Qual o papel do Gerente de Fluxo de Valor Lean?


Indivíduo com clara responsabilidade pelo sucesso de um fluxo de valor. O fluxo de valor pode ser definido no nível do produto ou do negócio (incluindo o desenvolvimento de produto), ou no nível da planta ou das operações (da matéria-prima à entrega).

O gerente de fluxo de valor é o arquiteto do fluxo de valor, identificando o valor conforme definido pelo cliente e liderando o esforço para se atingir um fluxo cada vez mais enxuto.

O gerente de fluxo de valor foca a organização no alinhamento das atividades e dos recursos em direção à criação de valor, embora nenhum dos recursos (financeiros, humanos, ativos etc.) realmente "pertençam" a ele. Assim, a gestão do fluxo de valor distingue entre responsabilidade, função do gerente de fluxo de valor, e autoridade, função de cada departamento que controla os recursos. O papel das áreas funcionais é fornecer os recursos necessários para atingir a visão do fluxo de valor, conforme definido pelo gerente do fluxo de valor. Este lidera por meio de influência, e não por imposição e, assim, pode ser igualmente eficaz em uma organização funcional tradicional ou organização matricial, evitando o erro comum das organizações matriciais, que é a perda de responsabilidade e de eficácia na tomada de decisão.

O arquétipo do papel do gerente do fluxo de valor é o engenheiro-chefe da Toyota, que tem poucos subordinados e recursos sob seu controle direto.


Voltar