Cultura e Liderança

Toyota: Os Segredos de uma Liderança com Respeito


Entenda as práticas de liderança da Toyota, que sustentam seus bons resultados ao longo de décadas, nas palavras de dois grandes líderes dessa fabricante automotiva, Bruno Kosima e Ademir Canal, no nosso último webinar “Liderar com Respeito”, apresentada no dia 23 de setembro.

Robson Gouveia
Tamiris Masetto

Toyota: Os Segredos de uma Liderança com Respeito

No último dia 23 de setembro, Bruno Kosima (Chefe de departamento – Toyota Latin America & Caribbean) e Ademir Canal (Diretor de Produção da Toyota do Brasil) compartilharam com a comunidade lean as práticas da Toyota em relação a liderança e inspiraram muitas pessoas.

A Toyota é uma empresa influenciadora quanto à sua forma de trabalhar, sua produtividade e resultados e quanto à qualidade de seus produtos. Tudo isso é sustentado por uma cultura organizacional que já conhecemos. Entre os pontos mais relevantes dessa cultura está uma liderança praticada com humildade e respeito pelas pessoas em primeiro lugar.

Veremos neste artigo um compilado das práticas e dicas da Toyota para uma liderança realmente apoiadora, humilde e respeitosa. 

  1. Exercite a liderança servidora

“Se você está no gemba, faça algo pelos trabalhadores”, Taiichi Ohno.

No livro “A Cultura Toyota”, há um capítulo inteiro dedicado a explicar a liderança servidora inspirada na frase acima, de Taiichi Ohno. Uma das premissas da organização é que o líder deve estar junto ao time no gemba. E isso não significa apenas estar lá fisicamente observando o que está sendo feito. Significa contribuir com o processo e com melhorias (kaizens) para o processo junto aos colaboradores.

Para isso, os líderes seguem a essência e a filosofia do Toyota Way, ou “Modelo Toyota”, que é baseado em dois pilares: 1) melhoria contínua (alcançada através de ter  humildade, consertar a rota e fazer ainda melhor – e, de preferência, fazer isso todos os dias) e 2) respeito às pessoas (ou seja, trabalhar em equipe e respeitar cada indivíduo na sua peculiaridade e na sua diversidade). Essa filosofia permite uma unidade de comportamentos e práticas entre todos os líderes da Toyota em todos os lugares do mundo.

Além desse ponto, é importante entender que a prática é fundamental para se alcançar a liderança servidora. A repetição de boas práticas traz a excelência. Ter ética, ser humilde, estar disposto a aprender e se desafiar sempre são exemplos de práticas que devem ser exercidas todos os dias para liderar para a melhoria contínua e com respeito.

  1. Pratique o genchi genbutsu e o kaizen todos os dias

A atitude genchi genbutsu significa ir ao local real onde as coisas acontecem (gemba) e ver com seus próprios olhos. Essa prática possibilita ao líder enxergar tudo que está acontecendo pessoalmente, encontrar melhores maneiras de fazer as coisas junto com o time, permite inspirar e motivar as pessoas e entender as coisas com fatos e dados. Além disso, fazer perguntas, que é uma prática do genchi genbutsu, força as pessoas a analisarem os fatos e, consequentemente, desenvolve-as nessa competência.

Também, diferentemente do que muitos pensam, não é necessário um workshop para se realizar um kaizen; ele deve ser praticado todos os dias no gemba. Estabeleça um tempo todos os dias para ir ao gemba. Não existe um tempo padrão para isso; o importante é ter o tempo que seja necessário de acordo com a sua realidade.

  1. Respeite as pessoas independentemente de qualquer coisa 

Na Toyota, o respeito pelas pessoas começa dando autonomia para todos os colaboradores, inclusive e em especial aos operadores da linha de frente. As pessoas são incentivadas a serem responsáveis pelos processos nos quais ela trabalha. Outra forma de respeito é o incentivo dado a todos para que deem sugestões de melhorias de diferentes tipos (no processo, no que se refere à sua execução, na ergonomia, de qualidade, na gestão etc.).

Essa prática proporciona um respeito mútuo entre todos, entre líderes e liderados. Também faz com que aquele “medo” de falar sobre os problemas e ser punido caia por terra, fortalecendo o sistema de melhorias da organização.

  1. Engaje a todos na transformação cultural de melhoria contínua

A cultura da Toyota é de expor e resolver problemas, e isso significa que todos são responsáveis. Para a mudança na cultura de uma organização acontecer, todos devem participar e se mobilizar. Não é verdade dizer que a mudança vem de cima para baixo ou vice-versa (pelo menos não na Toyota). A cultura é construída coletivamente por todos e depende da iniciativa de todos.

E há uma dificuldade enorme, muitas vezes, em mudar. Há resistência das pessoas, há o fato de todos acharem que está tudo bem e que não há nada a ser melhorado, há um medo inerente ao ser humano de mudar. A Toyota se diferencia nesse ponto. Essa prática da melhoria é exercitada sempre, e não apenas quando há uma crise ou uma dificuldade. Entende-se, na Toyota, que se não há um gap, deve-se criar um. Quando está tudo muito parado, deve-se criar a mudança. E a mudança mais importante e fundamental é aquela que vem de dentro para fora.

  1. Garanta que todos estejam alinhados sobre os valores fundamentais da sua organização

Quando a Toyota começou a se tornar uma empresa global, o então presidente da época, o Sr. Cho, teve uma preocupação de que todas as Toyotas ao redor do mundo mantivessem sua essência e seus valores e fundamentos (por exemplo, o trabalho padronizado, o just in time, o jidoka, o cliente em primeiro lugar etc.). Por isso, foi criado o Toyota Way como forma de registro das boas práticas e da essência da empresa. Assim, todas as unidades em qualquer lugar do mundo conseguem seguir esses valores e práticas.

Entretanto, isso não significa que as práticas devem ser engessadas. A essência e as raízes são as mesmas, porém os fundamentos devem ser sempre pensados e melhorados com o passar do tempo, bem como adaptados para o contexto e a necessidade de cada unidade em cada país em que ela está inserida.

  1. Conecte-se com as pessoas e desenvolva-as na melhoria contínua

O papel de um líder na Toyota, como já falamos, não é de um mero observador das atividades e do desempenho da empresa. Ele tem uma responsabilidade muito grande de trabalhar em conjunto com o time na melhoria contínua e, ainda mais, de desenvolver os colaboradores pautado nesse fundamento.

Isso significa que todos na Toyota são treinados quando ingressam na empresa, porém isso não para por aí. O treinamento e desenvolvimento desse profissional perdura por toda sua vida funcional, sempre pautado na melhoria contínua, no estímulo às perguntas certas e nas provocações de resolução de problemas quando eles surgem.

Para isso acontecer, é necessário conectar-se com as pessoas, ser um exemplo de boas práticas e de líder e, consequentemente, ser uma influência a todos. Conectar-se com as pessoas está diretamente ligado a ser claro e transparente. Por exemplo, quando o líder vai ao gemba para observar o trabalho que está sendo desempenhado, é importante que o colaborador entenda claramente que o que está sendo observado não é ele, mas sim a forma como o trabalho é desempenhada para que melhorias possam ser propostas e implementadas. Essa transparência e boa comunicação com a equipe gera uma confiança mútua, uma conexão e uma abertura para um bom desenvolvimento de todos.

 

Todas essas práticas que citamos da Toyota é o que a levam à excelência operacional, aos bons resultados sustentados por todos estes anos e, principalmente, à construção de uma liderança que respeita as pessoas e que as desenvolve profissionalmente. Além disso, isso torna a empresa uma referência para diversas outras, inclusive influenciando seus parceiros e fornecedores nessa mudança de mentalidade e de cultura.

Não espere para iniciar uma mudança profunda na sua organização

A primeira temporada da série “Liderar com Respeito” trouxe muitos líderes inspiradores em temáticas que centralizam nas pessoas, no indivíduo. Essa sempre foi a proposta quando a criamos. Os líderes da Toyota reforçaram a importância do apoio diário para lidar com o alto nível de incertezas que enfrentamos todos os dias e que as empresas enfrentam neste período de mudanças tempestivas.

Convidamos você a praticar essas dicas compartilhadas e registrar os resultados que obtiverem com elas. Para finalizarmos, vejam abaixo algumas dicas finais nas palavras dos participantes do webinar sobre como ser de fato um verdadeiro líder lean, um verdadeiro líder no modelo Toyota de ser:

  • Os resultados são importantes, mas nem sempre eles são atingidos rapidamente. Tenha paciência e persista.
  • Tenha orgulho de vestir a camisa de sua empresa e tenha humildade para liderar e saber que ainda há muito a aprender.
  • Busque a ascensão sua e de sua equipe por meio do desenvolvimento contínuo e da aprendizagem profunda e horizontal.
  • Pense sempre em processos corretos. Eles consequentemente o levarão aos resultados.
  • Desenvolva as pessoas da sua equipe para alcançarem os objetivos juntos.
  • Vá a fundo nos problemas. Analisá-los com profundidade garante uma solução adequada e efetiva.
  • Sozinho ninguém consegue fazer nada. Trabalhe em equipe. Aprenda com as pessoas.

Para assistir ao webinar completo, clique aqui e compartilhe com seus colegas.

Sobre os autores

Robson Gouveia é Head de Transformação Lean em Serviços e é o idealizador e mediador da série de webinars “Liderar com Respeito”.

 

Tamiris Masetto Manzano é editora e tradutora no Lean Institute Brasil.


Publicado em 16/10/2020

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