Lean Supply Chain e Logística

O cenário competitivo das empresas exige logística integrada e alinhada ao longo de toda a cadeia de suprimentos para alcance pleno de mercados locais, nacionais e internacionais. Neste ambiente complexo, a cadeia de suprimentos lean exerce o papel de fornecer soluções integradas, conectando e sincronizando fluxos de informações, espaços digitais, recursos materiais e pessoas. Tornou-se modelo indissociável das empresas que buscam excelência na gestão das operações, pois proporciona maior giro dos estoques, menores lead times, mais eficácia na utilização dos recursos, melhor nível de serviço e menores custo totais.

>Lean na Logística e na Cadeia de suprimentos

Lean Supply Chain

O que é Lean Supply Chain? Lean Supply Chain é o conjunto de fluxos diretos, indiretos e de apoio à criação de valor, desde a origem ao destino, e reversos, desenhados e articulados com vistas à entrega desse valor, sem desperdícios, focando na resolução e prevenção de problemas através das pessoas, e com vistas a atingir a alta performance.

Leaper Pensador

O que é Lean Supply Chain? Lean Supply Chain é o conjunto de fluxos diretos, indiretos e de apoio à criação de valor, desde a origem ao destino, e reversos, desenhados e articulados com vistas à entrega desse valor, sem desperdícios, focando na resolução e prevenção de problemas através das pessoas, e com vistas a atingir a alta performance.

Conheça exemplos e casos de sucesso

Soluções orientadas

Nossa atuação na área de logística possui três enfoques fundamentais

Estratégia e inovação

Cria e consolida vantagens competitivas
de longo prazo.

Desempenho operacional

Melhora fluxos logísticos, operacionais
e administrativos de suporte.

Gestão e liderança

Aperfeiçoa a cultura organizacional
e o trabalho de gestores.

Estratégia e inovação

  • Cadeia completa: lean e supply chain

    Cadeia completa: lean supply chain


    Mapeamento detalhado do fluxo de informações e materiais entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos, promovendo ações de alinhamento que conduzem a empresa para novos patamares de integração sistêmica com fornecedores e canais de distribuição. Excelência no atingimento de prazos, maior giro dos estoques e eficiência na utilização da infraestrutura da cadeia estendida.

  • Logística lean digital

    Logística lean digital: antes, durante e depois da tecnologia


    A transformação digital e novos modelos de negócio têm exigido aumentarmos a agilidade dos canais de comercialização e entrega. Identificação precisa das conexões físico-digitais da cadeia de suprimentos e estruturação dos processos para que novas tecnologias e times de trabalho operem em ciclos rápidos de experimentação e aprendizagem. Maior eficiência e agilidade para vendas multicanais ou omnichannel.

  • Gestão de fornecedores

    Desenvolvimento e gestão de fornecedores


    A seleção, gestão e controle do desempenho de fornecedores é um dos aspectos centrais na competitividade moderna. A abordagem lean integra fornecedores através da especificação precisa de acordos de níveis de serviços (SLAs) integrados a sistemas puxados de ressuprimento, aperfeiçoando a performance operacional e criando as bases para o relacionamento de longo prazo com a base de fornecedores. Redução dos estoques e custos na operação com fornecedores e parceiros, melhoria no nível de atendimento e bases gerenciais para aperfeiçoar o relacionamento ao longo do tempo.

Cadeia completa: lean e supply chain

Cadeia completa: lean supply chain

Mapeamento detalhado do fluxo de informações e materiais entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos, promovendo ações de alinhamento que conduzem a empresa para novos patamares de integração sistêmica com fornecedores e canais de distribuição. Excelência no atingimento de prazos, maior giro dos estoques e eficiência na utilização da infraestrutura da cadeia estendida.

Logística lean digital

Logística lean digital: antes, durante e depois da tecnologia

A transformação digital e novos modelos de negócio têm exigido aumentarmos a agilidade dos canais de comercialização e entrega. Identificação precisa das conexões físico-digitais da cadeia de suprimentos e estruturação dos processos para que novas tecnologias e times de trabalho operem em ciclos rápidos de experimentação e aprendizagem. Maior eficiência e agilidade para vendas multicanais ou omnichannel.

Gestão de fornecedores

Desenvolvimento e gestão de fornecedores

A seleção, gestão e controle do desempenho de fornecedores é um dos aspectos centrais na competitividade moderna. A abordagem lean integra fornecedores através da especificação precisa de acordos de níveis de serviços (SLAs) integrados a sistemas puxados de ressuprimento, aperfeiçoando a performance operacional e criando as bases para o relacionamento de longo prazo com a base de fornecedores. Redução dos estoques e custos na operação com fornecedores e parceiros, melhoria no nível de atendimento e bases gerenciais para aperfeiçoar o relacionamento ao longo do tempo.

Desempenho operacional

  • E-Commerce e Last Mile

    Eficiência nas operações de E-Commerce e Last Mile


    Abordagem focada na entrega de valor para o cliente, com redução de desperdícios ao longo das etapas do fluxo logístico. Permite diminuir o lead time nos processos de captura dos pedidos, separação e distribuição. Solução logística que combina fluxos de materiais e informações, físicos e digitais. Proporciona maior agilidade para o cliente e assegura a otimização dos recursos operacionais e maior eficácia no last-mile.

  • Centros de distribuição e armazéns

    Gestão lean em centros de distribuição e armazéns


    Planejamento, organização e controle das operações que ocorrem no interior de unidades de armazenamento e distribuição: depósitos, armazéns, entrepostos, terminais de carga e similares. Melhora a gestão do inventário e aumenta desempenho operacional dos recursos disponíveis. Redesenha processos de picking, armazenagem, abastecimento, despacho, transferência e distribuição de produtos, peças de reposição, insumos e materiais em geral.

  • Gestão de estoques

    Gestão de estoques: implementando o sistema puxado – da matéria prima ao produto acabado


    A maneira de lean de fazer a gestão dos estoques garante abastecimento pleno com níveis mínimos. Sistemas puxados precisamente dimensionados e gerenciados permitem que tenhamos materiais e produtos certos, na quantidade certa, somente quando necessário. A complexidade das operações de supply chain exige perfeita assimilação das informações de demanda e oferta, cuidadosamente alinhadas com o gerenciamento de cada categorias de produtos e fornecedores. A lógica do “puxar”, adaptada a diferentes negócios, estabelece respostas mais ágeis para clientes e expressivas reduções na necessidade de capital de giro.

  • Otimização de rotas de transportes

    Otimização de rotas de transportes


    Define melhores rotas para entrega de pedidos (outbound) e retirada de insumos e matérias primas (inbound). A capilaridade de uma operação logística é um dos fatores centrais na busca por excelência (“Perfect Order”). Por outro lado, custos de transporte precisam manterem-se competitivos. A abordagem lean aumenta o desempenho da roteirização, com ou sem a utilização de softwares. Combinação exclusiva de técnicas para alinhamento e nivelamento dos recursos, permitindo definição de rotas com menores percursos, maior densidade de carga, agilidade na entrega e custos reduzidos.

  • Gestão de transportes

    Gestão de transportes


    A seleção e a gestão de parceiros de transporte é um dos temas mais centrais para cadeias de suprimentos com alguma complexidade. Via de regra, são diversas categorias envolvidas: embarcadores, transportadores, operadores logísticos, pontos de consumo, modais, tipos de veículos, motoristas, pontos de abastecimento, praças de manobra. Há uma diversidade que precisa ser gerenciada com indicadores de performance apropriados. A abordagem lean possui instrumentos desenhados para perfeito alinhamento entre parceiros e instalações envolvidas com transporte, proporcionando maior agilidade, pontualidade e produtividade para as operações logísticas.

E-Commerce e Last Mile

Eficiência nas operações de E-Commerce e Last Mile

Abordagem focada na entrega de valor para o cliente, com redução de desperdícios ao longo das etapas do fluxo logístico. Permite diminuir o lead time nos processos de captura dos pedidos, separação e distribuição. Solução logística que combina fluxos de materiais e informações, físicos e digitais. Proporciona maior agilidade para o cliente e assegura a otimização dos recursos operacionais e maior eficácia no last-mile.

Centros de distribuição e armazéns

Gestão lean em centros de distribuição e armazéns

Planejamento, organização e controle das operações que ocorrem no interior de unidades de armazenamento e distribuição: depósitos, armazéns, entrepostos, terminais de carga e similares. Melhora a gestão do inventário e aumenta desempenho operacional dos recursos disponíveis. Redesenha processos de picking, armazenagem, abastecimento, despacho, transferência e distribuição de produtos, peças de reposição, insumos e materiais em geral.

Gestão de estoques

Gestão de estoques: implementando o sistema puxado – da matéria prima ao produto acabado

A maneira de lean de fazer a gestão dos estoques garante abastecimento pleno com níveis mínimos. Sistemas puxados precisamente dimensionados e gerenciados permitem que tenhamos materiais e produtos certos, na quantidade certa, somente quando necessário. A complexidade das operações de supply chain exige perfeita assimilação das informações de demanda e oferta, cuidadosamente alinhadas com o gerenciamento de cada categorias de produtos e fornecedores. A lógica do “puxar”, adaptada a diferentes negócios, estabelece respostas mais ágeis para clientes e expressivas reduções na necessidade de capital de giro.

Otimização de rotas de transportes

Otimização de rotas de transportes

Define melhores rotas para entrega de pedidos (outbound) e retirada de insumos e matérias primas (inbound). A capilaridade de uma operação logística é um dos fatores centrais na busca por excelência (“Perfect Order”). Por outro lado, custos de transporte precisam manterem-se competitivos. A abordagem lean aumenta o desempenho da roteirização, com ou sem a utilização de softwares. Combinação exclusiva de técnicas para alinhamento e nivelamento dos recursos, permitindo definição de rotas com menores percursos, maior densidade de carga, agilidade na entrega e custos reduzidos.

Gestão de transportes

Gestão de transportes

A seleção e a gestão de parceiros de transporte é um dos temas mais centrais para cadeias de suprimentos com alguma complexidade. Via de regra, são diversas categorias envolvidas: embarcadores, transportadores, operadores logísticos, pontos de consumo, modais, tipos de veículos, motoristas, pontos de abastecimento, praças de manobra. Há uma diversidade que precisa ser gerenciada com indicadores de performance apropriados. A abordagem lean possui instrumentos desenhados para perfeito alinhamento entre parceiros e instalações envolvidas com transporte, proporcionando maior agilidade, pontualidade e produtividade para as operações logísticas.

Gestão e liderança

  • Desempenho operacional

    Desempenho operacional


    Diferentes unidades operacionais participam do fluxo de transporte na cadeia de suprimentos: fábricas, depósitos, entrepostos, centros de distribuição, armazéns, terminais e similares. Todos têm o desafio de receber e despachar ampla gama de veículos, em espaços geralmente limitados, lidando com longas filas e consideráveis esperas. Em situações como essas, torna-se premente atuarmos diretamente para melhorar a gestão dos pátios de carga/descarga. Instrumentos específicos de diagnóstico e redesenho dos fluxos de trabalho melhoram o desempenho, proporcionam economia de espaço e contribuem para a pontualidade dos envios e recebimentos.

  • Gestão lean do pedido

    Gestão lean do pedido


    A experiência do cliente está diretamente associada à maneira como ele realiza seus pedidos, acompanha as etapas do processo e recebe os seus produtos. Abordagem que permite atuação direta na gestão do fluxo de pedidos, com integração entre diferentes funções e atividades, usualmente executadas e monitoradas separadamente. Recomendada para empresas que buscam novos patamares de performance no atendimento a clientes (NPS, OTD e OTIF).

  • Construindo a gestão lean

    Construindo o sistema lean de gestão


    Cria as bases para resolução efetiva de problemas nos diversos níveis da organização. Através de mecanismos e rotinas gerenciais inteligentes, é possível otimizar o tempo dos gestores e aumentar dramaticamente a participação de todos na exposição e solução de problemas. Permite conectar os projetos de melhoria com a orientação estratégica, evitando esforços desnecessários ou não alinhados às reais necessidades do negócio.

  • Desenvolvendo a liderança lean

    Desenvolvendo a liderança lean


    Existe um estilo de liderar que está diretamente associado à maneira lean de desenvolver pessoas, gerenciar e resolver problemas. É necessário repensar a maneira como lideramos, pois é na prática da liderança fundamentada em princípios sólidos no dia a dia que se consegue a regularidade de propósito que a sustentação dos esforços de transformação lean na rede logística e supply chain.

  • Sustentação da jornada lean

    Sustentação e expansão da jornada de transformação


    Acompanhamos a ampliação do modelo a partir de projetos-piloto e expandimos para outros sites e parceiros, alinhados com os propósitos estratégicos da corporação. Sustentação das melhorias e das metas atingidas com método de gestão diária e integrada em toda organização da cadeia de suprimentos.

Desempenho operacional

Desempenho operacional

Diferentes unidades operacionais participam do fluxo de transporte na cadeia de suprimentos: fábricas, depósitos, entrepostos, centros de distribuição, armazéns, terminais e similares. Todos têm o desafio de receber e despachar ampla gama de veículos, em espaços geralmente limitados, lidando com longas filas e consideráveis esperas. Em situações como essas, torna-se premente atuarmos diretamente para melhorar a gestão dos pátios de carga/descarga. Instrumentos específicos de diagnóstico e redesenho dos fluxos de trabalho melhoram o desempenho, proporcionam economia de espaço e contribuem para a pontualidade dos envios e recebimentos.

Gestão lean do pedido

Gestão lean do pedido

A experiência do cliente está diretamente associada à maneira como ele realiza seus pedidos, acompanha as etapas do processo e recebe os seus produtos. Abordagem que permite atuação direta na gestão do fluxo de pedidos, com integração entre diferentes funções e atividades, usualmente executadas e monitoradas separadamente. Recomendada para empresas que buscam novos patamares de performance no atendimento a clientes (NPS, OTD e OTIF).

Construindo a gestão lean

Construindo o sistema lean de gestão

Cria as bases para resolução efetiva de problemas nos diversos níveis da organização. Através de mecanismos e rotinas gerenciais inteligentes, é possível otimizar o tempo dos gestores e aumentar dramaticamente a participação de todos na exposição e solução de problemas. Permite conectar os projetos de melhoria com a orientação estratégica, evitando esforços desnecessários ou não alinhados às reais necessidades do negócio.

Desenvolvendo a liderança lean

Desenvolvendo a liderança lean

Existe um estilo de liderar que está diretamente associado à maneira lean de desenvolver pessoas, gerenciar e resolver problemas. É necessário repensar a maneira como lideramos, pois é na prática da liderança fundamentada em princípios sólidos no dia a dia que se consegue a regularidade de propósito que a sustentação dos esforços de transformação lean na rede logística e supply chain.

Sustentação da jornada lean

Sustentação e expansão da jornada de transformação

Acompanhamos a ampliação do modelo a partir de projetos-piloto e expandimos para outros sites e parceiros, alinhados com os propósitos estratégicos da corporação. Sustentação das melhorias e das metas atingidas com método de gestão diária e integrada em toda organização da cadeia de suprimentos.

Conheça o modelo lean supply chain

Clique nos ícones para saber mais!

Cliente Cliente do cliente Expedição OXOX Kanban Operações Matéria Prima Caminhão Caminhão Programação e controle da produção Previsões e pedidos Desenvolvimento de novos produtos e processos Planejamento e gestão de vendas e operações Planejamento e Diretrizes estratégicas Previsões e pedidos Inteligência de compras Fornecedor de primeira camada Fornecedor de segunda camada

A abordagem lean supply chain valoriza não apenas os fluxos físicos, mas engloba os fluxos de informação e financeiro. Tudo o que é relevante sobre os fluxos de materiais, informações e financeiro é considerado e analisado sobre o prisma de valor do cliente. É aí que surgem as descobertas de desperdícios, problemas e retrabalhos muitas vezes ocultos! Nessa abordagem, as funções da cadeia e seus respectivos ciclos de trabalho são considerados em suas particularidades sem perder a integração com a estratégia. É possível repartir frentes de ação para melhoria nos ciclos inbound, door-to-door e outbound, sem perder a integração do todo.

Um enfoque simples e integrado:

  • Um modelo compartilhado em toda cadeia
  • Projetos transdepartamentais e dedicados à criação de valor
  • Uma gestão colaborativa
  • Foco nos resultados e desenvolvimento de pessoas
  • Integrado com os fluxos financeiros e transformação digital

Nossa abordagem

Lean Transformation Framework

Atuamos de forma situacional com base no framework de transformação lean (LTF) para acelerar ganhos, ao mesmo tempo em que desenvolvemos pessoas e construímos bases sólidas para uma transformação sustentável.

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Daniel Felipe de Oliveira

Daniel Felipe de Oliveira

Head de Supply Chain e Logística do Lean Institute Brasil.

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