Fórum Lean Rio 2011

Banner Fórum Lean Rio


Objetivos

O Fórum Lean Rio dá sequência a uma série de fóruns que o Lean Institute Brasil promove em diferentes regiões do Brasil para permitir o compartilhamento das experiências na jornada lean das empresas da região.

  • Conheça como as empresas do Rio de Janeiro estão revolucionando sua gestão e atingindo resultados significativos com o sistema lean;
  • Aprenda como implementar as ferramentas lean adequadas para a sua empresa.


Casos a serem apresentados

Logo Alcoa Logo BBraun Logo Benteler
Logo Fresenius Medical Care Logo GE Celma Logo GSK
Logo Guerbet Logo MAN/VW Caminhões Logo Michelin
Logo PSA (Peugeot-Citroën)  


Programação(08h30 - 17h30) 19/08 (sexta-feira)
Credenciamento (07h30 às 08h30)
Plenária de Abertura (08h30 às 10h00)
O que é a Gestão Lean
José Roberto Ferro (Lean Institute Brasil)

Evolução da transformação lean na Alcoa
João Bayma (Diretor Alcoa)
 
Sessões Paralelas (10h30 às 15h30)
A  Administração e
 Serviços
  • GE Celma
  • Fresenius Medical Care
  • BBraun
B  Estratégia,
 Liderança e Gestão
  • PSA
  • Guerbet
  • MAN/VW Caminhões
C  Manufatura e
 Logística
  • Guerbet
  • Michelin
  • Benteler
 
Plenária de Encerramento (16h00 às 17h30)
Mesa Redonda: “O papel da liderança na Gestão Lean”
Debatedores:
- Alexis Peyroles (Presidente Guerbet)
- Adilson Dezoto (Diretor MAN/VW Caminhões)
- João Bayma (Diretor Alcoa)
- Otto Philipp Braun (Presidente BBraun)

Moderador:José Roberto Ferro



Próximos passos na jornada lean
Alvair Torres (Lean Institute Brasil)
 
 


Programação Detalhada
Credenciamento (07h30 às 08h30)
Plenária de Abertura (08h30 às 10h00)
Logo LIB O que é a Gestão Lean
Filosofia de gestão inspirada inicialmente no Sistema Toyota, procura focalizar as atividades na agregação de valor aos cliente através da definição e melhoria permanente dos processos e do engajamento e qualificação da pessoas. Será feito um contraste entre a gestão lean e a gestão moderna.
 
José Roberto Ferro José Roberto Ferro
Presidente

Engenheiro de Produção. Mestre e Doutor em Administração.Senior Advisor do Lean Enterprise Institute dos EUA. Autor de capítulos da versão em português dos livros "A Máquina que Mudou o Mundo" e "Mentalidade Enxuta nas Empresas", de Womack e Jones.
 
Logo Alcoa Evolução da transformação lean na Alcoa
“Reduzindo custos e mantendo a capacidade competitiva”

A Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Com atuação em 31 países, a Alcoa Inc. possui 59 mil funcionários e integra, pela nona vez consecutiva, o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. No Brasil, a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a extração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui sete unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande, na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão, em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2010, a Alcoa registrou faturamento de US$ 1,6 bilhão no Brasil e foi eleita a Empresa Sustentável do Ano pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br.
 
Logo Alcoa João Bayma
Diretor

Formação em Engenharia Metalúrgia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestrado em Engenharia Extrativa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é diretor do Alcoa Business System (ABS) para America Latina & Caribe. Por cinco anos foi diretor global do ABS para Produtos Primários da Alcoa. Possui experiência em trabalhos com Lean Manufacturing desde o início da implantação do ABS em janeiro de 1997. Trabalhou no departamento AOMC- Alcoa Operations Management Consulting, em Pittsburgh (EUA), equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema de gestão da Alcoa Inc. nos Estados Unidos e trabalhou nesse grupo como Account Manager por quatro anos, responsável pela coordenação da implantação do ABS nas fábricas de Produtos Primários nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Europa e America Latina. Possui ainda experiência na Alumar em São Luís (MA) de 1985 a 1996 como superintendente de Tecnologia & Qualidade, após ter sido engenheiro de Processos e superintendente de Produção de Metal. Anteriormente, atuou na Cia Siderúrgica Nacional (CSN) entre 1980 e 1985, como engenheiro de Pesquisa & Desenvolvimento.
 
Sessões Paralelas (10h30 às 15h30)
A
Administração e Serviços
A transformação lean extrapola a manufatura, estendendo-se tanto às atividades administrativas assim como no setor de serviços, cujas aplicações embora mais recentes, igualmente trazem resultados expressivos.
Logo GE Celma Transformando uma operação de serviços de reparos.

Empresa de reparos de turbinas de aviões, instalada em Petrópolis. Maior exportadora brasileira de serviços. Há alguns anos vem globalmente implementado o “Lean Six Sigma”, no qual a ênfase na qualidade “Seis Sigma” vem sendo reforçada e ampliada pelos conceitos lean. Tem implementado inúmeras formas de “kaizen”, buscando a redução de custos, a redução dos “lead times” e a melhoria nos níveis de entrega. Gradualmente, vai se tornar também uma montadora de turbinas para aviões da Embraer.
Palestrantes: José Luiz da Silva
José Luiz GE José Luiz da Silva
Especialista em Qualidade Six Sigma. Lean Six Sigma Black Belt.

Engenheiro mecânico com mais de 40 anos de experiência em atividades de reparo de peças e componentes de motores aeronáuticos. Iniciou sua carreira na Celma como office boy em 1969, progredindo através de vários cargos de engenharia de reparos, liderança e gerência com aumentos de responsabilidades. Mais recentemente, liderou por sete anos o Centro de Excelência de Tecnologia de Reparo (primeiro destes centros a ser criado pela GE fora dos Estados Unidos), foi coordenador de Crescimento de Reparo, sendo responsável pela homologação e industrialização de reparos novos e pela introdução de novos equipamentos e tecnologias nas oficinas da GE Celma. José se formou na Universidade Católica de Petrópolis – UCP, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-FGV além de diversos treinamentos de especialização e visitas técnicas nos Estados Unidos. Atualmente, José exerce a função de Lean Six Sigma Black Belt, tendo como foco a implementação de metodologias de melhoria contínua visando ao aumento de produtividade das oficinas.
Logo Fresenius Tirando clínica de hemodiálise do 'vermelho'.

Líder mundial na produção de equipamentos para hemodiálise. A implementação lean foi iniciada na fábrica e em áreas administrativas. Mais recentemente, essa iniciativa começou a ser levada para suas clínicas de hemodiálise. Será apresentado o caso da clínica de Botafogo que conseguiu transformar radicalmente seus resultados com a implementação lean.
Palestrantes: Bruno Vieira Lopes Maria de Fátima Santos Bandeira
Bruno Vieira Lopes Bruno Vieira Lopes
Gerente Lean System

Engenheiro Mecatrônico com MBA em Gerenciamento de Projetos. Possui 12 anos de experiência em empresas multinacionais farmacêuticas, com vivência nos últimos 7 anos em lean thinking. Participação ativa desde o início da implantação do sistema lean na Fresenius Medical Care Brasil, Argentina e Colômbia. Responsável pelo Escritório de Promoção Lean da empresa no Brasil, com atuação nas áreas industriais, administrativas, serviços técnicos e clínicas de hemodiálise. Fundador e coordenador do Grupo Lean – comunidade brasileira de lean.
Logo BBRAUN Melhorias significativas na gestão da qualidade.

Líder mundial no fornecimento de produtos médicos, instalada em São Gonçalo. Tem amplo programa de formação lean para seus colaboradores como parte de sua estratégia corporativa. Serão apresentadas as novas práticas implementadas e os resultados conquistados nos laboratórios de análise e na gestão da qualidade.
Palestrante:
Valéria Vasco de Souza
Valéria Vasco Valéria Vasco de Souza
Farmacêutica

Graduada em Farmácia pela Universidade Estácio de Sá e em Ciências Biológicas com Bacharel e Licenciatura Plena pela Faculdade de Humanidades Pedro II. Pós-graduada em Marketing (Marketing Farmacêutico) pela Universidade Candido Mendes e em Microbiologia pela Universidade Souza Marques (Escola de Administração da Ciência e da Saúde). Participou de treinamentos sobre lean pelo Lean Institute Brasil, sobre PDCA (Método de Melhoria para Empresas) pelo IDG (Instituto de Desenvolvimento Gerencial), sobre processos robustos (White Belts) pela BPS BBraun e sobre organização de trabalho pela BPS BBraun. Trabalhou como Analista de Controle Microbiológico na SmithKline Beecham International de 1997 até 1998. No ano seguinte exerceu a mesma função na empresa GlaxoSmithKline. Atualmente, é farmacêutica nos Laboratórios BBraun S.A.
B
Estratégia, Liderança e Gestão
A transformação lean deve ser vista como um vetor fundamental na busca de resultados significativos para o negocio, e não apenas um novo conjunto de ferramentas assim como requer um novo estilo de liderança.
Logo PSA Aplicando o sistema globalmente

Umas das mais tradicionais montadoras de automóveis do mundo, instalada em Porto Real, onde monta os produtos das marcas Peugeot e Citroën. Há alguns anos, vem implementando mudanças em seu sistema de produção por meio da incorporação dos princípios e conceitos lean. A transformação tem ganhado “momentum” no exterior com uma “joint-venture” com a Toyota na República Tcheca e com esforços em diversas plantas na Europa, assim como no Brasil.
Palestrantes: Tarcisio Telles
Tarcisio Telles Tarcisio Telles
Diretor Industrial

É engenheiro de Produção formado pela Ufscar (Universidade Federal de São Carlos - SP) em 1987 e possui diversas pós-graduações nas aéreas de: Materiais, Qualidade e Gerenciamento, respectivamente na Ufscar, UNICAMP, Thunderbird Arizona USA e Instituto Superior Management PSA. Começou a sua carreira como estagiário na Equipamentos Villares SA em Araraquara – SP, chegando a ocupar o posto de supervisor engenharia da qualidade após 4 anos. Em seguida se transferiu para GM do Brasil para se tornar Engenheiro da Qualidade e Processo, no projeto de construção do site de Piracicaba – SP. Em 2002, foi convidado a trabalhar no grupo PSA Peugeot Citroën, passando 3 anos na França onde seu principal posto foi de diretor de montagem na fábrica de Sevel Nord. Em 2005, assumiu a Diretoria Industrial da fábrica da Peugeot Citroën do Brasil em Porto Real. A partir do início deste ano, assumiu a direção industrial e logística da PSA América Latina.
Logo Guerbet Aumentando a capacidade e melhorando a entrega

Empresa de origem francesa, líder mundial na produção de contrastes usados para exames médicos. Localizada em Jacarepaguá. De iniciativa local, a transformação lean começou na manufatura, tendo sido possível liberar capacidade produtiva, melhorar o nível de entregas e a produtividade, além de reduzir custos, entre outros resultados. Em seguida, a filosofia lean tornou-se o modo de definir e desdobrar a estratégia, abarcando todas as áreas da empresa, desde vendas até recursos humanos, finanças etc.
Palestrantes: Alexis Peyroles
Alexis Peyroles Alexis Peyroles
Presidente

Diretor-geral da farmacêutica francesa Guerbet Produtos Radiológicos no Brasil. Com mais de 10 anos de experiência profissional em renomadas empresas da indústria farmacêutica, Alexis iniciou a sua trajetória profissional em 1996, no Japão, como Financial Controller da região asiática na Hoechst-Marion-Roussel. Convidado a fazer parte da equipe do 2º maior grupo farmacêutico da Europa – a francesa, Sanofi –, Alexis assumiu a gestão financeira do grupo nos países bálticos em Riga, capital da Latvia. De volta à matriz, Alexis liderou os estudos de Business Development para novos negócios no Leste Europeu. Líder reconhecido e importante agente de mudanças, Alexis chegou ao Grupo Guerbet em 2005, como responsável financeiro das filiais da França e Turquia. Após 3 anos de realizações na área de controladoria, Alexis assumiu posição estratégica no Grupo e foi nomeado Diretor de Controle de Gestão, integrando o Comitê de Direção da Guerbet, com reporte direto ao CEO do grupo. A facilidade com que administra a diversidade cultural entre diferentes públicos sempre foi um diferencial na carreira de Alexis que, em 2009 foi convidado a assumir a direção-geral da filial brasileira.É formado em Business Administration pela renomada Grand École de Commerce - EDHEC em Paris e possui um MBA Executivo pelo Imperial College London.
Logo Man Crescendo com maior eficiência

Líder do mercado brasileiro de caminhões, foi concebida sob um conceito revolucionário no qual os fornecedores são responsáveis pela própria montagem final dos caminhões (consórcio modular). Instalada em Resende, vem expandindo o seu volume de produção e ampliando o mix de produtos. Com a criação do “Consórcio Modular Production System”, pretende melhorar cada vez mais o seu desempenho.
Palestrantes: Adilson Dezoto
Adilson Dezoto Adilson Dezoto
Diretor de Produção e Programas

Formado em Engenharia Mecânica pela UNESP, Campus de Guaratinguetá-SP, pós-graduado em Administração de Empresas pelo Núcleo de Pós-Graduação de Cruzeiro-SP e com especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e pela Business School INSEAD. Depois de carreira executiva em diversas funções no grupo Iochpe Maxion, ingressou em 1998 na Volkswagen Caminhões e Ônibus – hoje parte do grupo MAN. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Manufatura e Logística da MAN Latin America, localizada em Resende-RJ.
C
Manufatura e Logística Os benefícios da transfrmacao lean na manufatura trazem resultados significativos como a redução de custos, melhoria na produtividade e qualidade, melhor entrega, menores estoques, liberação de capacidade etc.
Logo Guerbet Aumentando a capacidade e melhorando a entrega

Empresa de origem francesa, líder mundial na produção de contrastes usados para exames médicos. Localizada em Jacarepaguá. De iniciativa local, a transformação lean começou na manufatura, tendo sido possível liberar capacidade produtiva, melhorar o nível de entregas e a produtividade, além de reduzir custos, entre outros resultados. Em seguida, a filosofia lean tornou-se o modo de definir e desdobrar a estratégia, abarcando todas as áreas da empresa, desde vendas até recursos humanos, finanças etc.
Palestrantes: Carlos Augusto Anacleto
Carlos Augusto Anacleto Carlos Augusto Anacleto
Diretor de Manufatura

Farmacêutico com especialização em Indústria, graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é Diretor Industrial da Guerbet Produtos Radiológicos. Especializado em Operações Industriais na fabricação de Produtos Injetáveis. 2009 - MBA Executivo Empresarial pela Fundação Dom Cabral. 2007 - PMP - Project Manager Professional (International Institute of Learning). 2005 - Certificação CPIM (Certified in Production Inventory Management) pela APICS (The Association for Operations Management).
Logo Michelin Melhorando a qualidade e a produtividade

Um dos maiores produtores mundiais de pneus, vem adotando globalmente a filosofia e as práticas lean em suas operações. Suas duas unidades no Rio de Janeiro (Campo Grande e Itatiaia) vêm incorporando alguns dos princípios essenciais do “Michelin Manufacturing Way”, como a busca de maior fluxo contínuo.
Palestrantes: Eustaquio de Andrade
Eustaquio de Andrade Eustaquio de Andrade
Diretor de Manufatura e Coordenador lean para América Latina.

Engenheiro Mecânico, formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalha na Michelin há 22 anos. Ocupou vários cargos de gerência de fabricação na indústria, Diretor de Qualidade de Pneus de Cargas na América do Sul e na Europa, dirigiu a fábrica de pneus de automóveis da Colômbia e, atualmente, é Diretor da fábrica de pneus para automóveis de Resende - RJ e faz também a Coordenação do Michelin Manufacturing Way na América do Sul. Tem 5 anos de experiência na aplicação do MMW (Lean Michelin).
Logo Benteler Implementando uma “célula padrão” para atingir um novo patamar de desempenho

Um dos maiores produtores mundiais de autopeças. Tem várias plantas no Brasil. Será apresentado o caso da planta de Porto Real — instalada ao lado do seu cliente, a PSA (Peugeot- Citröen. A empresa iniciou a sua transformação lean em 2007 em um projeto piloto, expandindo para o restante da fábrica nos anos seguintes. Recentemente, estabeleceu o “Benteler Operations System” e está implementando uma “célula padrão” para atingir um novo patamar em seu desempenho.
Palestrantes: Rogério Guedes Paulo Roberto Venite Oydil Figueiredo
Eustaquio de Andrade Rogério Guedes
Diretor de qualidade & lean mercosul

Pós-graduado em Engenharia da Qualidade, tendo mais de 25 anos de experiência em Implementação e Gestão da Qualidade em companhias do ramo Automobilístico. Especializou-se em Lean com treinamentos realizados pelo Lean Institute Brasil, Porsche Consulting no Japão (Toyota, Denso, KSK, Dynax e Mitsubishi) e visitas direcionadas em Companhias na Europa, Norte-América e Ásia, sendo responsável pela implementação e gestão do Sistema Operacional da Benteler - "Lean Enterprise" na região Mercosul desde 2006. Membro atuante do Comitê Gestor da Benteler Automotive Mundial, responsável pela definição da Metodologia e Ferramentas Lean Integradas, fortalecendo a cultura e princípios da melhoria contínua da organização - Fluxo, Tempo Takt, Produção Puxada e Zero Defeito. Seu foco principal é a busca pela excelência da qualidade, desde o desenvolvimento do produto, aplicando a filosofia lean com soluções de baixo custo para melhoria dos processos produtivos e administrativos.
 
Plenária de Encerramento (16h00 às 17h30)
Mesa Redonda: “O papel da liderança na Gestão Lean”
Lideres de empresas que estão buscando a transformação lean compartilharão seus sucessos e dificuldades alem de destacarão o papel da alta administração.

Debatedores:
- Alexis Peyroles (Presidente Guerbet)
- Adilson Dezoto (Diretor MAN/VW Caminhões)
- João Bayma (Diretor Alcoa)
- Otto Philipp Braun (Presidente BBraun)
 (Ver curriculum)


Moderador:José Roberto Ferro
 
 
Logo LIB Próximos passos na jornada lean
Serão apresentadas alternativas e caminhos tanto para as empresas que estão iniciando a jornada lean quanto aquelas que estão buscando a sustentação
 
 
Alvair Torres Alvair Torres

Doutor em Comunicação Organizacional, Mestre em Administração de Empresas e Tecnólogo em Processos de Produção. Professor Doutor da área de Operações e Produção na Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Foi treinado diretamente por engenheiros da Toyota. Tem experiência com projetos de implantação da filosofia lean, macro-mapeamento da cadeia de valor e processos de produção lean com a metodologia 3P. Coautor dos livros "Pequeno Dicionário de Termos da Empresa Globalizada" e "Gestão do Conhecimento nas PMEs".
 
 


Quem deve participar

Diretores, gerentes e supervisores, provenientes de:

  • Empresas em diferentes estágios de implementação: avançadas, em estágios iniciais ou ainda aquelas que queiram apenas conhecer os conceitos e exemplos;
  • Manufatura, Compras, Logística, Supply Chain, Qualidade, Coordenação Lean e Melhoria Contínua.
  • Diversos setores da indústria e serviços.

Hospedagem

Hotel Single Double Reservas Site
Hotel Intercontinental R$ 365,00 R$ 395,00 (21) 3323-2200 clique aqui

Para usufruir a tarifa promocional no Hotel Intercontinental, faça sua reserva pelo telefone e informe ser participante do Fórum Lean Rio.


Local do Fórum


Hotel Intercontinental
Av. Aquarela do Brasil, 75 - São Conrado/RJ
Telefone: (21) 3323 - 2200
Site: www.intercontinental.com/riodejaneiro


Visita orientada a GSK (GlaxoSmithKline) - Opcional


Líder mundial na indústria farmacêutica. Há mais de 100 anos no Brasil, onde mantêm duas fábricas e sua administração (em Jacarepaguá). Seus laboratórios tornaram-se referência mundial dentro do grupo com o sucesso da aplicação dos conceitos lean

Dia 18 de agosto (Quinta-Feira) das 13h00 às 17h00 VAGAS LIMITADAS

Roteiro da visita:

  • Apresentação da empresa e evolução da transformação lean;
  • Como os laboratórios da empresa se tornaram referência mundial;
  • Visita aos laboratórios;
  • Expansão do sistema lean para toda a empresa;
  • Perguntas e respostas.

* Inscrições exclusivas para participantes do Fórum.




Realização:

Apoio:

Logo LIB

Logo Firjan

 

Fóruns Lean já realizados

Já foram realizados fóruns no Nordeste (Recife e Fortaleza), no Sudeste (Belo Horizonte) e no Sul (Joinville). Para mais informações sobre esses eventos, clique aqui.




Eventos
    18 OUT
Lean Summit Saúde 2017                     
Cenesp
São Paulo - SP
Artigos
 
– Lando Nishida
Publicações
 
– Durward K. SobeK II /...