O que é Kaizen?


Melhoria contínua de um fluxo completo de valor ou de um processo individual, a fim de se criar mais valor com menos desperdício.

Há dois níveis de kaizen (Rother e Shook, 1999):

1. Kaizen de sistema ou de fluxo, que considera o fluxo total de valor. Dirigido pelo corpo gerencial.

2. Kaizen de processo, que foca processos individuais. Dirigido por equipes de trabalho e líderes de equipe.

O mapeamento do fluxo de valor é uma excelente ferramenta para se identificar um fluxo de valor e determinar em que pontos o kaizen de fluxo ou de processo é apropriado.

Dois Níveis de Kaizen

Artigo Relacionado - "As raízes do lean" - Autor: Jim Huntzinger - Lean Institute Brasil. Leia aqui o artigo completo.

"A Técnica Kaizen

O aspecto mais interessante daquilo que o TWI realizou, além claro do grande sucesso que as fábricas norte-americanas obtiveram durante o esforço de guerra, é o KAIZEN. O Kaizen se tornou uma das técnicas mais reconhecidas e utilizadas dos métodos de gerenciamento japonês ou to Sistema de Produção Toyota, TPS. Mesmo que o kaizen seja apenas uma de muitas ferramentas e/ou filosofia de produção lean, sua origem pode ser resgatada do início do século XX. Em suma, o método Quatro-Passos de Charles Allen pode ser considerado o avô do kaizen. Métodos de Trabalho - O Kaizen Original

Revendo um pouco os tópicos anteriores, o objetivo dos Métodos de Trabalho era dar ao supervisor um meio para melhorar a produção usando um método prático ao invés de um método técnico. O TWI queria dar aos supervisores, e obteve êxito nisso, um método simples mas eficaz para fazerem melhorias em suas áreas de trabalho num processo contínuo. O propósito dos cartões de bolso era manter suas idéias junto dos procedimentos, estando a disponibilidade do supervisor o tempo todo. O termokaizen é normalmente traduzido como melhoria contínua para melhor ou simplesmente melhoria contínua. O ponto que o TWI enfatizou sobre Métodos de Trabalho poderia literalmente ser a definição de kaizen hoje.

À gerência deve ser mostrado que os Métodos de Trabalho não eram uma tentativa de tornar os supervisores em engenheiros profissionais. Métodos de Trabalho irão ajudar os supervisores a fazer muitas pequenas melhorias nos seus serviços mais próximos. O TWI precisou enfatizar esses pontos ao gerenciamento, e os instrutores precisaram guiar os supervisores na direção das melhorias que poderiam estar próximas a eles, aquelas que poderiam ser feitas sem reestruturação de máquinas, ferramentas ou layout do departamento.

O alvo desse programa era ensinar aos supervisores a importância da melhoria contínua e suas técnicas.

Mais detalhes de como os programas do TWI se disseminaram na indústria japonesa serão explicados na própria sessão. Como será visto, é evidente que o Métodos de Trabalho é a base dos métodos do kaizen atual."


Voltar