Lean no Serviço Público


Assim como em vários outros setores, a aplicação do lean no serviço público quebra paradigmas ao otimizar processos e potencializar resultados.

Lean no Serviço Público

As características únicas que tornam o serviço público diferente de qualquer outro setor não impedem que a aplicação da mentalidade enxuta seja bem sucedida. Muito pelo contrário, a infinidade de serviços e processos que permeiam a realidade do setor possibilita uma série de abordagens lean específicas para cada situação. São diversos os casos onde a aplicação dos princípios do lean tem obtido resultados expressivos na mitigação de desperdícios que muitas vezes se escondem por trás de sistemas burocráticos e ineficientes.

Com foco no objetivo de prover mais valor para os clientes com menos desperdícios, a mentalidade enxuta se encaixa na realidade da gestão pública ao fomentar a cultura de resolução de problemas e de melhoria contínua. Somado a isso, o desdobramento da estratégia de forma vertical e horizontal por toda uma organização pública é potencializado com a aplicação de técnicas como as de hoshin kanri e processo A3, possibilitando que todos trabalhem alinhados na mesma direção.


A experiência nos mostra que, em grandes organizações, a percepção sobre o que agrega ou não valor às vezes se perde devido à dificuldade de se enxergar como ele flui na organização. Em processos administrativos presentes na gestão pública, isso é muitas vezes causado pela fragmentação entre áreas e pela inexistência de um responsável por toda a cadeia de valor. Com técnicas como a de mapeamento de fluxo de valor é possível enxergar como valor é agregado e onde estão os desperdícios dos processos. Pela aplicação dessa técnica, é possível construir um estado futuro visando maior eficiência, celeridade e transparência.

O Lean Institute Brasil vem nos últimos anos instruindo e facilitando a transformação lean de diversas instituições públicas no país. Ao longo do tempo, consolidamos nossa atuação em casos de sucesso, onde se possibilitou gerar maior valor para a população com maior eficiência de recursos públicos.


Para informações sobre consultoria, entre em contato:
lean@lean.org.br
(11) 5571-0804 ramal: 206.


  Conheça as demais áreas onde atuamos

Manufatura

Aplicação do lean na manufatura traz ganhos expressivos e permanentes em custos, produtividade, qualidade e atendimento a clientes.

O modelo de transformação que utilizamos na manufatura permite que as empresas alcancem resultados rapidamente, incorporem aprendizados e expandam iniciativas.

Saiba +

Saúde

Lean tem sido aplicado na área da saúde, com excelentes resultados para pacientes, profissionais e instituições provedoras.

Desenvolvemos abordagem específica para transformação na saúde, com métodos dedicados e dinâmica de implementação alinhada às necessidades do setor.

Saiba +

Office e Serviços

A maneira como organizamos o trabalho nos escritórios e no setor de serviços pode ser completamente transformada com lean.

Processos administrativos estão repletos de desperdícios "invisíveis". Para enxergá-los, são necessários métodos específicos de avaliação, análise e design.

Saiba +

Logística

Logística lean permite operar com estoques reduzidos e elevado nível de serviço, otimizando custos com movimentação e armazenagem.

Para alcançar benefícios plenos da logística lean, é necessário integrá-la a um sistema de gestão coerente, capaz de sustentar as mudanças e promover melhorias.

Saiba +

Construção

Lean está redefinindo a maneira como se projetam e executam obras: prazos menores, aderência aos orçamentos, com alta qualidade.

Ao longo dos anos, desenvolvemos abordagem específica para construção, com métodos dedicados e dinâmica de transformação alinhada às necessidades do setor.

Saiba +

Desenvolvimento de Produto

Desenvolver produtos é competência decisiva para muitas empresas. Lean pode melhorar a performance, reduzindo prazos e custos.

O modelo de transformação que utilizamos para desenvolvimento de produtos incorpora os fundamentos da gestão lean, criando bases para sustentação e evolução.

Saiba +

Tecnologia da Informação (TI)

Lean pode transformar a maneira como praticamos a gestão em TI, melhorando a qualidade das entregas, reduzindo custos e prazos.

Lidar com TI é desafio para maioria das organizações. O modelo de transformação que utilizamos para TI envolve melhoria em processos e mecanismos gerenciais.

Saiba +