A Samarco (mineradora contratante) precisava concluir o escopo replanejado do canal como uma meta essencial para o ano de 2022. Essa obra é de fundamental importância para a mineradora.
A MRF (consórcio de construtoras composto por Milplan, Reta Engenharia e Flapa) se encontrava em situação complicada com relação ao prazo para conclusão do escopo da obra. Com o auxílio do lean, conseguiram aumentar a produção de concreto armado em 76% e o faturamento em 38% com apenas 1 mês de projeto. Com isso, garantiram o ritmo necessário para que escopo acordado com o cliente fosse cumprido. Vamos entender como eles conseguiram isso.
Afinal, qual o problema que precisava ser resolvido?
No mês anterior ao “projeto lean” foi repactuado um novo cronograma desafiador, pois o período de chuva se iniciaria em breve, o que dificultaria bastante a execução da obra.
Devido a essas dificuldades, a aderência ao planejamento semanal estava entre 40% e 50%, algo que impossibilitaria a conclusão dentro do tempo necessário. Com isso, foi identificada a oportunidade de aplicar os conceitos e as ferramentas lean.
Garantindo prazo e aumentando faturamento com lean na construção
Com um grande desafio e um curto período para implantação do lean, foi utilizada a abordagem “kaizen” em um período de quatro semanas. Iniciou-se com uma breve capacitação do time do projeto e posteriormente se mergulhou no entendimento dos problemas no campo (gemba) e no planejamento da obra. Após se entender bem o contexto e o estado atual da obra, desenvolveu-se um framework e foi realizada a aplicação de algumas ferramentas lean de modo situacional:
- Planejamento visual macro do emboque. A utilização do planejamento visual com a participação do time de planejamento e produção (engenheiros e encarregados) possibilitou que eles conseguissem o melhor encaixe das equipes com planejamento detalhado e estratégia para paralelização de atividades visando garantir o prazo acordado com o cliente. Com isso, eles conseguiram concluir o piso do emboque (início do canal extravasor) dentro do prazo acordado.
- Implantação da rotina obeya. Através da construção de uma obeya, a equipe buscou resolver problemas de comunicação interna entre setores. Assim, eles buscaram uma maior conexão entre os setores para agilizar a solução de problemas macro e uma maior integração entre as áreas.
- Implementação do Gerenciamento Diário. Com a implementação do Gerenciamento Diário no time de planejamento interno e nas frentes do emboque e da escadaria do canal extravasor, o envolvimento com a equipe de campo aumentou drasticamente, criando maior alinhamento do time e maior agilidade na solução de problemas.
- Introdução do Trabalho Padronizado. A introdução do Trabalho Padronizado do ciclo das escadarias do canal extravasor permitiu um detalhamento do ciclo de execução da atividade dos degraus da barragem com a participação dos encarregados e a validação com a engenharia . Assim, houve a possibilidade de redução das ociosidades do ciclo e potencial redução do ciclo de execução. Além disso, foi realizada a elaboração da Folha de Estudo do Processo na frente de serviço das escadarias, como conclusão desta análise chegou-se as seguintes ações: execução mais rápida da limpeza do canal, além de evitar com que a lama entrasse no canal, pois isto atrasava o início das atividades, após a análise chegou-se o tempo líquido disponível em uma hora, com potencial de aumento da produção em 10%.
- Kaizen. Por fim, a introdução dos kaizens na área do emboque e na escadaria permitiu uma análise em campo dos desperdícios e dos problemas vistos. Isso gerou uma discussão com o time do projeto e um plano de ação para sanar os desvios, além de possibilitar uma maior discussão sobre ferramentas, equipamentos e materiais pendentes e a separação de alguns trabalhos para que acontecessem antes da produção (por exemplo, a variação prévia do aço). Fato esse que auxiliou a conclusão do piso do emboque no prazo acordado com o cliente e um potencial de redução do ciclo de execução dos degraus da escadaria do canal extravasor
Os resultados gerados com a implantação do lean foram emblemáticos:
- o prazo repactuado foi cumprido;
- o volume produzido aumentou em 76% em relação aos meses anteriores;
- a aderência ao planejado mais do que dobrou, passando de 40% a 50% para 119%;
- o faturamento também aumentou 38% em relação a média dos últimos quatro meses.
Quais os próximos passos do lean no consórcio MRF?
O consórcio se prepara agora para o período de chuva, que é bastante improdutivo. . Publicamos recentemente no Linkedin do Lean Institute Brasil (LIB) um Infográfico com dicas para elevar a produtividade mesmo nesse contexto.
O consórcio também busca o estabelecimento de rotinas básicas do lean como o planejamento colaborativo semanal, obeya e o gerenciamento diário nesse primeiro passo.
Em paralelo continua a capacitar o time e já busca difusão de projeto piloto para outras obras das empresas consorciadas.
Porém, há um entendimento que isso tudo é só o início de uma jornada que ainda tem muito potencial, e que resultados ainda mais impactantes podem ser alcançados em médio e longo prazos, não somente nas obras, mas também em outras etapas e áreas.