Lean no co-design da jornada de pacientes

A melhoria da experiência construída com pacientes e familiares

 

12 a 13/08 2020
Ao vivo

Lean tem contribuído de maneira decisiva para o aperfeiçoamento da jornada dos pacientes e familiares, minimizando riscos e custos, e melhorando a qualidade, segurança e a experiência dos pacientes e familiares com os serviços de saúde.

Em paralelo, metodologias de co-design (parceria e co-criação) baseadas na experiência dos usuários, permitem que gestores, profissionais, pacientes e familiares somem as suas expertises e os seus pontos de vista, em abordagem colaborativa, voltados à revisão e redesenho dos fluxos, processos e projetos Institucionais, antes de sua implementação.

O objetivo deste workshop é discutir os benefícios e as estratégias atuais voltadas à parceria com pacientes e familiares em projetos de melhoria, tendo como base a filosofia Lean.

Ao longo dos últimos anos, Marcelo Alvarenga MD, MSc, CPXP (CEO ConectExp) e Paloma Rubinato MBB, especialista Lean (Head Saúde Lean Institute Brasil) se dedicaram ao estudo e prática de tais metodologias, respectivamente através dos Programas de Experiência do Paciente e Excelência Operacional em grandes instituições de saúde.

Esta é uma oportunidade única para o conhecimento na prática sobre o real impacto que os conceitos e práticas lean podem ter em uma organização de saúde, alinhadas aos conceitos e práticas de co-design e parceria com pacientes em projetos.

FORMATO

Workshop virtual (ao vivo), que permitirá a interação em tempo real com o instrutor e realização de dinâmicas com os participantes. Todo conteúdo será gravado e estará disponível aos participantes por 20 dias. 


PROGRAMA

Fundamentos do pensamento lean aplicado à gestão em saúde;
A jornada do paciente, métricas e indicadores de resultado;
Identificando oportunidades de melhoria de processos;
Como envolver o paciente e familares nos projetos de melhoria institucionais;
Discussões, comentários e feedback dos participantes;
Encerramento e próximos passos.

 
CARGA HORÁRIA - 4 horas (2 módulos de 2 horas, das 19h às 21h)

Esse treinamento ajudará você a:

  • Identificar oportunidade Lean baseada nas necessidades do paciente;
  • Aplicar Lean para identificar causa raiz;
  • Propor melhorias no processo co-criando com paciente e familiares;
  • Implementar melhorias lean alinhadas as necessidades reais do paciente e familiar.
  • Profissionais e gestores que atuam em Instituições de Saúde

Apostila do treinamento (PDF)

Publicação

  • Não há publicações relacionadas...

Videos

  • Não há vídeos relacionados...

Investimento

R$ 490,00

Formas de Pagamento

  • Boleto bancário;
  • Depósito bancário;
  • Cartões de crédito Visa ou Master (até 3x sem juros).

Venda disponível até às 17h do dia anterior a data de realização do Workshop Virtual.

Descontos para o mesmo ou para treinamentos diferentes

10%
A partir de 3 inscrições
15%
De 4 a 8 inscrições
25%
Acima de 8 inscrições

Condições de pagamento
 

12 a 13/08
2020

Ao vivo

Marcelo Alvarenga

MD, MSc, CPXP (CEO ConectExp)

Médico especialista em Clínica Médica, Endocrinologia e Diabetologia. Mestrado em Endocrinologia Clínica. Profissional certificado em Experiência do Paciente (CPXP - Certified Patient Experience Professional), junto ao The Beryl Institute e Patient Experience Institute. CEO & Sócio Fundador da ConectaExp - Consultoria, Gestão em Saúde e Desenvolvimento de Pessoas. Coordenador Pós Graduação Lato Sensu em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa, parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e The Beryl Institute. Membro do Patient Experience Advisory Board, The Beryl Institute. Implantou o Programa de Experiência do Paciente no Hospital Israelita Albert Einstein e no Hospital Sírio-Libanês. Membro da Fundação para Segurança do Paciente.

Paloma Rubinato

Head Lean Saúde

Nos últimos anos implementou e gerenciou o Programa de Excelência do Hospital Sírio Libanês, com mais de 2.000 colaboradores envolvidos e 200 projetos nas áreas de risco, experiência do paciente e produtividade. Foi Coordenadora da pós graduação Lean Healthcare e responsável pelo planejamento e implementação do Projeto Lean nas Emergências e Lean nos Centros Cirúrgicos através do Proadi SUS. Responsável por disseminar a Transformação Lean em empresas de diversos setores, como Whirlpool, Nestlé, McCann publicidade e Avon. Graduada em Engenharia com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Master in Business Administration pela Irvine University.

 

12 a 13/08 2020
Ao vivo