas e a resolvê-los com método científico, procurando e eliminando as causas, de forma rápida e definitiva. Para isso, deve atuar fazendo perguntas que desenvolvam as pessoas e estimulem suas iniciativas.

Mais um exemplo é sobre como o líder aprende. O primeiro aspecto é nunca se acomodar e sempre buscar novas formas de liderar. Para isso, é preciso humildade e disposição para estudar, conhecer boas práticas e se desenvolver, praticando através de pequenos experimentos na forma como interage com as equipes, avaliando  resultados, errando e acertando.

Esses são só alguns exemplos de como o líder lean atua. Eles dependem basicamente da incorporação de novas práticas no dia a dia, o que parece simples, mas que exige muita disciplina para mudar modelos mentais consolidados.

Uma boa oportunidade para aprender tudo isso através da troca de experiências com outros líderes será o Lean Summit 2023, dias 20 e 21 de junho, em São Paulo.


Nesse que é um dos maiores eventos sobre lean do mundo, o tema liderança e talentos terá destaque com várias sessões voltadas a explicar “como” ser um líder lean. Por exemplo:

- como aprender a liderar; e como liderar para aprender;

- como mudar o mindset e as práticas de liderança;

- como a alta direção transforma a cultura e a gestão;

- como integrar pessoas, processos e novas tecnologias;

- como formular e executar a estratégia;

- como liderar com respeito para conexões humanas valiosas... E tantas outras.


Fique atento às formas com que você exerce seu papel de líder e como interage com sua equipe no dia a dia. Tente entender as práticas necessárias da liderança lean e adote alguns desses “comos”. Com pequenos experimentos nesse sentido, você, seu time e os clientes, sem dúvida, serão beneficiados. E isso, certamente, vai impactar de maneira positiva os resultados da empresa.

Publicado em 07/06/2023

Autor

Flávio Augusto Picchi
Senior Advisor do Lean Institute Brasil

Leia também