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O problema com "verificar": pratique SAPD "Estudar-Ajustar-Planejar-Fazer" em vez disso!

Katie Anderson
O problema com "verificar": pratique SAPD "Estudar-Ajustar-Planejar-Fazer" em vez disso!

Com que frequência sua organização, sua equipe ou até mesmo você dedicam um tempo intencional para verificar, refletir, estudar e aprender sobre o progresso que estão fazendo em relação a metas ou iniciativas estratégicas?

E quão aceitável é para você ou para outras pessoas em sua organização ou equipe apresentar problemas ou "más notícias" para que você saiba como as coisas estão indo - ou não - na realidade?

Como verificar de forma eficaz: pratique SAPD em vez disso (Estudar-Ajustar-Planejar-Fazer)

No vídeo e no artigo de hoje, quero falar com você sobre a importância de verificar e estudar como parte do método científico - ciclos de Planejar-Fazer-Verificar-Agir (PDCA) ou Planejar-Fazer-Estudar-Ajustar (PDSA) - e Hoshin Kanri, conhecido como implementação estratégica em inglês.

E, mais importante ainda, quero falar com você sobre o problema com "verificar".

Desafio você a inverter a sigla PDCA ou PDSA para começar com a aprendizagem - com o estudo.

Estudar-Ajustar-Planejar-Fazer. SAPD.

Verificar é o processo para aprender.

Link do vídeo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=t_MES31Z4ew

A importância da função de verificação não é atribuir culpa ou ser punitiva, mas é realmente compreender para onde estamos indo e o progresso que estamos fazendo para chegar lá.

É um componente importante do Hoshin Kanri - ou implementação estratégica - e um componente crítico do ciclo Planejar-Fazer-Estudar-Ajustar também.

Como escrevi em "Aprendendo a liderar, liderando para aprender":

"A reflexão é o começo, não o fim do aprendizado."

O problema com o PDCA e o PDSA

No entanto, eu percebo que muitas vezes enfrentamos alguns problemas aqui no Ocidente quando estamos praticando o método científico ou "verificando" no Hoshin Kanri, em relação ao progresso em direção a uma iniciativa estratégica ou ao status do trabalho.;

O primeiro problema é que não dedicamos tempo para fazer a etapa de "Verificar-Ajustar" ou "Estudar-Ajustar".

Ficamos presos no ciclo Planejar-Fazer-Planejar-Fazer-Planejar-Fazer sem realmente aprender qual progresso estamos fazendo ou o processo que estamos passando, os obstáculos que estamos descobrindo.

Continuamos apenas fazendo como se estivéssemos jogando dardos no alvo, mas sem realmente entender se estamos no caminho certo ou fora do curso. Apenas olhamos para o resultado, sem compreender o processo.

Em segundo lugar, pela própria natureza da palavra "check", muitas vezes a vemos como uma atividade do tipo para "cumprir tabela".

Talvez façamos uma "verificação" superficial - aconteceu algo ou não? Verificar é apenas mais uma "tarefa" a ser feita, em vez de uma oportunidade de aprendizado.

E em terceiro lugar, a verificação pode ser interpretada como punitiva: Você fez ou não fez? Por que não?

Fazemos a "verificação" sem um ambiente seguro para compartilhar "notícias ruins" de que estamos fora do curso ou enfrentando problemas, ou talvez até mesmo de que um erro tenha ocorrido. Líderes que "verificam" fazem isso com uma atitude de culpar a pessoa, em vez de abordá-la a partir de um ponto de vista de aprendizado, de estudar o processo e como uma oportunidade de fazer ajustes para que possamos corrigir o curso e alcançar o objetivo que estamos tentando atingir.

Como podemos verificar para aprender?

Sugiro duas coisas como contramedidas para esses problemas.

Primeiro, afastemo-nos de começar o acrônimo do método científico. Não comecemos com PD ou "Planejar-Fazer". Em vez de usar "Checar-Agir", use "Estudar-Ajustar".

E o segundo é que invertamos o acrônimo para começar com "Estudar-Ajustar".

Estudar-Ajustar-Planejar-Fazer.

SAPD.

Uma mudança sutil, mas poderosa, em nossa mentalidade e ações.

O poder de uma mudança de mentalidade: comece com o estudo

A própria natureza de começar o ciclo com "Planejar-Fazer" pode facilitar a tendência de ficar preso nesse ciclo de "Planejar-Fazer-Planejar-Fazer" sem avançar para "checar" ou "estudar".

Portanto, vamos começar com "Estudar-Ajustar-Planejar-Fazer" e continuar a partir daí, e encarar o estudo como o início do nosso processo de aprendizado.

SAPD!

Não comece com a atitude de apenas "cumprir tarefa" ou querer atribuir culpa, mas veja o "verificar" como "estudar" de fato e como uma fonte de aprendizado.

O único segredo é a atitude em relação ao aprendizado

Como aprendi com o Sr. Isao Yoshino - o protagonista do meu livro Aprendendo a liderar, liderando para aprender:

"O único segredo da Toyota é a sua atitude em relação ao aprendizado."

Isso decorre da ênfase no estudo e ajuste que ocorre a partir de planos e do método científico. Estabeleça um objetivo e aprenda no caminho até ele.

Não podemos continuar fazendo apenas "Planejar-Fazer-Planejar-Fazer".

Precisamos estudar, refletir, aprender e corrigir o curso - ajustar e avançar.

Ter uma cadência regular e horários definidos para estudar, verificar, ajustar e avançar é fundamental para conseguir alcançar metas, tanto pequenas quanto grandes, na escala estratégica.

Junte-se ao movimento SAPD!

Você pode praticar o SAPD pessoal também!

Vamos começar a usar essa nova sigla - SAPD - e trazer essa mentalidade para tudo o que fazemos, desde nossa melhoria pessoal até os problemas menores que estamos tentando resolver, até as grandes iniciativas estratégicas.

Estudar-Ajustar-Planejar-Fazer.

Começar com a reflexão como fonte de aprendizado é a maneira como realmente vamos criar nossas próprias organizações que aceleram em direção à conquista dos objetivos que desejamos.

Como você pode começar a praticar o SAPD por conta própria?

Começar com o autoconhecimento (estudo) e a prática intencional e reflexão é o mais importante para o aprimoramento pessoal.

CLIQUE AQUI para fazer o download do template de reflexão diária!

Publicado em 14/11/2023

Autor

Katie Anderson
Coach de liderança e consultora
Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal