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Multiplique o alcance de seus kaizens com o yokoten


As melhorias obtidas com kaizens em uma área da empresa podem rapidamente trazer resultados em outras, que tenham problemas semelhantes, se usarmos sistematicamente o conceito de yokoten.

Flávio Augusto Picchi

Um conceito fundamental na filosofia lean é o do kaizen. Num sentido mais amplo, podemos dizer que kaizen é toda melhoria resultante da aplicação de um método de resolução de problemas. Pode ser uma melhoria sistêmica liderada pela gestão da empresa, mudando um fluxo de valor completo. Ou pode ser um kaizen pontual feito em um processo através das ideias dos operadores.

Kaizens podem ocorrer através de diversas formas, como, por exemplo, as famosas semanas kaizen, onde o esforço de melhoria acontece de forma concentrada. Alguns até confundem o termo kaizen como sinônimo desse formato, quando na verdade ele pode ocorrer de diversas outras maneiras, como sugestões de colaboradores, círculos de kaizen, workshops de mapeamento de fluxo de valor, ações desdobradas de análises usando o processo A3 etc. O ideal lean é que todos façam melhorias todos os dias de diversas formas, mas sempre com método adequado.

Assim que uma melhoria é planejada, deve ser implementada e ter sua eficácia comprovada, padronizando-se a nova forma de trabalhar ao final através do ciclo PDCA – Plan, Do, Check, Act.

Mas ao se concluir um kaizen, existe mais uma ação importante, pouco conhecida e muitas vezes negligenciada na maioria das empresas, que é o yokoten, uma expressão japonesa que, na gestão lean, significa “compartilhar”. No caso, compartilhar por toda a companhia problemas e soluções que foram encontrados e resolvidos num determinado local.

É uma prática lean que parte de uma premissa verdadeira: que no cotidiano das organizações, um problema nunca ocorre apenas e tão somente num único local. E que é muito provável que um problema encontrado numa área específica também esteja, de forma similar, causando prejuízos em outros setores da companhia.

Nesse sentido, o yokoten é a prática cotidiana de, ao se achar e se resolver um problema num setor, promover imediatamente sua comunicação e disseminação para outras áreas ou unidades da empresa, que podem ter o mesmo problema. Assim, todos podem rapidamente se valer de soluções já encontradas, testadas e aprovadas por seus colegas.

Falando de uma forma prática, imagine que, em certa área da empresa, um equipamento específico apresente determinado problema de qualidade. Os colaboradores do setor se reúnem, utilizam as ferramentas de análise de problemas e encontram uma solução. O yokoten seria garantir que se fizesse uma busca pela empresa inteira, em máquinas similares, para checar se está acontecendo ou se pode ocorrer o mesmo problema em outros locais e promover as soluções similares, se for o caso.  Ou disseminar o resultado desse kaizen de forma simples (por exemplo, um A3 mostrando o antes e o depois) para outras unidades da empresa que tenham o mesmo equipamento e que possam estar enfrentando a mesma dificuldade.

Imagine a força da dobradinha kaizen-yokoten, gerando um fluxo de milhares de boas ideias sistematicamente trocadas entre pessoas de diferentes setores da empresa.

A disseminação dos resultados dos kaizens através do yokoten multiplica a velocidade e o alcance das melhorias. Não perca a oportunidade de usar esse importante conceito lean que é o yokoten em sua organização.


Publicado em 04/10/2018


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