Lean Summit 2018
O evento contou com 1250 participantes, 305 empresas palestrantes, 25 sessões paralelas, 105 palestrante, dentre eles os internacionais John Shook, James Womack, Art Smalley e Orry Fiume.
O evento contou com 1250 participantes, 305 empresas palestrantes, 25 sessões paralelas, 105 palestrante, dentre eles os internacionais John Shook, James Womack, Art Smalley e Orry Fiume.
Alexandre Cardoso lança um livro voltado à área de logística em "Logística Lean em Centros de Distribuição", enquanto Jim Lancaster e Emily Adams publicam "O Trabalho da Gestão", que conta as dificuldades vividas pelo autor em seu próprio processo de virada lean, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.
O Summit voltado para a área digital contou com a presença de dezenas de palestrantes, mais de 600 participantes, uma visita orientada à CI&T e um workshop mediado pelo palestrante internacional Steve Bell.
O terceiro evento dedicado à saúde trouxe casos de empresas da área que têm tido sucesso com o lean, contando com palestrantes internacionais dos Estados Unidos e da Espanha.
O terceiro evento dedicado à área logística reuniu empresas multinacionais e nacionais em palestras e debates e ainda ofereceu uma visita orientada à Flex.
O evento reuniu 800 participantes e 67 palestrantes. Womack, Mark Reich e Michael Hoseus foram os palestrantes internacionais.
"Além dos Heróis", de Kim Barnas e Emily Adams, e "Liderar com Respeito", de Michael Ballé e Freddy Ballé, são lançados com um foco muito grande no papel da liderança em uma transformação lean, tornando-se referências para todos aqueles que estão conduzindo a jornada.
Nessa edição, foram apresentados cases de diferentes estágios de evolução das organizações de saúde brasileiras (IOV, Hospital São Camilo, AACD, dentre outros) e da americana ThedaCare Center for Healthcare Value.
Evento realizado na WTC, em São Paulo, contou com a participação de grandes nomes da TI internacional como Mary Poppendieck e Pat Reed.
Grandes empresas mostraram em Campinas (SP) como, em tempos de crise, estão “fazendo mais com menos” adotando a gestão lean.
É realizado o II Fórum Lean Rio na Firjan, onde ocorreu o lançamento do livro Liderar com Respeito.
Art Byrne traz toda sua experiência no lançamento de seu livro "Lean Turnaround: a Grande Virada", que explica as idas e vindas de uma transformação lean conforme vivenciadas por Byrne.
O Lean Summit Brasil conta com participantes de 210 empresas de diferentes setores da economia. Neste momento é lançado o Lean Turnaround: a grande virada, de Art Byrne.
Primeira publicação do LIB versando sobre um caso real na área de saúde no Brasil, o livro Em Busca do Cuidado Perfeito do Doutor Carlos Frederico Pinto.
O lean tem seu primeiro livro dedicado à área de Tecnologia da Informação com “TI Lean”, de Steven Bell e Michael Orzen, e uma colaboração de oito autores produz o influente “Aperfeiçoando a Jornada do Paciente”, concretizando ainda mais a filosofia lean na área da saúde.
Para avançar a aplicação do conhecimento lean e promover a troca de experiências pelas organizações de saúde no Brasil, o Lean Summit Saúde 2013 apresentou casos de implementação no Brasil e nos EUA.
O Encontro Lean São José dos Campos trouxe conhecimento atualizado para apoiar as empresas e praticantes de diferentes setores e estágios da jornada lean.
O Encontro da Alta Administração 2013 teve o objetivo de capacitar a Alta Administração para liderar a mudança cultural necessária para a transformação lean.
O II Seminário de Logística Lean trouxe conceitos inovadores para a eliminação de desperdícios na logística e para o aumento da competitividade global.
O Encontro Lean Sorocaba trouxe para a região conhecimento atualizado para apoiar as empresas e praticantes de diferentes setores e em diversos estágios da jornada lean.
O Planet Lean, website dedicado a disseminação da filosofia lean através de artigos, estudo de casos, entrevistas e notícias.
“Uma transformação na saúde”, de Toussaint e Gerard, é publicado e traz enormes contribuições para a aplicação do pensamento lean na área da saúde. Ainda neste ano, Robert Martichenko publica o divertido “Tudo que sei Sobre Lean Aprendi no 1º Ano da Escola”, uma excelente introdução à filosofia lean.
O Lean Summit 2012 reuniu 1.100 participantes e 60 palestrantes que compartilharam conhecimentos e resultados alcançados. São lançados os livros Uma Transformação na Saúde e Tudo que sei sobre lean aprendi no primeiro ano da escola.
São publicados três livros de grande peso na Comunidade Lean: “Caminhadas pelo Gemba – Gemba Walks”, de James Womack, “Sistema Lean de Desenvolvimento de Produtos e Processos”, de Allen Ward, e “Construindo o fluxo de atendimento lean”, de Robert Martichenko e Kevin von Grabe.
É realizado o curso internacional Sistemas de Informação Apoiando a Transformação Lean, com a mentoria de Steve Bell, especialista na aplicação do lean na TI e autor do livro TI Lean - Capacitando e Sustentando sua Transformalção Lean.
O III Fórum Lean Nordeste dá sequência a uma série de fóruns que o Lean Institute Brasil promove em diversas regiões do Brasil.
É realizado o encontro para a alta administração, Liderando a Transformação Lean, visando refletir as mudanças necessárias no estilo de liderança, na cultura e no sistema de gestão.
O Fórum Lean Rio dá sequência a uma série de fóruns que o Lean Institute Brasil promove em diferentes regiões do Brasil para permitir o compartilhamento das experiências na jornada lean.
É realizado o primeiro Seminário Logística Lean em Campinas, com a participação da Parker Hannifin, Bosch, 3M e Fiat Powertrain.
É realizado o maior e mais importante encontro da comunidade lean no Brasil, possibilitando a troca de experiências e a discussão sobre os mais recentes avanços da aplicação da filosofia lean.
Nesse evento enfatizou-se as peculiaridades das organizações de setores econômicos regionais, trazendo a aplicação do lean como alternativa à melhoria de seus desafios específicos.
Orest Fiume, um dos maiores estudiosos do mundo em contabilidade lean, explicou pela primeira vez no Brasil como transformar uma contabilidade tradicional de uma empresa numa contabilidade baseada no sistema lean.
Kaizen Express, de John Shook e Toshiko Narusawa, é lançado em forma bilíngue (português e inglês).
O Lean Institute Brasil comemorou seus 10 anos de criação em uma noite na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
O Lean Summit 2008 foi realizado no Hotel Transamérica em São Paulo, com a participação dos palestrantes internacionais Pascal Dennis, David Meier, Durward Sobek, John Shook e James Womack.
Dezessete institutos similares ao LIB se uniram para criar a Lean Global Network, com o intuito de compartilharem experiências e práticas para disseminação da filosofia lean no mundo e sua implementação nas empresas.
Acontece o primeiro grande evento realizado pelo LIB: o Lean Summit, nas instalações da fábrica de caminhões da Mercedes-Benz em São Bernardo, um dos exemplos pioneiros e avançados na época do lean na manufatura.
É criado o Lean Institute Brasil (LIB) por José Roberto Ferro, uma entidade sem fins lucrativos, com o propósito de disseminar a gestão lean em todos os setores da sociedade brasileira.
Primeiro Lean Summit no Brasil, na Câmara Americana de Comércio em São Paulo. O evento foi conduzido por James Womack e José Roberto Ferro, com cerca de 100 participantes.
James Womack e Daniel Jones lançam “Lean Thinking” (A Mentalidade Enxuta nas Empresas), em que a filosofia lean é aprofundada.
A partir da pesquisa realizada no MIT, James Womack, Daniel Jones e Daniel Roos publicam o livro A Máquina que Mudou o Mundo, traduzido para o português em 1992.
James Womack coordena a pesquisa sobre a competição na indústria automobilística mundial no MIT, Massachusetts Institute of Technology.
Kiichiro Toyoda, Taiichi Ohno e outros iniciam um novo formato de produção, adaptando o modelo de Ford à realidade do Japão.
Em Highland Park, Henry Ford inicia o conceito da produção em massa, manufatura de produtos em larga escala por meio de linhas de montagem.