Arena Soulean – Casos reais de liderança e transformação lean
Com o propósito de dar voz aos protagonistas da transformação lean no Brasil, o Lean Institute Brasil promove mais uma edição do "Soulean".
Profissionais que lideraram iniciativas de melhoria, coordenaram projetos ou mobilizaram times para promover mudanças reais compartilharam suas histórias com a gente por meio de vídeos enviados especialmente para este desafio.
Além de ganharem uma inscrição gratuita para o Lean Summit, os selecionados também terão um espaço nos palcos do evento para apresentar suas experiências ao vivo para o público.
O que é o Soulean?
O Soulean é mais do que um espaço de fala. É uma iniciativa criada para valorizar quem faz o lean acontecer no dia a dia, inspirando outras pessoas e organizações a seguirem o mesmo caminho.
Boas práticas lean sempre motivam a continuar a jornada de transformação, lembrando que a melhoria contínua é construída com pequenas e grandes conquistas, lideradas por pessoas que colocam a mão na massa.
Abrir este espaço, é criar um ambiente de aprendizado colaborativo, onde histórias reais podem virar inspiração para novas mudanças.
Quem participou?
Líderes de diferentes setores e áreas de atuação: operações, RH, tecnologia, logística, saúde, serviços e muito mais.
O critério comum? Todos lideraram iniciativas com resultados reais e comprovados, demonstrando como o pensamento lean pode gerar valor e eliminar desperdícios.
Os vídeos enviados mostraram projetos de liderança, transformação de áreas, coordenação de times e aplicação prática dos conceitos lean.
Como foram escolhidos?
- Contextualização: relações das práticas com as necessidades do negócio (problema claramente especificado) relacionado à transformação lean.
- Coerência: adequação do escopo da prática ao(s) problema(s) identificado(s).
- Coesão: estrutura lógica do raciocínio e conexão com os fatos abordados.
- Relevância: resultados alcançados e potências, além dos impactos gerados para a organização.
- Apresentação: capacidade de comunicar as práticas (apresentações no gemba, evidências de transformações no local, clareza na fala etc.).
- Criatividade: simplicidade, originalidade, eficácia e viabilidade das contramedidas.
- Objetividade: apresentar as ideias de maneira clara, direta e concisa.
- Estratégia: o LIB poderá usar de estratégias internas na seleção dos casos.
Além disso, os vídeos, com duração máxima de 5 minutos, deveriam apresentar iniciativas com mudanças e resultados já comprovados.