GERAL

Uma nova era de Jidoka: como o ChatGPT pode alterar o relacionamento entre máquinas, humanos e suas mentes

Matthew Savas
Uma nova era de Jidoka: como o ChatGPT pode alterar o relacionamento entre máquinas, humanos e suas mentes

Uma exploração de como a inteligência artificial afetará a maneira como as pessoas trabalharão sugere possibilidades e desafios empolgantes para o desenvolvimento humano. A sociedade chegou ao ponto de apertar um botão e ser imediatamente inundada por informações técnicas e gerenciais. Claro que tudo isso é muito conveniente, mas se não formos cuidadosos, corremos o risco de perder a capacidade de pensar. Devemos lembrar que, no final, é o ser humano individual que deve resolver os problemas.

– Eiji Toyoda, Creativity, Challenge and Courage, Toyota Motor Corporation, 1983


Eu tive uma tarde produtiva. Eu consegui:

  • Escrever uma cópia de página de destino otimizada para SEO de três páginas do lean.org.
  • Escrever mais de 100 meta descrições para os resultados de pesquisa do Google.
  • Programar um aplicativo em Python que imita um quadro hora a hora e agrega os dados em gráficos.

Nada mal para uma tarde de sexta-feira já pensando no fim de semana. Mas posso estar recebendo muito crédito, porque na verdade não fiz nenhum desses trabalhos. O ChatGPT fez.


Olhando para o ChatGPT pelas lentes do Jidoka

Em novembro passado, a OpenAI, uma startup especializada em inteligência artificial (IA) apoiada pela Microsoft, lançou um chatbot chamado ChatGPT. A cobertura de notícias tem sido tremenda, e tenho certeza de que você já leu muitos artigos sobre isso. Mas eu gostaria de explorá-lo através de lentes lean, mais especificamente a do Jidoka.

O Jidoka é um dos pilares da casa do Sistema Toyota de Produção. Ele permite que as máquinas funcionem e parem automaticamente quando ocorre um defeito, liberando o operador para trabalhar em várias máquinas simultaneamente. E como as máquinas param apenas quando ocorre um problema, isso permite uma rápida identificação e solução de problemas.

O ChatGPT pode inaugurar uma nova era do Jidoka. Mas a relação que pode transformar não é entre humanos e máquinas, mas entre humanos e suas mentes. As consequências positivas incluem maior produtividade, principalmente em empregos de colarinho branco, e aprendizado acelerado. Mas a consequência negativa é que pode dificultar ou impossibilitar a detecção de problemas no desenvolvimento humano.


Automatizando tarefas tediosas

Vamos considerar as tarefas que realizei no final da tarde de sexta-feira.


Escrever uma cópia de página de destino otimizada para SEO de três páginas no lean.org e escrever mais de 100 meta descrições para os resultados de pesquisa do Google.

Eu – e outros membros da equipe do Lean Institute – somos capazes de realizar ambas as tarefas, mas de forma criativamente insatisfatória. Ainda assim, isso deve ser feitos para trazer o tráfego de pesquisa para o lean.org. É assim que aumentamos nosso público. O ChatGPT levou apenas alguns minutos para fazer o que nos levaria horas ou dias. Ele não apenas concluiu a tarefa com sucesso, mas foi além! Quando vi o ChatGPT começando cada meta descrição para artigos do Lean Post com “The Lean Post:”, eu perguntei: “Por que você está fazendo isso?”. Ele explicou que um título consistente demonstrava autoridade para o usuário e para o algoritmo do Google e estabelecia uma marca. Eu pensei: “por que não pensei nisso antes?”.


Programar um aplicativo em Python que imita um quadro hora a hora e agrega os dados em gráficos.

Tenho habilidades modestas em Python graças a um curso online de ciência de dados, mas não consigo programar um aplicativo. Então, com um simples comando e um toque no enter, observei com espanto quando o ChatGPT começou a programar minha solicitação. Quando pedi para colocar o aplicativo em uma interface gráfica de usuário, ele, surpreendentemente, o fez. Tudo bem que não era uma experiência de usuário que o Johnny Ive teria aprovado. Mas funcionou como pretendido. Imagine os operadores da linha de frente criando aplicativos personalizados com comandos de linguagem natural e aprimorando-os em vez de esperar infinitamente pela TI. O ChatGPT tem o potencial de democratizar o desenvolvimento de software.

Esses exemplos demonstram como o ChatGPT pode permitir que uma pessoa não qualificada como eu faça o trabalho de muitos trabalhadores de colarinho branco qualificados, simplesmente fazendo o trabalho para eles.


Customizando o Desenvolvimento Humano

Como alternativa, o ChatGPT pode ensinar habilmente qualquer número de assuntos, permitindo assim que as pessoas adquiram novas habilidades.

O desenvolvimento de um aluno é uma função da capacidade de um professor e da capacidade do aluno de acompanhar o professor. Infelizmente, nosso sistema educacional tende a fazer com que eles empurrem o aprendizado para o aluno em um ritmo e estilo fixos. O ChatGPT inverte esse modelo adaptando as instruções às preferências do usuário. Por exemplo, você pode pedir ao ChatGPT para explicar as coisas em termos simples ou complexos (por exemplo, “explique a eletricidade para mim como se eu tivesse dez anos”). Caso o usuário não entenda a explicação, ele pode consultar para obter mais detalhes ou uma explicação ainda mais simples (por favor, não me pergunte o nível que solicitei ao pedir uma explicação sobre eletricidade).

Surpreendentemente, o ChatGPT pode até formatar instruções. Por exemplo, quando pedi para fornecer um guia passo a passo sobre como fazer um café com leite em instruções de trabalho TWI (com pontos-chave e motivos em uma tabela), ele o fez.

O ChatGPT atende ao aluno exatamente onde ele está em seu processo de aprendizagem porque responde à consulta do usuário.


Considerando as Desvantagens

Mas há problemas significativos com o ChatGPT: ele dificulta a detecção de problemas – a outra função principal do Jidoka. E os professores já sofrem muito para saber se foram os alunos ou o ChatGPT que escreveu os trabalhos. Se os alunos utilizarem o pensamento de uma máquina e um professor não puder detectar isso, como ele poderá avaliar o progresso do aluno?

Além disso, o ChatGPT tende a inventar coisas – um fenômeno de IA chamado de “alucinação”. Mas sem recorrer ao antiquado Google, é fácil tomar suas respostas como factuais. E isso pode constituir não apenas respostas, mas também fontes. Quando pesquiso no Google e clico em um link, o site e o autor são marcadores de autoridade que me ajudam a decidir se devo confiar no conteúdo. E se eu quiser uma segunda ou terceira opinião, posso simplesmente clicar em outro resultado de pesquisa. O ChatGPT fornece uma resposta. E sua origem é um completo mistério. A gestão lean depende do gemba como a fonte da verdade. O ChatGPT esconde seu gemba ocultando suas fontes por trás de um modelo de linguagem indiscernível. À medida que o ChatGPT e seus concorrentes se tornam fontes de conhecimento amplamente difundidas, como os usuários diferenciarão fato de ficção?


Usando a IA para capacitar os colaboradores

Mas a promessa da tecnologia é grande demais para que esses problemas obstruam seu uso generalizado. Apenas cinco dias após seu lançamento, o ChatGPT atingiu um milhão de usuários. As empresas já estão testando aplicativos comerciais. A Microsoft está começando a incorporá-lo em seus produtos – incluindo o Bing – tentando quebrar o domínio do Google nas buscas na internet. Em resposta, o Google anunciou que começaria a testar publicamente seu próprio chatbot de IA chamado Bard, que supostamente é alimentado por um modelo de linguagem mais avançado que o do ChatGPT. E o GitHub (de propriedade da Microsoft) lançou o “Co-Pilot”, um serviço que sugere linhas de código a partir de comandos de linguagem de forma natural dentro de editores de código.

É difícil dizer como o ChatGPT alterará a relação entre humanos e máquinas, mas é seguro dizer que isso acontecerá.

Ao permitir que os colaboradores não qualificados façam qualquer número de trabalhos altamente qualificados, o ChatGPT pode aumentar drasticamente a produtividade. Mas sua capacidade pode causar dependência involuntariamente, dificultando o desenvolvimento de seus usuários. Por exemplo, por que aprender a escrever ou codificar quando uma máquina pode fazê-lo? Pior ainda, pode ser impossível para professores ou gerentes saber se a IA ou uma pessoa concluiu uma tarefa, dificultando a avaliação das capacidades dos alunos e membros da equipe.

Como alternativa, o ChatGPT pode acelerar o desenvolvimento. Ao libertar as pessoas do trabalho enfadonho, as pessoas podem buscar um trabalho mais gratificante. E como um instrutor ilimitado que pode se adaptar ao estilo de aprendizado preferido do usuário, não há fim para o que os usuários podem aprender.

O propósito do Jidoka não é apenas automatizar o trabalho. É envolver as mentes dos colaboradores na solução de problemas. Em vez de pedir às pessoas que façam trabalhos braçais, o Jidoka as desafia a resolver problemas com sua mente. Isso transforma um trabalho tedioso e trivial em um trabalho envolvente e desafiador.

Assim como as máquinas automatizadas, o ChatGPT tem o potencial de aumentar drasticamente a produtividade no mundo do colarinho branco. E os líderes decidirão se seu uso prejudica a mente dos colaboradores ou os capacita.

Se você ainda não usou o aplicativo, aqui está o link: https://chat.openai.com.

Fonte: Planet Lean
Publicado em 30/03/2023

Autor

Matthew Savas
Diretor de conteúdo no Lean Enterprise Institute e diretor na Lean Global Network
Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal