Pensamento A3 - Gerenciando para o aprendizado


O Processo A3 não é apenas sobre documentação em uma folha específica. É um poderoso instrumento de pensamento, profundamente enraizado nos princípios da filosofia Lean, que estimula a melhoria contínua e o desenvolvimento de habilidades, tanto no plano individual quanto no coletivo.

Parafraseando John Shook: "No seu cerne, um A3 é a essência do método PDCA, encapsulando a abordagem Toyota para destilar o processo PDCA em uma única folha de papel. No entanto, ao abraçar o A3 como uma abordagem completa - refletindo uma mentalidade única que ultrapassa o simples formato - nos aproximamos da verdadeira essência da Gestão Lean."

Nesse sentido, o documento A3 não apenas simplifica a complexidade, mas promove diálogos direcionados e fundamentados, conduzindo ao discernimento genuíno. É mais do que uma ferramenta: é um meio de comunicação que orienta decisões informadas. Ao fundamentar soluções em evidências e experiências concretas, garantimos intervenções mais robustas, realizadas por aqueles que estão na linha de frente.

Neste workshop, mergulharemos nos ensinamentos e percepções do "Gerenciando para o Aprendizado". Os participantes serão guiados na arte de "expressar" e vivenciar o pensamento A3 e sua aplicação prática no gerenciamento. A ideia é ir além da teoria e adentrar o coração da prática, dando vida à essência do pensamento Lean.


BENEFÍCIOS PARA VOCÊ E SUA EMPRESA

Estímulo à colaboração e comunicação eficaz: Ao entender e praticar o A3, o profissional irá cultivar uma comunicação mais clara e eficaz, incentivando a colaboração entre departamentos e equipes, o que é fundamental para a rápida implementação de soluções e inovações.

Alinhamento estratégico: A abordagem A3 auxilia os colaboradores a focar nos objetivos centrais da empresa, garantindo que as soluções propostas estejam alinhadas com a visão e missão organizacionais.

Melhoria contínua e inovação: Ao dominar o Pensamento A3, o profissional se torna apto a identificar oportunidades de otimização, conduzindo a organização rumo à excelência operacional e inovação contínua.

Tomada de decisão baseada em dados: O Pensamento A3 promove uma cultura de decisão ancorada em fatos e análises profundas, minimizando riscos e maximizando os resultados.

Redução de custos: Utilizando o método PDCA e relatórios A3 bem fundamentados, a identificação e eliminação de desperdícios se torna mais eficaz, gerando economias significativas para a empresa.

Agilidade na resolução de problemas: Com a capacidade de estruturar e solucionar problemas de forma sistêmica, os profissionais capacitados agilizam a implementação de contramedidas eficazes, reduzindo o tempo de resposta da organização a desafios emergentes.

DINÂMICAS

Dinâmica 1: Construção de seu A3 (Autor)
Dinâmica 2: Fazer apresentação de seu A3 (Autor)
Dinâmica 3: Fazer mentoria de A3 de outros participantes (Mentor)
Dinâmica 4: Fazer papel de avaliador, comentando a postura de autor e mentor (Avaliador) 

FORMATO - Workshop virtual (ao vivo), que permitirá a interação em tempo real com o instrutor e realização de dinâmicas com os participantes. Todo conteúdo será gravado e estará disponível aos participantes por 20 dias.

CARGA HORÁRIA - 16 horas (4 módulos de 4 horas).

  • O que é um relatório A3?
  • O processo A3 no desenvolvimento das pessoas;
  • O papel do mentor na construção do A3;
  • Definindo um problema, dados e fatos;
  • Nemawashi e o relatório A3 - consenso;
  • Exercício: Elaborando o seu próprio A3.
  • Gestores que queiram liderar e gerenciar sua organização com mais eficiência;
  • Agentes de mudança, coordenadores lean e especialistas;
  • Executivos seniores que queiram melhorar suas habilidades de liderar e gerenciar.
Apostila do treinamento (PDF)
Investimento

Sob consulta.

Formas de Pagamento
  • Boleto bancário;
  • Depósito bancário;
  • Cartões de crédito Visa ou Master (até 6x sem juros).
Data final para inscrição: Dois dias antes da realização do workshop, até às 17 horas ou até esgotarem as vagas.
Descontos para o mesmo ou para treinamentos diferentes
15% A partir de 4 inscrições
6X SEM
JUROS
Para todas as compras
    Não há instrutores para este treinamento.


TREINAMENTOS EXCLUSIVOS - ONLINE E PRESENCIAL
Solicite este treinamento para sua empresa