GERAL

Aprender rapidamente é forma eficaz para se diferenciar

Flávio Augusto Picchi
Aprender rapidamente é forma eficaz para se diferenciar
Principal objetivo do sistema de gestão lean é gerar aprendizado

Toda organização sonha em construir uma situação que a coloque num patamar diferenciado em relação aos concorrentes, cativando a preferência dos clientes, através do reconhecimento de algo especial nos seus produtos e serviços. Isso é a condição ideal para alavancar um crescimento competitivo e sustentável.

Quais seriam, então, os fatores determinantes para que uma empresa consiga isso?

Um senso comum que tem se formado nas discussões empresariais aponta que, muito mais importante que ativos, como máquinas e tecnologias, que podem ser comprados, o diferencial está nas pessoas, nos processos e na cultura, que precisam ser cultivados e desenvolvidos. No entanto, não basta ter esses elementos, mesmo em um nível elevado, se eles não evoluírem, pois rapidamente serão superados.

Isso nos leva a um fator-chave, que é como a companhia e suas pessoas aprendem, individual e coletivamente. É por isso que o principal objetivo do sistema de gestão lean é gerar aprendizado.

Para o desenvolvimento de um produto de sucesso é fundamental aprender sobre os potenciais clientes, suas dores, necessidades, preferências, etc. Para construir uma robusta cadeia de fornecedores é preciso aprender sobre os processos dos parceiros, suas dificuldades e fatores que podem facilitar a interação. Para melhorar processos internos precisamos que todos aprendam sobre os detalhes de cada atividade e como aperfeiçoá-la, de forma a atingir e superar os objetivos.

Em todos esses desafios, a gestão lean tem uma forma bastante particular para transformar a organização numa verdadeira máquina de aprendizado. Destaco alguns elementos.

O primeiro deles reside no papel dos líderes como facilitadores do aprendizado. Fazendo perguntas que estimulem as pessoas a sempre buscarem melhorias, usando métodos científicos de solução de problemas.

Para isso, as discussões precisam ocorrer no gemba, que é o local real onde as coisas acontecem, por meio da busca por fatos e dados. E as melhorias devem acontecer em ciclos rápidos de aprendizado, seguindo pequenos PDCAs, sigla das expressões plan, do, check e act que resumem um método de solução de problemas bastante difundido. Ou seja, planejar, experimentar, verificar os resultados, aprender com isso e, em seguida, ajustar ou padronizar.

O grande objetivo da gestão lean é criar uma cultura de busca incessante de kaizen, termo do idioma japonês que pode ser traduzido por melhoria. E isso pode ocorrer de diversas formas e em todos os níveis. Desde um simples “Cinco porquês”, que é uma das técnicas para encontrar causas raízes, até uma semana kaizen estruturada. E que ao final de uma melhoria implementada se busque sempre formas de disseminá-la por toda a organização, que é o que chamamos de yokoten. São fatores relativamente simples, mas que precisam ser praticados com disciplina.

Talvez você nunca tenha analisado a competitividade de sua companhia sob a perspectiva dessas perguntas: como a empresa e seus indivíduos aprendem sobre tudo que é relevante para o sucesso? O quanto isso ocorre de maneira sistematizada e sustentada? Como estabelecer um processo de aprendizado rápido, que ocorra todos os dias, em todos os níveis? Certamente são questões estratégicas que merecem uma maior atenção das organizações e dos líderes empresariais.

Publicado em 27/07/2023

Autor

Flávio Augusto Picchi
Senior Advisor do Lean Institute Brasil