GERAL

Compartilhar e aprender “com os outros” é nossa recomendação para 2023

Flávio Augusto Picchi e Flávio Battaglia
Compartilhar e aprender “com os outros” é nossa recomendação para 2023
A história e evolução do sistema lean já comprovou que quando organizações distintas compartilham experiências de sucessos, elas ganham tempo, economizam recursos e esforços, e a transformação da gestão torna-se muito mais efetiva.

Sempre que um ano vai terminando, é inevitável pensarmos sobre os grandes  desafios do período que se avizinha. Em 2023, um deles será fortalecer nossa capacidade de aprender. Embora a “Era do Conhecimento” não seja mais algo do futuro, potencializar esse processo ainda é um desafio. E será, cada vez mais, o fator decisivo entre sucesso e fracasso. Nesse sentido, acreditamos que uma das maneiras mais eficientes para acelerar a jornada lean, no ano que vem, será intensificar nossa capacidade de compartilhar experiências e aprender com outros indivíduos e organizações.

A comunidade e o movimento lean no Brasil – e no mundo – só têm a ganhar, em termos de força e profundidade, se formos capazes de aumentar nossa consciência sobre a importância de compartilhar. Sobre a necessidade de aprendermos, cada vez mais, a absorver experiências e conhecimentos “acumulados” de forma intensiva e recorrente. Isso pode nos poupar muita energia e encurtar drasticamente os caminhos percorridos em busca da excelência.

Esse fenômeno se torna ainda mais forte e relevante quando envolve  organizações de diferentes setores, em diferentes estágios da transformação. Claro que sempre haverá diferenças entre elas, mas a similaridade das dores e os caminhos escolhidos para transformar podem ser inspiradores. A história da evolução do pensamento e da prática lean sugere que quando empresas diferentes compartilham e absorvem experiências de sucesso e fracasso, isso reduz consideravelmente o tempo e o esforço envolvidos na transformação de cada uma delas individualmente.

Quem conhece e pratica a gestão lean sabe que uma de suas bases é promover o compartilhamento, a troca de experiências e aprendizados entre os indivíduos. Todos os conceitos e práticas lean pressupõem pessoas trabalhando e aprendendo juntas, participando de maneira ativa na construção de processos e rotinas gerenciais mais produtivas e efetivas. Portanto, sabemos que isso acelera o aprendizado e perpetua boas práticas.

Acreditamos que esse espírito de cooperação, que permeia o sistema lean dentro das organizações, deve ir além. Para que possamos avançar de maneira mais rápida e consistente, vamos precisar aumentar nossa capacidade de trocar e aprender com outras companhias. Se formos capazes de ampliar essa “polinização cruzada”, aproveitaremos de maneira muito mais intensa o atual contexto mundial de desafios inéditos e de inovação acelerada.

Trata-se, portanto, de uma necessidade premente daqui em diante: estarmos, todos, cada vez mais conectados e pré-dispostos a entender o que os outros estão fazendo e como estão fazendo. E sermos capazes de observar e transportar esses aprendizados para nossa própria realidade, para nossos negócios e nosso dia a dia.

Com o objetivo de dar nossa contribuição para que esse processo de aprendizagem coletiva e evolução ganhe velocidade e profundidade, em junho de 2023 realizaremos o Lean Summit, que será presencial e acontecerá na cidade de São Paulo.

Organizado pelo Lean Institute Brasil (LIB) há 24 anos, trata-se do maior encontro brasileiro sobre lean – e um dos mais relevantes no mundo – e que está sendo desenvolvido exatamente para intensificarmos o compartilhamento, a troca e o aprendizado entre indivíduos e organizações.

Será uma oportunidade única de nos vermos, novamente, num grande encontro presencial, com toda a comunidade lean reunida, ampliando conexões, compartilhando histórias, casos, resultados, dificuldades e soluções. Para que, juntos, possamos superar, cada vez mais e melhor, os desafios que se mostram à nossa frente.

Feliz Ano Novo Lean!

Publicado em 20/12/2022

Autores

Flávio Augusto Picchi
Senior Advisor do Lean Institute Brasil
Flávio Battaglia
Presidente do Lean Institute Brasil

Leia também