O lean, com o passar do tempo, vem se consolidando como um modelo de gestão que vai além da aplicação na manufatura. Sua abordagem tem a abrangência do negócio desde o planejamento estratégico, por meio do hoshin kanri, até as funções que compõem o negócio, tais como vendas, rh, compras, engenharia, entre outras.
A área de vendas, como parte importante do negócio, tem um papel fundamental para a empresa atingir os resultados almejados na sua plenitude da aplicação do lean como modelo de gestão. Para que isso aconteça, é preciso definir o propósito de vendas sob a ótica desse novo modelo de gestão, repensar os processos e mudar o modelo mental das pessoas.
Do ponto de vista lean, o propósito de vendas vai muito além de simplesmente vender a qualquer custo. Deve ir na direção cada vez mais próxima de atender às expectativas do cliente e trazer estabilidade para o negócio por meio de previsões mais acuradas e ações para garantir essa estabilidade.
Quanto aos processos, é necessário repensá-los para reduzir os desperdícios e prover valor para o cliente, criando soluções que vão além do simples fornecimento de um produto ou serviço. Manter o cliente por toda a vida é um dos objetivos dos processos de vendas e pós-vendas na empresa lean.
As pessoas da equipe de vendas têm papel fundamental para o sucesso dessa nova mentalidade. Mudar seu comportamento, muitas vezes de um simples colocador de pedidos para um analista de vendas que ouve o cliente, entende quais são seus planos futuro e funciona como um radar para a empresa, fazendo a conexão com produção e o desenvolvimento de produtos, gera novas demandas e produtos que atendam a necessidade do cliente.
Este treinamento apresentará quais são as estratégias, processos e mudanças necessárias para a área de vendas, visando a atingir os resultados almejados com a gestão lean.