Lean na Logística


O gerenciamento da cadeia de suprimentos abrange o planejamento e a gerência de todas as atividades da logística. Inclui também a coordenação e a colaboração com parceiros da cadeia, como os fornecedores, distribuidores e clientes.

Consultoria Lean na Logística

Nessas atividades existem inúmeros desperdícios como estoques de segurança e pulmão devido à ineficiência, falta de confiabilidade nos processos; transportes a longas distâncias devido à falta de planejamento de rotas; áreas de estoques desnecessários, investimento em sistemas de armazenagem caros; esperas diversas, com subutilização dos recursos; retrabalhos, entre outros.

Para gerenciar a cadeia de suprimentos de maneira lean, com menos desperdícios, é necessário ter uma logística lean, que está baseada em 3 conceitos fundamentais: reduzir o tamanho dos lotes, aumentar a frequência de entregas e nivelar o fluxo de entregas. Trata-se de implementar um sistema puxado com reposição nivelada e frequente em pequenos lotes, definidos entre as plantas ao longo do fluxo de valor da cadeia de suprimentos para trabalhar de forma mais sincronizada possível com o consumo real.


É comum observar empresas que são abastecidas por seus fornecedores através de entregas em grandes e inconstantes lotes, baseado em previsões de vendas. Mudanças repentinas de pedidos tanto em volume como mix, causam muitas vezes transtornos para todos os lados, gerando diversos tipos de desperdícios e aumento nos custos.

Ao adotar uma logística lean, à medida que os produtos são consumidos pelo cliente, cria-se um sinal de puxada nas empresas informando a quantidade exata de produtos para ser reposto por seus fornecedores, que por sua vez, enviarão um sinal de puxada para seus subfornecedores informando a mesma quantidade consumida para repor e assim sucessivamente ao longo da cadeia.


Para informações sobre consultoria, entre em contato:
lean@lean.org.br
(11) 5571-0804 ramal: 206.


  Conheça as demais áreas onde atuamos

Manufatura

Aplicação do lean na manufatura traz ganhos expressivos e permanentes em custos, produtividade, qualidade e atendimento a clientes.

O modelo de transformação que utilizamos na manufatura permite que as empresas alcancem resultados rapidamente, incorporem aprendizados e expandam iniciativas.

Saiba +

Saúde

Lean tem sido aplicado na área da saúde, com excelentes resultados para pacientes, profissionais e instituições provedoras.

Desenvolvemos abordagem específica para transformação na saúde, com métodos dedicados e dinâmica de implementação alinhada às necessidades do setor.

Saiba +

Office e Serviços

A maneira como organizamos o trabalho nos escritórios e no setor de serviços pode ser completamente transformada com lean.

Processos administrativos estão repletos de desperdícios "invisíveis". Para enxergá-los, são necessários métodos específicos de avaliação, análise e design.

Saiba +

Construção

Lean está redefinindo a maneira como se projetam e executam obras: prazos menores, aderência aos orçamentos, com alta qualidade.

Ao longo dos anos, desenvolvemos abordagem específica para construção, com métodos dedicados e dinâmica de transformação alinhada às necessidades do setor.

Saiba +

Tecnologia da Informação (TI)

Lean pode transformar a maneira como praticamos a gestão em TI, melhorando a qualidade das entregas, reduzindo custos e prazos.

Lidar com TI é desafio para maioria das organizações. O modelo de transformação que utilizamos para TI envolve melhoria em processos e mecanismos gerenciais.

Saiba +

Desenvolvimento de Produto

Desenvolver produtos é competência decisiva para muitas empresas. Lean pode melhorar a performance, reduzindo prazos e custos.

O modelo de transformação que utilizamos para desenvolvimento de produtos incorpora os fundamentos da gestão lean, criando bases para sustentação e evolução.

Saiba +
Eventos
07 08 JUN
Lean Summit 2016                                 
Expo Center Norte
São Paulo - SP
Publicações
 
– Robert Martichenko / ...