A cada dois anos, o LIB promove um dos maiores eventos sobre lean do mundo. Com o objetivo de promover oportunidades de aprendizado e interação entre os participantes, os Lean Summits tornaram-se eventos de referência, reunindo periodicamente os maiores especialistas em lean do Brasil e do mundo.
O mais recente Lean Summit foi realizado em 2010, em São Paulo, com 1.100 participantes de 200 empresas atuantes em 15 setores diferentes da economia. Vieram profissionais de 15 estados brasileiros e 3 países, os quais tiveram a oportunidade de assistir e interagir em 68 palestras por 62 profissionais de 27 empresas. Inusitadamente, este Lean Summit contou com a apresentação de 9 presidentes de empresas, como a Fiat, Embraer, Volks, Cedro e outras. Suas palestras fundamentaram a importância do lean em diversas áreas de negócio e mostraram o envolvimento da alta administração na implementação desse sistema. Além disso, tivemos a participação de 6 dos maiores especialistas em lean no mundo: James Womack, John Shook, Takahiro Fujimoto, Rick Harris, Orest Fiume e Joe Murli. O evento foi coordenado por Alexandre Cardoso.
|
A primeira atividade do LIB foi a realização de um Lean Summit. Antes mesmo da criação formal do Instituto, realizamos o primeiro Lean Summit em 1998, em São Paulo, com cerca de 100 participantes. O segundo evento foi realizado dentro da fábrica da Mercedes, em São Bernardo do Campo, em 1999. Foi considerado um marco por ter criado a oportunidade, não só dos participantes assistirem a apresentações no auditório da empresa, como também de realizarem visitas e rápidos exercícios práticos, utilizando a fábrica como laboratório de aprendizado. Alcoa, Delphi e Invensys, que na época estavam dando os primeiros passos em suas respectivas jornadas lean, apresentaram seus casos de implementação. Estiveram presentes
200 participantes.
Inicialmente, o objetivo dos Summits era sensibilizar os participantes para o potencial e a utilidade dos conceitos. Além das apresentações de conceitos e exemplos em sala, eram realizados workshops práticos e visitas a empresas. Com o passar do tempo, passaram a se tornar grandes eventos, nos quais a Comunidade Lean foi se constituindo, fortalecendo e compartilhando seus sucessos e dificuldades. Os palestrantes internacionais, sempre presentes, traziam uma visão tanto de conceitos como de exemplos e experiências de outros países. James Womack esteve presente em todos os Summits e John Shook em seis deles.
|