GERAL

Modelo de gestão pode ou não gerar engajamento sustentável

Flávio Augusto Picchi
O sistema lean tem-se demonstrado um excelente caminho que leva à excelência empresarial - o que poucos percebem é que ele também possui características que levam a um grande engajamento dos colaboradores

Trabalho - reunião - colegas - time - equipe - engajamento - colaboração - propósito - reunião (Foto: Pexels)Trabalho - reunião - colegas - time - equipe - engajamento - colaboração - propósito - reunião (Foto: Pexels)

A palavra que está em evidência é “engajamento”. O termo entrou definitivamente no vocabulário das empresas. Não apenas pela busca por engajar clientes, é claro, mas também pela busca cada vez mais enfatizada nas companhias em “engajar os funcionários”.

Cabe, então, perguntar: o que é mesmo engajamento? E como isso pode acontecer, de verdade, entre as pessoas que atuam numa organização? E de que forma pode-se gerar isso de maneira sustentável, não como uma “moda”, como tantas que acontecem no mundo da administração de empresas?

O dicionário pode nos dar uma primeira pista para essas respostas. Segundo o Houaiss, um dos significados do termo “engajamento” é o fenômeno de conseguir “adeptos para uma causa”.

Em outras palavras, e levando isso para o universo corporativo, é conseguir fazer com que as pessoas trabalhem não somente pelo retorno individual/material que terão – como salário, por exemplo –, mas porque “acreditam” naquilo que estão fazendo e se sentem altamente motivadas em realizar suas atividades.

Esse é o grande significado de engajamento para uma empresa. É fazer com que as pessoas acreditem que estão fazendo algo importante e que seus trabalhos e sua participação têm um significado relevante.

Vários estudos mais recentes sobre motivação e engajamento nas empresas mostram os elementos que realmente fazem diferença nessa questão: conexão com o propósito da empresa, autonomia para realizar e melhorar suas atividades e a possibilidade de desenvolver suas capacidades.

Mas como maximizar esses elementos de forma a obter o engajamento tão almejado? Isso certamente passa pelo sistema de gestão da empresa. O sistema lean, ou enxuto, tem-se demonstrado um excelente caminho que leva à excelência empresarial, e isso já é largamente reconhecido através de exemplos nos mais variados setores. O que poucos percebem é que ele possui características que levam a um grande engajamento dos colaboradores, sendo essa, inclusive, uma das razões de seu sucesso em trazer resultados superiores.

Isso começa com o desdobramento de objetivos e metas, desde a estratégia da empresa até cada núcleo de trabalho, estabelecendo claramente, através da gestão visual, qual desempenho se espera, de forma que todos compreendam a conexão entre o que estão fazendo e os propósitos maiores da empresa, que, no sistema lean, sempre colocam a agregação de valor aos clientes e a sociedade em primeiro lugar.

A partir daí, os colaboradores têm autonomia para que, eles próprios, possam identificar e resolver problemas relacionados aos seus trabalhos. A experiência nos mostra que quando uma pessoa, individualmente ou em grupo, encontra e resolve um problema e, assim, torna o seu trabalho melhor, ela se sente realizada. Isso pode gerar um efeito em cadeia. Cada vez mais ela vai se estimular a encontrar mais problemas, a buscar mais soluções e assim por diante. A pessoa encontra um sentido no que está fazendo.

E, nesse processo, ela tem a possibilidade de desenvolver suas habilidades em um sentido amplo, sejam elas relacionadas aos detalhes de como o trabalho é feito ou ao relacionamento com a equipe, aos métodos de solução de problemas, etc. Esse ambiente de melhoria contínua com participação desencadeia o orgulho em realizar e melhorar o trabalho de forma a atingir um propósito.

Existem diversas formas de se buscar o engajamento dos colaboradores. O exercício cotidiano do envolvimento das pessoas na solução de problemas com certeza é uma das alternativas mais práticas e efetivas para esse objetivo. Busque enfatizá-lo, e tenho certeza que o engajamento das pessoas vai melhorar em sua organização.

Publicado em 01/07/2019

Autor

Flávio Augusto Picchi
Senior Advisor do Lean Institute Brasil