Venha conhecer como organizações de diversos setores de Campinas e região estão revolucionando seus modelos de gestão e ultrapassando fronteiras através do lean.

Bosch
IMA
Siemens
Wabco
GKN
3M

Programação - 17/09
Quinta-feira

07h30 - Credenciamento
08h30 - Abertura
08h40
Lean Institute Brasil

Avançando a aplicação do lean com um modelo de transformação abrangente

Flavio Augusto Picchi

Vice-Presidente do Lean Institute Brasil

A maioria das empresas inicia sua transformação lean com foco na mudança de como o trabalho é feito, aplicando ferramentas lean para desenhar novos processos, o que é coerente com o princípio lean de aprender fazendo e de gerar resultados rapidamente. Muitas, entretanto, já perceberam como é difícil manter os ganhos obtidos, pois o lean exige mudanças culturais, de liderança etc. Esta palestra discutirá um modelo de transformação lean abrangente, que visa à obtenção de resultados mais profundos e sustentáveis. Será discutido como colocar em prática mudanças em aspectos muitas vezes pouco abordados, como a definição clara do propósito, o desenvolvimento de pessoas, o estilo de liderança, o sistema de gestão, as atitudes e os pressupostos.

09h00

Uma transformação nos serviços públicos

Fábio Pagani

Diretor Presidente

Paulo Zanella

Diretor Administrativo-Financeiro

A Informática de Municípios Associados S/A (IMA) - fundada em 1976 - é uma empresa de economia mista que tem como principal acionista a Prefeitura Municipal de Campinas (PMC). Presta serviços nas áreas de tecnologia da informação, comunicação e atendimento ao cidadão, sendo responsável pelo desenvolvimento, manutenção e evolução de todos os sistemas que atendem à PMC. Nesta palestra, será abordada a aplicação do lean no setor público. A IMA apresentará detalhadamente todo o processo de capacitação do lean administrativo para os seus colaboradores e como essa prática está contribuindo para aumentar a competitividade do negócio e reduzir a complexidade dos seus processos. O nosso desafio é criar e implementar um modelo perene de gestão, que esteja impregnado no DNA dos líderes, que permeie por toda a organização e que seja o pilar resiliente nas influências das mudanças da gestão pública. O conteúdo que será apresentado demonstra porque a melhoria contínua e a sustentabilidade dos resultados somente são perenes quando as pessoas que participam da cadeia de valor estão devidamente engajadas e capacitadas.

10h40 - Coffee
11h00

Lean business – agregando valor de ponta a ponta

Cezar Zanini

Gerente Geral de Busines Excellence, Quality and Project Manager da Siemens

A jornada lean encanta, agiliza, simplifica, gera benefícios e mobiliza toda a empresa. Quando integramos toda a cadeia de valor de ponta a ponta, ela toma dimensões ainda mais impactantes. Para atingir toda a sua plenitude, os processos produtivos precisam estar conectados intensamente em todas as atividades dos negócios, sejam elas áreas administrativas, de vendas ou de suprimentos, incluindo a base do planejamento estratégico. A integração de toda a cadeia de valor, por meio do lean business, libera novos rumos de crescimento, produtividade e aprendizado. Este caminho, que será abordado nesta palestra, tem ajudado a Siemens nos seus desafios de inovar e de atender melhor os seus clientes.

11h40

Lean & green em células de produção

Andrea Brasco Pampanelli

Gerente Regional de Meio Ambiente – GKN Driveline Américas

A preocupação mundial com a sustentabilidade tem levado as organizações a investigarem cada vez mais alternativas para melhorar a seu desempenho ambiental e, assim, garantir o desenvolvimento dos seus negócios de forma sustentável. Seguindo essa ideia, o mesmo pensamento de se fazer mais com menos do pensamento lean pode ser adaptado para a melhoria dos fluxos que dão suporte à produção (materiais, energia e geração de resíduos) e que causam um significativo impacto ambiental, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de negócios mais sustentáveis. Serão apresentados os resultados da aplicação do modelo lean e green em células de manufatura em uma corporação multinacional de engenharia. Alguns dos principais resultados identificados incluem:
(1) Confirmação de todos os pré-requisitos do modelo lean e green.
((2) Lean e green é uma boa estratégia de prevenção da poluição: com a possibilidade de promover a redução de 10% no consumo de energia e de 30 a 50% no consumo de materiais e geração de resíduos.
(3) Lean e green pode ser utilizado com uma estratégia de redução de custos: com a possibilidade de reduzir cerca de 5 a 10% o custo operacional de uma célula de produção.

12h20 - Mesa redonda, sessão interativa
12h50 - Almoço
14h00

Redesenhando a logística operacional

Ângelo Diego Oliveira Brito

Engenheiro de Melhoria Contínua

Luís Fernando Echevarria

Analista de Melhoria Contínua

Desde 2008, a WABCO Brasil vem investindo fortemente em seus processos de manufatura, contudo o desenvolvimento logístico se mostrou altamente importante para o crescimento da fábrica e, assim, a melhora direta em sua eficiência e excelência. Dessa forma, será apresentado nesta palestra um novo conceito de ressurgimento logístico com material proveniente de armazém externo, situação muito comum em empresas com alto déficit de espaço físico.

14h40

Dividindo ciclos de melhoria para reduzir complexidade e garantir resultados sustentáveis

Marisa dos Santos

Gestora de Planejamento Estratégico e Melhoria Contínua

Com destaque para o novo sistema de gestão da planta de Campinas, a Bosch compartilhará a evolução do processo de melhoria contínua nas áreas de suporte (logística, qualidade e funções técnicas) que possuem interface direta com a cadeia de valor. Será apresentado como os ciclos de melhoria são conduzidos na prática, desdobrados das prioridades e metas da organização (sistemática e gestão visual).

15h20 - Coffee
15h50

O modelo de transformação lean na 3M

Ricardo B. Pacheco

Coordenador Lean

Guilherme H. Araujo

Coordenador Lean

A 3M do Brasil está desde 2002 na jornada lean, uma caminhada com muitos aprendizados e conquistas. Todo conhecimento adquirido resultou na construção de um modelo de manufatura implementado em todas as sete fábricas do Brasil. Já são mais de 100 linhas certificadas (25%), com resultados bastante expressivos. O sistema, que possui quatro camadas, se baseia na padronização do trabalho de toda a estrutura, desde operação até a alta liderança. Alguns elementos importantes do TPM (Total Productive Maintenance) e a busca incessante por melhoria contínua também fazem parte do modelo.

16h30 - Mesa redonda, sessão interativa
17h00 - Encerramento

Realização:

Patrocínio: