O que é o cinco Ss?


Cinco termos relacionados, começando com a letra S, que descrevem práticas para o ambiente de trabalho, úteis para a gestão visual e para a produção lean. Os cinco termos em japonês são:

1. Seiri: Separar os itens necessários dos desnecessários - ferramentas, peças, materiais, documentos - descartando os últimos.

2. Seiton: Organizar o que sobrou, definindo um lugar para cada coisa e colocando cada coisa em seu lugar.

3. Seiso: Limpeza.

4. Seiketsu: Padronização resultante do bom desempenho nos três primeiros Ss.

5. Shitsuke: Disciplina para manter em andamento os quatro primeiros Ss.

Os Cinco Ss são normalmente traduzidos para o português como Senso de Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Padronização e Senso de Autodisciplina. Alguns praticantes do pensamento lean adicionam um sexto S para segurança, ou seja, estabelecer e praticar procedimentos seguros no chão-de-fábrica e no escritório.

Contudo, a Toyota costuma se referir a apenas Quatro 5s:

1. Analisar (Seiri): analisar aquilo que se encontra na área de trabalho, separando e eliminando o que não é necessário.

2. Classificar (Seiton): organizar os itens que são necessários de forma clara e fácil de usar.

3. Limpar (Seiso): limpar a área de trabalho, os equipamentos e as ferramentas.

4. Ficar "Novo em Folha" (Seiketsu): organização e limpeza geral resultante da prática disciplinada dos três primeiros Ss.

O último S, shitsuke (sustentar), é abolido por ser redundante dentro do sistema Toyota de auditorias diárias, semanais e mensais, que verificam o trabalho padronizado. Sejam quatro, cinco ou seis Ss, o ponto principal a ser lembrado é que o esforço deve ser sistemático, e não um programa isolado.

Artigo Relacionado: "Lean na Reciclagem de Materiais da Cooperativa Aliança" - Autor: Bruno Battaglia - Lean Institute Brasil. Leia aqui o artigo completo.

"No que se refere à necessidade de sensibilizar para a importância da organização e limpeza no ambiente de trabalho, os cooperados receberam um treinamento básico sobre os cinco sensos (5s). Para dar suporte à implementação dos conceitos apresentados no treinamento e contribuir com a organização das áreas, foi desenvolvida uma sistemática de avaliações semanais, nas quais são auditados os padrões de organização, com base em fotos de referência, como nos exemplos do estoque de fardos (Figura 2) e da área da balança (Figura 3):

Referências para o cumprimento dos 5s

organização do estoque de fardos
Figura 2: À direita, padrão de organização do estoque de fardos.

organização da área da balança
Figura 3: À direita, padrão de organização da área da balança.

Como reflexo da melhoria do fluxo e das condições gerais de organização do barracão, houve ainda um ganho de área de aproximadamente 20m², que transformou um depósito de materiais (Imagem 4A) na sala de treinamento e de reuniões da Cooperativa (Imagem 4B).

Estoque-de-materiais Sala-de-reuniões
Imagem 4: A) Antes - Estoque de materiais. (B) Depois - Sala de reuniões.


Voltar