GERAL

Turma do primeiro semestre do PPFL compartilha seus aprendizados

Mário Alberto Ferrari, Flávio Battaglia e Tamiris Masetto Manzano

No último mês de julho, a turma do primeiro semestre de 2017 do Programa Prático de Formação Lean (PPFL) participou do evento de encerramento do curso, onde foram apresentadas as versões finais dos A3. Ao todo, representantes de onze empresas e um consultor autônomo estavam presentes nesse momento de reflexão sobre a prática exercida. Essa é a 6ª turma formada pelo LIB ao longo dos últimos 4 anos.

Dezoito A3 de diferentes setores foram o resultado do árduo trabalho dos participantes e dos líderes e coaches lean. Com o auxílio do gerente de projetos Mário Ferrari, as empresas envolvidas no PPFL mostraram os excelentes ganhos que obtiveram a partir da aplicação da mentalidade enxuta. A seguir, será apresentado brevemente o que cada um dos participantes conquistou e aprendeu nessa oportunidade única.

Figura 1: Participantes e líderes do PPFL do primeiro semestre de 2017.

Aqueles que possuem pouca familiaridade com a mentalidade enxuta podem se perguntar o que é o PPFL. Com o objetivo de desenvolver profissionais no pensamento lean, o PPFL é um curso de aproximadamente seis meses de duração que foca nas dimensões conceitual, técnica e comportamental dos participantes, estejam eles em posições de liderança ou não. É uma chance sem igual na jornada de aprendizados de todos que almejam tornar sua empresa mais competitivas e desenvolver as próprias habilidades de solução de problemas.

Com o intuito de unir a teoria com a aplicação, o PPFL combina treinamentos em sala com workshops práticos, promovendo experiências reais com os conceitos aprendidos com os estudos teóricos e possibilitando a aplicação ou o esboço de um plano de ação em uma empresa real.

Os participantes da turma do primeiro semestre de 2017 do PPFL tiveram a oportunidade de construir as bases da mentalidade lean através de workshops sobre: Mapeamento do Fluxo de Valor, Fluxo Contínuo e Trabalho Padronizado, Sistema Puxado e Nivelamento da Produção, Setup Rápido e Logística Interna.

Eles ainda participaram de diversos treinamentos, que tiveram como foco as seguintes áreas: Introdução ao Lean Thinking, Kaizen e Método de Solução de Problemas, Processo A3, Lean Office, Introdução ao Hoshin Kanri, Gerenciamento Diário, Desenvolvimento de Produtos e Processos Lean e Liderança Lean.

Após todo esse trabalho e da excelente atuação de todos os envolvidos, o fruto pôde ser observado no encerramento do curso. Algumas empresas apresentaram projetos bem avançados, com resultados consolidados; outras mostraram projetos que ainda estavam em fase de implantação, de acordo com os recursos e tempo disponível em cada caso.

Entretanto, todas as apresentações - mesmo aquelas que ainda não começaram ou ainda estão no início de sua jornada - demonstraram otimismo quanto aos potenciais ganhos no curto e no médio prazo. O motivo de tanto otimismo, compartilharam as empresas, deve-se aos aprendizados que adquiriram com essa experiência, que, embora ainda não apareçam nos números, certamente levarão a uma mudança cultural positiva.

A análise dos resultados apresentados no evento revela o quanto essas empresas ganharam com o pensamento lean e mostra um terreno fértil para expansão a outras empresas dos mais diversos setores. Abaixo está um resumo dos principais resultados alcançados pelos participantes:

  • Duas empresas participantes, uma fornecedora de equipamentos ferroviários e uma empresa especializada em produtos plásticos, focaram na redução do tempo de setup e conseguiram reduções de 30% e 38%, respectivamente.
  • Uma empresa do ramo de componentes automotivos buscava reduzir o scrap em um determinado produto da empresa. Na apresentação, ela mostrou uma redução muito significativa, de 68%.
  • Outra empresa focou nos processos internos, buscando um melhor atendimento a seus próprios colaboradores em serviços. Essa empresa mostrou um avanço de 69% para 89% no atendimento dos colaboradores em apenas três meses.
  • O lean costuma ser famoso por impulsionar um aumento produtivo e uma redução no custo. Uma empresa do ramo de vestuário conseguiu exatamente isso, aumentando 50% da sua produção ao mesmo tempo em que reduziu 33% do custo unitário de seus produtos.
  • Algumas empresas ainda não tinham resultados quantitativos para demonstrar, já que algumas ainda estavam no início da implementação, e outras estavam esperando para colher os dados a partir dos indicadores. Os ganhos dessas empresas também ficaram evidentes, o que se pode observar a partir dos comentários dos participantes sobre o curso, que seguem abaixo.

Os resultados mostram o quanto os participantes conquistaram nessa jornada. O que fala ainda mais forte, contudo, são as opiniões dos participantes quanto à experiência que tiveram nesse semestre. Alguns dos comentários:

“A visão de agregação de valor ao cliente é aplicada na prática”.

“Além dos conceitos técnicos, os consultores estão sempre trazendo exemplos já vivenciados e dificuldades do processo”.

 “O PPFL me ajudou a simplificar a forma que eu olhava para um problema e organizar meu pensamento para atingir resultados”.

“Extremamente valoroso por disponibilizar uma equipe técnica de alto nível”.

“O programa me fez enxergar oportunidades de melhoria em processos que, para mim, já estavam consolidados”.

 “Acredito que o conteúdo proposto é muito aderente ao nível de conhecimento dos participantes”.

“O PPFL foi muito importante para mim, pois já tinha uma experiência com ferramentas lean, porém sem muita sustentação. Atualmente tenho uma visão diferente”.

“O investimento se torna relativamente baixo quando comparado com o potencial de retorno que podemos ter a partir de agora com a aplicação do conhecimento”.

“O conhecimento adquirido me ajudará a solidificar ainda mais o conceito de melhoria continua”.

O PPFL provê às empresas um caminho para agregar mais valor para os clientes e para desenvolver as habilidades do recurso mais importante que toda empresa possui, seus colaboradores. Se você deseja informações sobre as próximas turmas do programa, entre em contato com o Lean Institute Brasil aqui.

Publicado em 16/10/2017

Autores

Mário Alberto Ferrari
Gerente de Projetos no Lean Institute Brasil
Flávio Battaglia
Presidente do Lean Institute Brasil
Tamiris Masetto Manzano
Editora e tradutora no Lean Institute Brasil.
Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal