O Dr. Carlos Frederico tem se destacado como o primeiro médico brasileiro especialista em lean. O trabalho que desenvolveu nos serviços de oncologia permitiu dobrar o número de atendimentos sem adicionar recursos. Qualidade e segurança também foram dramaticamente melhoradas. Ele descreve de maneira elegante o que aprendeu para que outros possam fazer o mesmo. Esse livro vai mudar a maneira como gestão em saúde é pensada e praticada no Brasil.
John Toussaint, Fundador e CEO do Thedacare Center for Healthcare Value

Acompanho o IOV há mais de 8 anos como seu avaliador no processo de acreditação e sempre me surpreendo com seu trabalho focado na melhoria contínua, buscando entender as necessidades de seus clientes e atentos à gestão do conhecimento. Este livro demonstra como deverão atuar as instituições de saúde em um futuro sustentável, com o foco na rentabilidade e assistência segura, para um sistema de saúde mais justo, com menor custo e igualitário.
Rubens Covello, CEO do IQG - Health Services Accreditation

A experiência do Instituto de Oncologia do Vale (IOV) nos saltou aos olhos desde o primeiro momento. Tive a felicidade de participar dos primeiros passos da jornada e acompanhar de perto o processo de amadurecimento e evolução pelo qual passou (e vem passando...) a instituição e sua equipe. Agora, a experiência está documentada e certamente trará enormes contribuições para fazermos avançar o entendimento e aplicação do lean na área da saúde.
Flávio Battaglia, Gerente de Projetos do Lean Institute Brasil

Grandes especialistas comentam