As visitas orientadas do Lean Summit são uma atividade opcional especialmente pensada para aproximar os participantes do gemba — o local real onde o valor é gerado — de empresas que estão em estágios avançados na aplicação de conceitos e práticas Lean.
Mais do que conhecer as operações principais de cada organização visitada, o propósito dessas visitas guiadas é explorar como o pensamento e o sistema de gestão Lean são aplicados na prática. A proposta é observar diretamente como diferentes empresas estruturam sua gestão, engajam as pessoas e geram impacto real para o cliente e para o negócio. Independentemente do setor em que sua empresa atua, essas experiências proporcionam aprendizados valiosos, que podem inspirar soluções criativas e aplicáveis aos seus próprios desafios.
No quadro abaixo, você poderá explorar os destaques de cada visita: práticas, ferramentas e conceitos lean em ação. Basta clicar no logo de cada empresa para acessar informações institucionais e entender o contexto da transformação.
• Data da atividade: 28 de agosto (dia seguinte ao Lean Summit 2025)
• Participação opcional – Inscrição adquirida no Pacote Full Experience
• Vagas limitadas, conforme capacidade e acordos com as empresas visitadas.
• Incluso na inscrição: Transporte de ida e volta (saída e retorno do local do Lean Summit) em 28 de Agosto.
Observe. Questione. Aprenda. Inspire-se.
Garanta sua vaga e viva essa experiência única!
Quadro comparativo das visitas
(Deslize a tabela para esquerda para visualizar mais empresas)
Práticas Lean
Focadas nas visitas
|
|
|
|
|
|
|
|
Automação / Digitalização |
|
— |
|
— |
|
|
|
Cross docking |
— |
— |
— |
— |
|
|
— |
Dojo (espaço de treinamento) /
Capacitação e treinamento das equipes |
— |
— |
|
|
— |
— |
— |
Fluxo contínuo / Linha de montagem |
— |
|
— |
|
— |
— |
|
Gerenciamento Diário (GD) |
— |
|
|
|
|
— |
— |
Gestão da jornada do cliente |
|
— |
|
— |
— |
|
— |
Hoshin Kanri (Estratégia) |
— |
— |
|
— |
— |
— |
— |
Kaizen e melhoria contínua |
|
— |
|
|
|
|
— |
Lean Digital |
— |
— |
|
— |
— |
|
|
Lean Manufacturing |
— |
|
— |
|
— |
— |
— |
Lean Office / Serviços |
|
— |
|
— |
|
— |
|
Lean Supply Chain / Logística |
— |
— |
— |
— |
|
|
|
Mapa de Fluxo de Valor (MFV) |
— |
|
— |
|
— |
— |
— |
Método Kanban / Métodos ágeis |
— |
— |
|
— |
— |
— |
— |
Práticas de Liderança Lean |
|
— |
|
|
|
|
— |
Processo de Preimparação da Produção (3P) |
— |
— |
— |
|
— |
— |
— |
Recebimento, armazenagem e expedição lean |
— |
— |
— |
— |
|
|
|
Sala Obeya |
— |
— |
|
— |
— |
— |
— |
Sistema puxado e supermercado |
— |
— |
— |
|
— |
— |
— |
Sustentabilidade e redução de desperdícios |
— |
|
|
— |
— |
— |
|
Total Productive Maintenance (TPM) |
— |
|
— |
|
— |
— |
— |
Trabalho padronizado (TP) |
— |
|
— |
— |
— |
|
— |
Horário de saída - Distrito Anhembi, SP |
08h15 |
08h00 |
07h15 |
07h30 |
08h30 |
09h00 |
08h45 |
Horário de chegada - Distrito Anhembi, SP |
16h00 |
18h00 |
17h00 |
18h00 |
16h00 |
17h00 |
14h00 |
Localidade da empresa |
Osasco |
Alumínio |
Campinas |
São José dos Campos |
Cajamar |
Cajamar |
Cajamar |
Nota: a matriz acima apresenta as práticas lean a serem focadas em cada visita; as empresas podem ter outras práticas lean em execução, não necessariamente contempladas no escopo da visita.