Introdução ao Hoshin Kanri e Gerenciamento Diário


O desdobramento da estratégia, ou hoshin kanri, é um sistema de planejamento que permite alinhar funções e atividades com os objetivos estratégicos mais importantes da organização. Combina os recursos disponíveis com as atividades-chave de modo que apenas o que é realmente importante seja perseguido. Mostra ainda, de forma introdutória, como focalizar e alinhar atividades de melhoria e envolver os diversos níveis na prática do PDCA para os resultados desejados. 

O conceito de Gerenciamento Diário remete ao acompanhamento e gestão dos principais indicadores do negócio, definidos a partir do desdobramento estratégico, ou hoshin kanri. A frequência diária dessa prática, nos diversos níveis, cria ciclos rápidos de aprendizado, solução de problemas e respostas às necessidades da organização, tornando-a mais preparada e estável.


BENEFÍCIOS PARA VOCÊ E SUA EMPRESA

Busca desenvolver a mentalidade necessária para criar um sistema de gestão com desdobramento de objetivos específicos a partir das necessidades do negócio, gestão visual e atuação da liderança no desenvolvimento de pessoas e na solução rápida de problemas.

Os principais elementos do sistema lean de gestão e como eles se integram para compor um todo coerente.
A maneira lean de fazer a gestão da estratégia: Hoshin Kanri.
O gerenciamento diário como fundamento para conectar a estratégia com as práticas do dia-a-dia.

  

PROGRAMA DE APRENDIZADO:

O participante deverá entrar na plataforma, e realizar o pré- work (trabalho preparatório a ser realizado antes do dia 03 de maio), que consiste:

Aula assíncrona (EAD): Origens e aplicações do pensamento lean;
Conhecendo o Miro: plataforma interativa por onde serão realizadas as dinâmicas em grupo.

 

Aula ao vivo:

Conceitos do planejamento estratégico Lean - hoshin kanri
A estrutura do sistema de desdobramento da estratégia;
Ciclo PDCA do desdobramento da estratégia;
O A3 como ferramenta para o desdobramento;
Como tornar o desdobramento da estratégia parte da cultura;
Conceitos do Gerenciamento Diário;
Projetando o GD operacional e o GD Gerencial;
Como operacionalizar os GDs;
O papel da liderança.

FORMATO - Workshop virtual (ao vivo) realizado junto a turma do PPFL Indústria (Programa Prático de Formação Lean), que permitirá a interação em tempo real com o instrutor e realização de dinâmicas com os participantes.

CARGA HORÁRIA - 8 horas (03/maio das 08h30 às 17h30)

O participante deverá entrar na plataforma, e realizar o pré- work (trabalho preparatório a ser realizado antes do dia 03 de maio), que consiste:

  • Aula assíncrona (EAD): Origens e aplicações do pensamento lean;
  • Conhecendo o Miro: plataforma interativa por onde serão realizadas as dinâmicas em grupo.

 Aula ao vivo:

  • Conceitos do planejamento estratégico Lean - hoshin kanri
  • A estrutura do sistema de desdobramento da estratégia;
  • Ciclo PDCA do desdobramento da estratégia;
  • O A3 como ferramenta para o desdobramento;
  • Como tornar o desdobramento da estratégia parte da cultura;
  • Conceitos do Gerenciamento Diário;
  • Projetando o GD operacional e o GD Gerencial;
  • Como operacionalizar os GDs;
  • O papel da liderança.
  • Gestores industriais, que atuem como agentes de transformação e sejam voltados ao planejamento estratégico em suas empresas;
  • Organizações que desejam evoluir no desdobramento da estratégia e/ou que desejam evoluir na gestão visual da estratégia;
  • Especialistas em melhorias de processos interessados em adquirir e consolidar o conhecimento sobre planejamento estratégico e construção do gerenciamento diário.
Apostila do treinamento (PDF)
Investimento

R$ 1.180,00

Formas de Pagamento
  • Boleto bancário;
  • Depósito bancário;
  • Cartões de crédito Visa ou Master (até 6x sem juros).
Data final para inscrição: Dois dias antes da realização do workshop, até às 17 horas ou até esgotarem as vagas.
Descontos para o mesmo ou para treinamentos diferentes
15% A partir de 4 inscrições
6X SEM
JUROS
Para todas as compras

Instrutor(es)

03/05/2024
Ao Vivo

Mario Ferrari

Senior Lean Coach

Com mais de 20 anos de experiência com transformação lean. Foi responsável pela coordenação do grupo de liderança da AstraZeneca do Brasil no desenvolvimento da jornada lean por 6 anos. Apoiou a planta da AstraZeneca do México (cidade de Lomas Verdes) na implantação da jornada lean e posterior acompanhamentos de sua evolução através de assessment - LMT - Lean Maturity Tool. Experiência de 35 anos em empresas multinacionais de grande porte como Rhodia, Akzo Nobel e AstraZeneca atuando em gerência de engenharia e excelência operacional, produção, manutenção, projetos e compras. Engenheiro Operacional em Processos de Produção com pós graduação em Administração da Produção.

Nilson Rodrigues da Silva

Gerente de Projetos

Possui mais de 20 anos de experiência com transformação lean em empresas de diversos setores, melhorando processos e desenvolvendo pessoas. Foi corresponsável pela implantação do Sistema ABS (ABS - Alcoa Business System) na divisão de extrudados de alumínio, implantação de conceitos e ferramentas Lean em unidades do grupo ZF setor automotivo e AGI Growth empresa canadense com presença mundial no setor agrícola. Alguns de seus projetos trouxeram milhões em redução de custos. Fez parte também do programa Jishuken Toyota no desenvolvimento de fornecedores em TPS/Lean pela BRASA (Associação de fornecedores Toyota). Criador das primeiras revistas em quadrinhos Lean do Brasil, ministrou cursos, workshops e disciplinas de MBA em diversas instituições. Possui qualificação em Black Belt Lean Six Sigma. Formado em Gestão de Negócios, pós-graduado em Gestão Financeira pela FGV-SP e pós-graduando em Neurociência e Comportamento pela Universidade PUC-RS.

Turmas Disponíveis

03/maio
08h30 às 17h30
Ao vivo

TREINAMENTOS EXCLUSIVOS - ONLINE E PRESENCIAL
Solicite este treinamento para sua empresa