160 participantes, 5 palestrantes,
casos brasileiros e internacionais
No dia 26 de novembro de 2013, o Lean Institute Brasil (LIB)
promoveu o 1� Lean Summit Sa�de,
primeiro evento totalmente dedicado ao assunto realizado pa�s. Foram 160 participantes,
vindos de todas as regi�es do Brasil (12 Estados), dos EUA, Chile e Uruguai.
Mais seguran�a para o paciente, muito menos desperd�cios
O evento teve como objetivo ampliar a consci�ncia a respeito
do potencial de aplica��o,
promover a troca de experi�ncias e aprendizados, aproximar organiza��es e profissionais
interessados
e apresentar ideias e exemplos que representem a fronteira do conhecimento (no Brasil
e no mundo).
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A jornada lean na sa�de
A ess�ncia lean � a cont�nua elimina��o dos desperd�cios,
que permeiam praticamente todos os tipos
de processos: assistenciais, de suporte e administrativos. Se formos capazes de
eliminar o esfor�o
desnecess�rio, haver� mais tempo e recursos dispon�veis para as atividades realmente
importantes.
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Programa��o do evento
5 Sess�es, 4 empresas, 5 palestrantes
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O caminho para lean na sa�de
Dr. John Toussaint
Fundador e CEO da Thedacare Center for Healthcare Value
Abordou princ�pios, sistemas de trabalho e comportamentos
que precisam ser constru�dos, nutridos e refinados ao longo do tempo para que a
transforma��o lean se sustente. John mostrou as etapas do caminho de transforma��o
com base nas experi�ncias assimiladas ao longo dos �ltimos 8 anos, per�odo em que
visitou 120 organiza��es em 12 pa�ses.
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O poder do gemba
Helen Zak
Diretora de Opera��es da Thedacare Center for Healthcare Value
Mostrou como hospitais est�o descobrindo o poder do gemba
para alavancar resultados em qualidade, custos e satisfa��o de pacientes e colaboradores.
Gemba significa �lugar onde o trabalho acontece� e remete � necessidade de se estar
pr�ximo aos profissionais que tocam o paciente, engajando-os na busca por melhorias
e na resolu��o de problemas.
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Grandes mudan�as em pequenas organiza��es
Dr. Carlos Frederico Pinto
Diretor Executivo do IOV
Com limitados recursos financeiros e materiais, o Instituto
de Oncologia do Vale vem implementando lean desde 2008, com excelente resultados.
O caso, que foi apresentado pelo principal executivo da organiza��o, deixou evidente
como a gest�o de mudan�as, a melhoria cont�nua e a inova��o precisam estar integradas
para que funcionem bem em organiza��es de pequeno porte.
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Alinhando prop�sitos, processos e pessoas
Daniela Akemi
Gerente da Qualidade do Hospital S�o Camilo
A Rede S�o Camilo � pioneira na aplica��o das t�cnicas e conceitos
lean na �rea da sa�de no Brasil. Desde 2007, diversos projetos v�m sendo conduzidos
em diferentes unidades da Rede com diferentes graus de sucesso e resultados. Foram
compartilhadas as fragilidades do modelo adotado, as li��es aprendidas e as estrat�gias
para retomada diante dos novos desafios.
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Evolu��o gradativa:come�ando por processos cr�ticos de suporte
Roberto Chimionato
Gerente de Melhoria Cont�nua do Hospital S�o Francisco
A rede de Hospitais S�o Francisco iniciou sua jornada lean
em 2012, tendo inicialmente focado processos indiretos do cuidado, como CME, Farm�cia
e Almoxarifado, com objetivo de disseminar gradativamente a cultura na institui��o.
Um dos grandes desafios foi buscar o equil�brio entre a padroniza��o dos processos
e as necessidade espec�ficas da assist�ncia, fazendo com que o se processo tornasse
flex�vel, vi�vel e confi�vel.
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Abrang�ncia
Vindos de todas as regi�es do Brasil (12 Estados) e 3 pa�ses: EUA, Chile e Uruguai.
Sa�de: 70% - Ind�stria: 12% - Servi�os: 8% - Universidades e terceiro setor: 10%
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