CULTURA E LIDERANÇA

O Que É Kata?

A pesquisa que levou ao livro “Toyota Kata” buscava entender métodos de gestão da Toyota. A palavra kata descreve perfeitamente as rotinas que encontramos sendo praticadas na Toyota: o kata de melhoria e o kata de coaching.

Kata são rotinas de ensino usadas para preservar e passar o know-how. O sufixo kata (neste caso em caráter diferente das artes marciais) significa “forma de fazer”. Ele se refere à forma ou padrão que pode ser praticada para desenvolver habilidades particulares e mentalidade.

Por meio da prática corpórea, o padrão de um kata se torna uma segunda natureza – feita com pouca atenção conscienciosa – e disponível. Exemplos: andar de bicileta, dirigir um carro, digitar. As pessoas que aprenderam a dirigir não pensam muito sobre usar os controles do carro. Elas podem focar nos caminhos a serem feitos.

Prática Deliberada

Kata é geralmente praticado em partes, até que toda a sequência seja aprendida. Para o kata de melhoria, há quatro partes principais, cada uma com mais elementos:

  • Entenda a direção;
  • Entenda a condição atual;
  • Defina a próxima condição-alvo;
  • PDCA rumo à condição-alvo.

Kata é praticado com orientação de um treinador/mentor experiente. Desenvolver a habilidade do kata de melhoria praticando todos os dias e escutando para receber insumos de seu treinador. Uma vez que você domine o kata de melhoria, você pode treinar outros.

Se você absorver os princípios científicos por trás do kata de melhoria, você será capaz de aplicá-los na busca de muitos objetivos.

Como a Toyota Usa o Kata

Em seu livro, “Knowledge Creation and Management”, Kazuo e Ikujiro Nonaka apresentam o kata como uma forma de gerar conhecimento ou aprender a aprender. É assim que a Toyota usa o kata de melhoria.

Recursos do Conhecimento

Ao passo que você se torna habilidoso, você pode excluir o kata formal

Um kata é uma ferramenta de ensino. Enquanto iniciantes ficam próximos ao prescrito pelo kata, as pessoas proficientes que internalizaram seus padrões podem refinar suas próprias interpretações e o kata quase desaparece. São a capabilidade e hábitos resultantes que são finalmente decisivos, não o kata.

“A armadilha para pegar o peixe existe por causa do peixe. Uma vez que você pegou o peixe, você pode esquecer a armadilha. As armadilhas de coelho existem por causa dos coelhos. Uma vez que você pegou o coelho, você pode esquecer a armadilha. As palavras existem por conta dos significados. Uma vez que você já conhece o significado, você pode esquecer as palavras”.

Chuang Tzu

Um mestre zen descreveu a progressão da habilidade dessa forma para mim:

Foco da mente iniciante: 90% Kata, 10% Situacional.
Foco da mente proficiente: 90% Situacional, 10% Kata.

Note que o kata não desaparece por completo. Bem como os atletas, até mesmo os alunos avançados (incluindo os líderes seniores) continuam praticando o kata que aprenderam, sob a orientação de um mentor. É como manter uma ferramenta afiada.

A necessidade infinita por melhoria e evolução nos dá a oportunidade de continuar afiando nossas habilidades. A brincadeira elegante com o kata de melhoria é que enquanto você está praticando você está trabalhando em algo real, sempre para o melhorar o nível atual de suas habilidades.

Publicado em 28/08/2012

Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal