GERAL

Lean Summit 2023: Acelerando a Evolução da Gestão no Brasil

Flávio Battaglia
Lean Summit 2023: Acelerando a Evolução da Gestão no Brasil

Uma jornada lean de sucesso é feita de sucessivos esforços que, colocados em curso de maneira apropriada, tendem a se potencializar, criando  uma espécie de “energia vital” que vai retroalimentado novas iniciativas a cada dia, tornando a transformação lean mais ampla e sustentável. É assim dentro das organizações e tem sido assim entre as organizações.

Para isso, é fundamental termos a oportunidade de compartilhar e aprender uns com os outros. De maneira sincera e profunda, fazer de nossas experiências algo que possa contribuir para os avanços do próximo. Tanto no sentido de passar, em detalhes, o que já se fez e como se fez, quanto na direção de observar e aprender com as experiências dos outros – os aprendizados, as dificuldades, os problemas, as soluções e os resultados. Assim, conseguimos encurtar caminhos, economizando tempo e recursos de diversas naturezas.

Há tempos, percebemos que as iniciativas lean mais consistentes são justamente aquelas em que se desenvolve, de maneira intencional, práticas de aprendizado conjunto, network e conexões transparentes com terceiros e parceiros que têm coisas interessantes a dizer e a mostrar. Isso tanto dentro da própria organização, entre suas diferentes áreas funcionais e departamentos, mas principalmente entre empresas diferentes, muitas vezes de negócios absolutamente distintos. São iniciativas “oxigenadas”: elas respiram, pulsam e se adaptam.

Nesse contexto, a comunidade lean brasileira e internacional – organizações de praticamente todos os setores da economia, representadas por seus líderes e liderados que estão cotidianamente envolvidos (ou pretendem estar) numa jornada lean – terão uma oportunidade única de aperfeiçoar essas conexões, fortalecer relacionamentos, intensificar as experiências e aprender com os pioneiros. Um momento importante para a comunidade lean se avizinha.

Estamos falando do Lean Summit 2023, que vai acontecer nos dias 20 e 21 de junho, no World Trade Center (WTC), em São Paulo. O encontro deste ano tem importantes significados, pois será o primeiro depois da pandemia, contaremos com a especial presença da Toyota em nossos palcos e celebraremos os 25 anos que se passaram desde o primeiro Lean Summit, que realizamos em 1998. Já podemos afirmar que será o maior encontro presencial sobre lean realizado não só no Brasil, mas também no mundo.

Parte importante da comunidade lean brasileira cresceu e se desenvolveu em meio aos Lean Summit. Historicamente, o evento tem contribuído para inspirar a evolução da jornada lean em inúmeras empresas. A energia gerada e absorvida pelos participantes é rapidamente convertida em inciativas concretas, motivadas pelas percepções de que é possível fazer. “Eu vi no Summit!”

Dessa vez, isso tudo será intensificado. Isso porque 120 líderes envolvidos diretamente com a prática lean em 70 importantes organizações estarão no encontro para contar, em detalhes, com dados e fatos, de forma aprofundada, suas histórias, dores, aprendizados e reflexões. As empresas palestrantes convidadas, por diversos critérios e perspectivas, são exemplos modelares e referenciais de implementação lean no Brasil.

Acreditamos se tratar de algo talvez um pouco maior do que somente um evento. Enxergamos como uma experiência imersiva, uma vivência aprofundada e essencial para quem quer e precisa começar lean da maneira certa ou pretende evoluir na jornada buscando caminhos mais eficientes. Uma oportunidade única para estar em contato com as fronteiras do conhecimento e estabelecer conexões permanentes com outros profissionais, potenciais parceiros e organizações praticantes.

O Lean Summit 2023 foi pensado e estruturado exatamente para proporcionar essa experiência imersiva aos participantes por meio de oito “trilhas” de conteúdos e conhecimentos práticos que representam, atualmente, os pontos mais importantes para o sucesso de uma transformação sob a ótica da gestão:

 

- Clientividade e proposta de valor;

- Cultura e sustentabilidade;

- Estratégia e sistema de gestão;

- Excelência operacional;

- Inovação, novos modelos de negócios e desenvolvimento de produtos;

- Liderança e talentos;

- Supply chain e logística;

- Transformação digital.

 

Tudo isso será permeado por testemunhos e reflexões de CEOs, diretores, gerentes, especialistas lean, entre outras lideranças, de grandes e renomadas organizações como Toyota, Itaú, Bradesco, Nestlé, Embraer, Dell, Mercado Livre... só para mencionarmos alguns exemplos. Estamos certos de que todo esse conteúdo ou parte importante dele tem o potencial de “chacoalhar” qualquer companhia, acelerando e potencializando iniciativas. Pode ser um ponto de inflexão para indivíduos e equipes envolvidas com a transformação.

Teremos também especialistas internacionais como John Shook, “lenda viva” do no mundo lean que nos inspira e apoia desde o início, Katie Anderson, especialista em liderança lean, autora do livro “Learning do lead, leading to learn”, e Nigel Thurlow, expert em lean digital e transformação digital, autor do livro “The Flow System”.

E vamos ao gemba! Organizamos visitas presenciais em empresas avançadas – Embraer, Mercedes-Benz, Leroy Merlin, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), CI&T e Instituto de Oncologia do Vale (IOV) – para podermos observar “in loco”, dentro das companhias, como elas estão revelando problemas, experimentando soluções, buscando resultados e estruturando modelos de gestão mais sustentáveis.

Para aprofundar ainda mais o conhecimento, teremos também workshops pós-evento exclusivos e com especialistas nacionais e internacionais:

- “The flow system, a evolução do pensamento ágil e enxuto na era da complexidade”, com Nigel Thurlow;

- “Leading to learn, como criar uma cadeia de aprendizado através da liderança lean”, com Katie Anderson;

- “Gerenciamento Diário (GD) para executar a estratégia”, com José Roberto Ferro e Robson Gouveia;

- “A nova jornada do cliente, como escalar vendas através de um modelo de gestão lean”, com Renata Centurión e Angelica Regazzini.

 

O Lean Institute Brasil (LIB) organiza o Lean Summit Brasil desde 1998. Já realizamos 13 edições do encontro com centenas de empresas, compartilhando experiências, lições e aprendizados para milhares de participantes.

Por tudo isso, acreditamos que a 14ª edição do encontro, que vai ocorrer dias 21 e 22 de junho, será um momento muito importante para a comunidade lean. Serão dois dias dedicados à evolução e aprofundamento das práticas lean de gestão no Brasil e no mundo. Um “hub” de conhecimentos e conexões para serem utilizados de maneira prática e imediata. Assim, buscamos contribuir para acelerar os avanços e o amadurecimento do “ecossistema lean”, conectando indivíduos, iniciativas e organizações.

Publicado em 03/05/2023

Autor

Flávio Battaglia
Presidente do Lean Institute Brasil

Leia também