OUTROS

O significado de liderar com respeito

O significado de liderar com respeito

Conheci uma pessoa muito qualificada, com cursos de pós-graduação fora do país, que havia tido uma experiência profissional em uma das empresas referências em lean e maduras na utilização do processo A3 em seu dia a dia.

Perguntei-lhe como havia sido essa experiência após ter trabalhado em outras tantas empresas também. Após relutar um pouco, começou a comentar alguns aspectos negativos nessa sua passagem pela empresa referência em lean. Uma delas foi o fato de que, logo que chegou na empresa, foi lhe solicitado que fizesse um A3 sobre um tema específico. E que, após mais de dez rodadas de discussões, ele teve, finalmente, a aprovação de seu chefe.

Ele não gostou desse tipo de situação. Disse que percebeu que o chefe não tinha confiança nele, pois deveria confiar logo na primeira vez em sua capacidade e conhecimento. E que, enfim, o chefe não havia tido respeito por ele.

Tentei argumentar dizendo que, para mim, isso havia sido uma enorme prova de respeito e confiança. Primeiro, por dedicar seu tempo para ajudar e apoiar. E também por acreditar que ele poderia fazer melhor.

Confesso que fiquei um pouco perplexo. Esse interesse, esforço e dedicação do chefe em ajudar a melhorar o A3 de nosso colega era a maior prova de atenção e respeito que um chefe poderia dar a um colaborador. E verdadeiramente o que um bom líder deveria fazer, ou seja, desenvolver a capacitação de seus colaboradores.

O que isso nos mostra é que pode haver varias interpretações e entendimentos do significado da palavra “respeito”. Por exemplo, os dicionários trazem como sinônimos as palavras importância, acatamento, aceitação, apreço, receio, referência, ponto de vista, saudação, homenagem, apreensão, submissão, entre tantos outros. Não é surpresa, então, que diferentes, e até contraditórias, interpretações possam surgir.

Nosso mais recente lançamento chegou em bom momento. O novo livro dos Ballé, Freddy e Michael, “Liderar com Respeito” , é uma grande contribuição a um dos temas centrais da transformação lean, a saber, o papel da liderança e a necessidade de melhor esclarecimento e entendimento do estilo de liderança necessário para o sucesso.

O sucesso da transformação depende de um novo conjunto de atitudes e comportamentos dos líderes nas empresas, o que quase sempre requer um significativo esforço de aprendizado. Liderar com base no “siga-me” ou “vamos juntos”, sem se basear na autoridade do “faça assim”, requer confiança mútua entre as pessoas de todos os níveis da organização e, acima de tudo, respeito às pessoas.

Nesse novo livro, os Ballé, que já nos presentearam com “A Mina de Ouro” e “O Gerente Lean”, nos contam uma história baseada em uma transformação liderada do topo, a partir da CEO de uma empresa de software que passa por um processo de aprendizado pessoal conduzido pelo CEO experiente em lean de um de seus principais clientes.

Nele, os princípios da liderança lean são explicitados. Os autores listam sete passos fundamentais para liderar com respeito: vá ver, desafie, ouça, ensine a solução de problemas, apoie, trabalhe em equipe e aprenda.

Aprender a desenvolver essas atitudes e comportamentos requeridos nem sempre é tarefa fácil. Dessas novas habilidades, por exemplo, uma das mais difíceis para nossos líderes atuais é saber ouvir, que significa escutar, refletir, pensar no que vai dizer, criar empatia, entender o outro lado, saber negociar e chegar a acordos com base em fatos e alternativas.

Para saber ouvir é preciso ter a humildade de reconhecer que os outros podem ter e frequentemente tem ideias melhores. E permitir que os outros falem e se exponham livremente, sem medo de dizer algo errado. Afinal, estamos todos aprendendo juntos o tempo todo. Mas muitos líderes tradicionais podem achar que o seu mérito e contribuição é o fato, ou a crença, de já saberem tudo.

Saber ouvir também é fundamental para ajudar a fazer as perguntas certas na hora certa. Antes de perguntar “por quê?” para buscar a causa raiz, é necessário explorar para poder melhor entender a situação com perguntas exploratórias. Perguntar “por quê?” antes da hora pode intimidar ou constranger se o nível de entendimento dos problemas ou situação estiver muito baixo. E desafiar significa estimular a ir adiante, ir para frente, não se contentar com o que se tem hoje ou com metas pouco ambiciosas de melhorias.

O livro mostra na prática o processo do lean coaching – através da interação entre dois CEOs, um da empresa cliente, o mentor, e outro da empresa fornecedora, o mentorado – no qual rápidas preleções são acompanhadas de visitas ao gemba, questionamentos, tentativas de adotar novas práticas etc. sob a orientação do CEO mais experiente em lean, que compartilha sua curva de aprendizado e gera novos aprendizados na prática.

Liderar com respeito é o contrário de liderar com base no medo ou no temor dos colaboradores. E também não é liderar de forma populista ou tentando “agradar” aos colaboradores.

Essa leitura vai inspirar você e o ajudará a refletir sobre o seu estilo de liderança e o que você precisa fazer para melhorar. O sucesso da transformação lean na empresa depende de você!

JRF

PS1. O treinamento “Liderar com respeito” no dia 9 de junho vai discutir com mais detalhes alguns aspectos apresentados no livro, além de permitir uma auto avaliação do seu estilo de liderança para poder identificar alguns dos principais gaps e definir algumas contramedidas. Assista nosso vídeo sobre Liderar com Respeito .

PS2. O LIB faz coaching para que diretores, gerentes e supervisores possam aprender a liderar com respeito. Contate [email protected]. Além disso, temos um “Programa de Formação de Lideranças Lean” in company.

PS3. O II Fórum Lean Rio, que acontecerá no dia 24 de junho na FIRJAN terá um formato inovador. Após cada apresentação, haverá comentários específicos como base nos pontos de conhecimentos de cada um, o que nos possibilitará aprofundar e contextualizar cada um dos casos. O Modelo de Transformação Lean será usado como referência. E uma mesa redonda com expressivas lideranças de empresas do Rio apontará como o lean poderá ajudar no desenvolvimento regional. As empresas participantes são: Grupo D’Or, RioSaude, Haga, SulAmerica, Dudalina, GlaxoSmithKline, FMC Technologies, Andrade Gutierrez, CSA/ThyssenKruppp, MAN, BBraun.

Publicado em 01/05/2015

Leia também