FINANÇAS E CONTABILIDADE

A Realidade dos Demonstrativos de Resultados Financeiros Lean

Em um evento recente, um CEO se perguntava como lidar com uma retração econômica na demanda. “O que um CEO lean faria?”. Fico entusiasmado em responder essa pergunta porque ela enfatiza a importância dos demonstrativos de resultados financeiros lean.

Em primeiro lugar, nenhum demonstrativo pode fornecer a resposta completa e final a essa pergunta. Embora um dos propósitos mais importantes de um negócio seja prover retorno financeiro (ou fluxo de caixa adequado às organizações sem fins lucrativos), os demonstrativos de resultados financeiros tem o propósito de prover alguns dos resultados de feedback para decisões. Isso provê dados para o que tem sido; não para o que deveria ser. O que é mais importante para a tomada de decisões (pensamento antes do fato) é ter as informações que são realmente necessárias para auxiliar no estágio de avaliação ao se estabelecer e considerar as opções disponíveis. É nesse ponto que os demonstrativos financeiro-gerenciais lean são fundamentais. Os demonstrativos de resultados lean fornecem as informações necessárias e isso reflete os custos do mundo real, ao contrário do padrão baseado em declarações de custos.

Uma das características dos demonstrativos de resultados lean é que eles separam (1) os custos que são dirigidos pelo volume dos (2) custos que são variáveis apenas no médio prazo ou fixado. Isso é extremamente importante para tomar decisões relacionadas à demanda elástica como lidar com ela.

Os sistemas de custo padrão, por outro lado, presumem que todos os custos manufaturados são completamente variáveis. Como resultado desta suposição oculta, prevendo o impacto de vendas adicionais, o impacto dos lucros é subestimado. E, prevendo o impacto de vendas perdidas, a redução aos lucros é subestimada.

Por exemplo, se a “porcentagem de margem bruta” (margem bruta inclui tanto a variabilidade quanto os custos fixos) soma 25%, o que sugere que para cada dólar de vendas perdidas/ganhadas, há $ 0,25 de impacto no lucro. Entretanto, se a “porcentagem da margem variável” (a margem variável é baseada apenas sobre os custos variáveis) soma 50%, uma relação típica, então, o impacto das vendas perdidas/ganhadas é de $ 0,50 por $ 1,00 de vendas perdidas/ganhadas. E, é claro, nem todos os produtos têm a mesma relação.

Se você pensava que uma nova venda adicionaria duas vezes mais lucro do que você pensa agora, como isso mudaria seus processos de decisão?

Em um demonstrativo financeiro lean, a diferença entre a margem variável e a margem bruta é clara. Adicionalmente, as transações específicas de contabilidade dos PCGA (Princípios Contabilísticos Geralmente Aceites) para avaliação de estoque são separadas dos elementos de custos reais. Isso fornece um esclarecimento direto e óbvio para a tomada de decisões.

A Harvard Business Review publicou um artigo que indica que 50% das soessões do CEO são feitas por intuição. Talvez com a contabilidade lean providenciando informações difíceis e exatas, o uso da intuição como ferramenta primária possa ser reduzido adicionando confiança e confiabilidade ao processo de tomada de decisão e, provavelmente, o lucro final possa aumentar.

Traduzido por Tamiris Masetto Manzano.

Publicado em 28/06/2012

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