CULTURA E LIDERANÇA

Kata de Melhoria e Kata de Coaching

Kata de melhoria

Um padrão de pensamento e ação para praticar em sua organização todos os dias.

A rotina de 4 etapas do kata de melhoria é um padrão sistemático e científico para estruturar o trabalho em equipe. Praticá-la ajuda qualquer equipe a melhorar e alcançar seus objetivos e desafios.

O padrão kata de melhoria é um “hábito-meta” que tem por objetivo mudar nossos hábitos mentais para que nossas capacidades sejam mais bem utilizadas. Praticar o kata de melhoria desenvolve o domínio da melhoria contínua, adaptabilidade e inovação.

Se você está no lean... o kata de melhoria é o contexto no qual as ferramentas lean da Toyota foram projetadas para serem aplicadas. Ele ensina o comportamento dirigido pelo propósito, não apenas na caça por desperdícios ou reações desconectadas para problemas.

    As quatro etapas do kata de melhoria
  1. Qual é o desafio?
    Antes de uma equipe agir deve haver um desafio, que esteja geralmente na direção da visão no longo prazo da organização para o cliente.
  2. Entenda qual é a situação atual.
    Cuidadosamente, analise os fatos e dados de onde você está agora.
  3. Estabeleça a próxima condição-alvo.
    Defina onde você quer estar posteriormente. Uma condição-alvo descreve uma combinação de atributos que você quer em uma data específica no futuro. Uma condição-alvo é uma tarefa de aprendizado, porque você não sabe exatamente como você chegará lá.
  4. Navegando da Condição atual => Condição-alvo.
    O kata de melhoria incorpora uma rotina sistemática e iterativa para navegar pela zona cinzenta imprevisível entre a condição atual e a condição-alvo. Conduzindo os ciclos PDCA como experimentos rápidos as equipes aprendem conforme elas se esforçam para alcançar sua condição-alvo e adaptar baseadas no que estão aprendendo.

Kata de coaching

Como nos esportes e na música, a prática deveria ser feita sob observação e orientação periódica de um mentor com experiência. Sem orientação, perdemos nosso jeito e não praticamos o padrão certo ou o praticamos de forma ineficiente. Sem orientação, uma mudança em nossa mentalidade – na instalação elétrica de nosso cérebro – é difícil de ocorrer.

O kata de coaching é um conjunto de rotinas de coaching a serem praticadas a fim de desenvolver habilidades de coaching. É um padrão de coaching que ajuda você a ensinar o padrão de pensamento do kata de melhoria.

Ciclos de Coaching

Um ciclo de coaching envolve um mentor perguntando ao aprendiz as Cinco Perguntas do Kata de Coaching como em um processo. Isso é feito regularmente em intervalos agendados – ao menos uma vez ao dia, além de quando a necessidade surge – levando de 10 a 15 minutos por vez.

Publicado em 28/08/2012

Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal